TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA SOBRE A GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE ALIMENTOS PERECÍVEIS

Por:   •  25/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

RESENHA CRÍTICA SOBRE A GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE

ALIMENTOS PERECÍVEIS

No passado as mercadorias que as pessoas desejavam não eram produzidas onde elas gostariam de consumi-las, ou não estavam disponíveis quando as desejavam (BALLOU, 2001). Nos dias de hoje em algumas áreas de produção e consumo são limitadas, por não haver um sistema logístico bem definido.

Quando adquirimos um produto em uma loja ou supermercado, não imaginamos o longo caminho percorrido por aquele produto. Considerando desde o seu passo inicial a extração e manufatura da matéria prima até a fábrica dos componentes. Para muitos produtos o processo de produção de vai muito além (NOVAES, 2016).

A logística tem papel fundamental para reduzir a distância entre a produção e a demanda. Para que os consumidores tenham produtos e serviços quando quiserem e onde quiserem, na condição física que desejarem (BALLOU, 2011).

A gestão da cadeia de suprimentos tem sido vital para as estratégias para as empresas. Integrar os processos de produção e distribuição é o grande desafio para o bom funcionamento da cadeia de suprimentos (BALLOU, 2011).

Com o passar do tempo e melhoramento tecnológico a logística passou a definir melhor suas modalidades de transportes. Buscando meios capaz de definir o melhor deslocamento de pessoas ou mercadoria (RODRIGUES, 2008). Cada modal possui variáveis que os fazem ser mais os menos eficientes. A seleção dos modais de transporte é um dos fatores primordiais a qual a empresa deve levar em consideração. Pois deve ponderar o valor do frete, índice de faltas ou avarias e o nível de serviços prestados.

A Logística pode ser simplesmente chamada de gerenciamento do fluxo dos produtos dos pontos de aquisição das matérias-primas até o consumidor final. Mas há outras denominações, como Logística Empresarial; Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, Redes de Valor; Corrente de valor; e Logística Enxuta (BALLOU, 2011).

Sendo assim, podemos definir a Logística/Cadeia de Suprimentos como sendo um conjunto de atividades funcionais (como transporte, controle de


[pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16]

estoque, entre outros). Onde é repetido inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual matérias primas vão sendo convertidas em produtos acabados, e agregando valor ao consumidor (BALLOU, 2006).

A Cadeia de Suprimentos é o longo caminho desde as fontes de matéria- prima, passando pela fábrica dos componentes, pela manufatura do produto, pelos distribuidores, e chegando finamente ao consumidor através do varejista (NOVAES, 2016).

O valor na logística é definida em termos de tempo e lugar. Ou seja, produtos e serviços não tem valor a menos que estejam sob a posse do cliente quando (tempo) e onde (lugar) eles desejam consumi-los (BALLOU, 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (136.6 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com