TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA SOBRE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Por:   •  3/7/2019  •  Resenha  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA

Aluno:Iberio         Data: 03/07/2019

Professor: Heitor José Pereira

Identificação das Obras:

     1) A implantação do planejamento estratégico em organizações complexas: o caso da universidade do estado de santa Catarina.

      2) A influencia da cultura,comunicação organizacional no processo de planejamento estratégico.

Autores:

  1. Mariana Oliveira Moritz; Gilberto de Oliveira Moritz, Michelle Bianchini de Melo, Flora Moritz da Silva.
  2. Juliane Ines Di Francesco Kich,Maurício Fernandes Pereira

Conteúdo:

Os artigos apresentados mostram a importância de um planejamento estratégico,tornando isso possível através de uma ambiente em que não foi aplicado,como mostrado no primeiro artigo,e um ambiente em que adotaram o método tendo resultados positivos.

O primeiro artigo contextualiza a ineficácia de uma bom planejamento estratégico sem uma implementação por parte dos coordenadores.A universidade Federal de Santa Cantarina(UFSC) contem um um planejamento intitulado como plano 20,criado em 2004,porem nunca aplicado em sua totalidade.O artigo faz uma analise da dificuldade dessa implantação em uma organização complexa como uma instituição de ensino superior,por conta da sua diversidade de pensamentos e pessoas.

E dada ênfase em como os próprios gestores tem dificuldade em aplicar o novo plano,pois estão sempre com os pensamentos ligados as velhas formas de gerir,sendo,impossível adotar o novo se o velho estiver presente.

Os autores acrescentam que para aplicar um planejamento estratégico em uma instituição,como essa,é necessário que seja considerado como um corpo humano,com múltiplas partes e funções mas que todas apesar de suas particularidades tem um foco especifico fazer o corpo(organização) funcionar da forma correta.

Essa tese é melhor definida no segundo artigo,onde é feita uma pesquisa interna sobre o excelente resultado da aplicação de um planejamento estratégico.Os responsáveis pelo artigo embasam seu pensamento em autores como  Hall (1984), Mintzberg (2003) e Hrebiniak (2006) que definem estratégia como o que deve ser feito para que a empresa sobreviva.Para que isso aconteça é necessário que todas as áreas estejam interligadas.

A empresa mencionada no artigo trata-se do Laboratório médico Santa Luzia que segundo este mostra uma boa estrutura de liderança, comunicação e cultura.A empresa citada funciona com um diretor presidente,que toma a decisão final e soberana,coordenadores de cada setor,que tomam decisões segundo os problemas apresentados em seus respectivos setores,gerentes,que aplicam essas decisões e operários,que executam as decisões informadas.A comunicação é feita através de jornal interno,intranet,e-mail e reuniões mostrando uma cultura de um líder visionário que faz seguidores.

O planejamento estratégico informado nessa empresa tem alguns pontos a melhorar,como citam os autores mas passa por um processo de aprendizado e de adaptação.Os autores escrevem com altivez que o sucesso de um planejamento estratégico esta em seu constante aprendizado,por isso dissertam sobre o resultado satisfatório nessa empresa

Conclusões:

É dado, principalmente pelos autores do segundo texto, uma visão positiva sobre o planejamento estratégico reforçando a necessidade de sua formulação e aplicação adequada diversas vezes durante o texto,afirmando que “um plano tem pouco valor, se a organização a que se destina não é capaz de executá-lo”. (ACKOFF,1982, p. 60)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com