TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA – CORRENTE CRÍTICA

Por:   •  6/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO: CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA PRODUÇÃO

Disciplina: Gerenciamento de Projetos

Professora: Dr. Miguel Buenao A. da Costa - Mian

TRABALHO DE FINALIZAÇÃO DA DISCIPLINA

RESENHA – CORRENTE CRÍTICA

Leonardo Aurelio da Cunha Baruco

São Carlos

Abril – 2015

A teoria da Corrente Crítica trata de uma nova sistemática voltada para a área de gerenciamento de projetos a qual é considerada uma das maiores inovações para a área.

Essa teoria surgiu através da Teoria das Restrições (TOC – Theory of Constraints) onde os pesquisadores da área de gerenciamento de projetos procuram novas maneiras de como conduzir, da melhor maneira possível, o andamento de um projeto.

A TOC nos diz que é preciso fazer de tudo um todo, ou seja, não podemos visualizar partes integrantes de um sistema de maneira individualizada e sim visualizar o todo de maneira geral onde há ligação entre as partes envolvidas nesse sistema. Ao se detectar uma restrição e fazer uma melhoria neste local, os demais setores deverão ser melhorados, para que o sistema apresente uma melhora contínua minimizando custos e maximizando os resultados.

Ao identificar uma restrição, é necessário que sejam coletados dados para validação dessa restrição e a verificar os motivos que levam o sistema estar impedido de atingir sua meta.

No caso de confirmada a situação de restrição, é preciso fazer algumas perguntas e obter respostas para que os próximos passos sejam efetuados. Este processo é chamado de Thinking Process sendo que as perguntas a serem respondidas são: O que mudar? Mudar para quê? Como provocar a mudança?

Após essas análises e identificada a restrição, passamos para os “5 Passos da TOC” que podem nos fornecer as mais variadas respostas independentemente da instituição ou organização a qual esteja sendo aplicada e podem ser divididos em dois sistemas sendo um projeto único e o outro multi-projetos.

Em sistemas de projeto único o bom andamento do projeto se concentra no gerente de projeto que visa entregar o projeto no menor tempo percorrendo de maneira adequada o caminho crítico desenhado pelo projeto.

Quando falamos de multi-projetos, temos um cenário onde os recursos geralmente são limitados e isso pode ocasionar atrasos por escassez de recursos e falta de priorização para o bom andamento dos projetos.

A Corrente Crítica vem de encontro à estes desafios sanando os conflitos e quebrando paradigmas promovendo uma melhora na performance de projetos.

A forte diminuição de tempos estipulados para realização de cada tarefa individual é a primeira barreira a ser quebrada, tendo-se em vista que os prazos estipulados pelo executor da tarefa tendem a ser muito maiores que o realmente necessário. Essa diminuição pode ser da ordem de 50% de redução no prazo. Ainda assim existem atrasos nos projetos que podemos dar como causas a síndrome do estudante, a Lei de Parkinson e o desperdício de folgas conquistadas durante a realização das tarefas.

Porém, com essa redução drástica nos tempos anteriormente estabelecidos, o projeto se torna mais suscetível aos atrasos pelo fato de haver mudanças e incertezas.

Para que estes atrasos não comprometam o bom andamento de projetos, existe um gerenciamento dos “pulmões” originados na diminuição dos tempos de cada tarefa.

Outro paradigma quebrado é relacionado à multi tarefas onde pode haver disputa por recursos causando atrasos em projetos. A Corrente Crítica defini um caminho crítico o qual não poderá sofrer atrasos para que o projeto não seja comprometido no seu prazo através do desenvolvimento de um diagrama de rede de atividades a serem realizadas.

A criação de um diagrama de rede é feita de acordo com os passos descritos a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com