TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO ESCOLAR RESENHA CRITICA

Por:   •  13/9/2020  •  Resenha  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 2

Nomes: Fabiana e Gabriela Iossi

O Planejamento Escolar – José Libâneo

 

        O planejamento Escolar apresenta de forma detalhada todo o passo a passo de suas teorias para a parte pratica ficar mais fácil de ser atuada. O autor começa a explicar as três modalidades de planejamento, que são: o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aulas.

        A importância do planejamento escolar tem um processo de racionalização, coordenação da ação docente e articular atividades e problemática do contexto social. Ou seja, qual método utilizar para cada meio e por que, em que se insere o aluno e o educador.

        O planejamento tem assim várias funções para diversos aspectos retratados no tópico anterior e quem estão separados de A a G, detalhadamente.

        O plano é um guia para orientar o professor em suas ações educativas, ou seja, é um guia de orientações, que estão estabelecidas as diretrizes e seus meios para realização – parte do professor.

        Contendo sobre tudo coerência para assim existir entre as ideias e a pratica. Junto à flexibilidade ao decorrer do ano letivo, sendo um plano como dito e não ato de tomar decisões e algo incerto.

Existe pelo menos três planos, escolar, ensino e o de aula.

Escolar: Contem orientações, ligação da escola com o sistema escolar e projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos. Contem previsão de objetivos, conteúdos e desenvolvimento metodológicos.

        Aula: Detalhamento do plano de ensino que vai desde a preparação da aulas e resulta-las em documento para revisões e aprimoramentos letivos. Tendo em vista uma prática constantemente transformada para melhor.

        Com importância e relevância nas aplicações, avaliações, aulas, matérias, organizar ideias centrais para maior percepção do assunto, noções, conceitos, ideias e problemas .

        As aulas devem haver atividades orais, discussões em grupo ou individual, recapitulação, demonstração pratica e etc.

        Por fim uma avaliação final da aula para se aperfeiçoar e planejar melhoramentos, tanto para o aluno quanto a ele. Verificar todos os pontos de vistas, mínimos detalhes, recapitular também faz parte do papel do professor, organizar atividades seguras, introduzir matérias novas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (24.9 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com