TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Maturidade do pensamento de Karl Marx

Por:   •  29/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Fernanda Campos Sales R.A.: 3917506

QUESTÕES

KARL MARX

1. A maturidade do pensamento de Karl Marx culmina com a elaboração de qual livro? Quais são as três fontes de pensamento que influenciam o pensamento de Karl Marx?

R: Culmina com a elaboração do livro O Capital, influenciado pela filosofia clássica alemã, a economia política inglesa e o socialismo francês.

2. O que significa dizer que a teoria materialista de Karl Marx procura romper com o “idealismo”  reinante na filosofia de sua época.?

R: As explicações filosóficas e políticas, até então, era formulada na cabeça das pessoas com embasamento em teorias e ideias previamente estabelecidas, sendo assim, significa que não havia um pensamento fora dessas pré-estabelecimentos, fora da idealização.

3. Por que segundo Karl Marx a economia tem um papel fundamental na análise social?

R: Porque as relações sociais se estabelecem a partir da maneira como o trabalho se realiza. Apesar de a política, a religião, a cultura serem importantes, a economia é determinante como fator explicativo da sociedade.

4. Comente os conceitos de infra-estrutura e superestrutura para Marx.

R: No conceito de infra-estrutura para Marx, é a base material das relações de produção entre homem e natureza e entre homem e homem, já na superestrutura seria a forma de dominação no sentido ideológico e institucional.

5. Explique o conceito de Classes Sociais para Marx.

R: Marx diz que a classe social é definida no processo de produção, existem as detentoras das riquezas e as que possuem somente a força de trabalho.

        Os conflitos entre as classes é um motivador para as transformações sociais. As classes dominantes agem a fim de manter a sociedade como está, pois é dessa forma que está confortável a elas. Já as classes dominadas querem revolução, mudança, e ao mesmo tempo, essa ideia é contida pela ideologia que as classes dominantes propagaram, fazendo com que o dominado assuma a ideologia dos dominantes e aceite manter a sociedade como está.

6. Em que a concepção marxista de Estado é diferença da concepção Contratualista?

R: Para Marx, apesar de o Estado se apresentar como superior às classes, ele na verdade representa os interesses das classes dominantes.

7. Se para Marx a dominação não ocorre pelo uso exclusivo da força, qual é o papel da ideologia?

R: A classe dominante se impõe também pelo conhecimento, pelo poder e pelas ideias que são sedimentadas e vinculadas na superestrutura, assim, as ideias dessa classe, também se tornam dominantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com