TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO GESTÃO DA QUALIDADE

Por:   •  24/3/2021  •  Resenha  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS – CAMPUS PALMAS

RESENHA DESCRITIVA, CAPÍTULO 01

LIVRO: GESTÃO DE QUALIDADE TEORIA E CASOS

Nome de Aluno(a): Maxwell de Oliveira Araujo

Curso: Engenharia Civil

Disciplina: Gestão de Qualidade e Produtividade

Período e ano: 2021/10º

Nome do professor: Virley Lemos de Sousa

PALMAS-TO

24/03/2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        2

GESTÃO DA QUALIDADE AO LONGO DO TEMPO        3

CONCLUSÃO        5

ANEXO        6

INTRODUÇÃO

        O objetivo do presente trabalho é apresentar uma resenha descritiva do capítulo 01 do livro: Gestão de Qualidade Teoria e Casos. A resenha descritiva apresenta de forma resumida a estrutura do texto e relaciona as características mais importantes possibilitando uma apresentação do texto. O capítulo 01 apresenta um breve histórico da gestão da qualidade possibilitando conhecer as eras da gestão e seus representantes com suas ações que colaboraram para o desenvolvimento da gestão até os moldes atuais.

Maxwell de Oliveira Araujo

GESTÃO DA QUALIDADE AO LONGO DO TEMPO

PALADINI, Edson Pacheco et al. Histórico da Gestão da Qualidade. In: PALADINI, Edson Pacheco et al. Gestão da Qualidade Teoria e Casos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. p. 1-23.

        Os autores são docentes do curso de Engenharia de Produção e Sistemas da Escola Politécnica da USP e da Universidade Federal de Santa Catarina. Os docentes possuem graduação e especialização na área de gestão, possuindo dentre eles mestres e doutores em Engenharia de Produção. Alguns dos autores são coordenadores e membros de conselhos editoriais além de participarem de associações de Engenharia de Produção, são atuantes na área possuindo vasto conhecimento teórico e prático na área de Gestão de Qualidade.

        A obra trata a respeito da Gestão da Qualidade em diversos âmbitos, já o capítulo de que estamos abordando apresenta a introdução do tema, enfatiza a parte histórica, o seu desenvolvimento e os pontos determinantes que direcionaram a Gestão ao longo do tempo. Gestão e controle de qualidade em uma produção só era observada em produções menores, como de um artesão, esse profissional tinha o domínio do ciclo de produção e comercialização de seu produto, já que ele precisava cuidar de sua reputação, logo o cliente estava sempre próximo a ele. Até a I Guerra Mundial as montadoras de veículos fabricavam modelos exclusivos, por isso era muito comum ajustes nas peças feitas separadamente pela falta de padronização dos veículos.

        A Revolução Industrial trouxe novos rumos a Gestão da Qualidade, a Ford iniciou um processo com a padronização de um modelo, o Ford T, sendo um sucesso de vendas na época, popularizando o veículo automotor, um dos problemas com o processo é a necessidade e participação do cliente sendo deixado de lado. Na década de 1930 houve grande evolução da qualidade sendo que após a II Guerra Mundial e principalmente na Guerra Fria surgiram as primeiras associações da qualidade. Em 1987, após a criação de diversas ferramentas e movimentos, foram criadas as primeiras ISO’s (normas específicas).

        Alguns teóricos tiveram seus papéis durante o desenvolvimento da qualidade, quer seja por suas teorias ou atuações nas empresas (FIGURA 1).

FIGURA1 – Gurus da Qualidade

[pic 1]

FONTE: PALADINI, Edson Pacheco et al (2012, p. 7)

        

        O conteúdo é indicado para quem busca conhecimento na área de Gestão da Qualidade, profissionais da indústria, engenheiros, empreendedores, empresários, gestores, administradores e profissões afins. A obra discorre bastante sobre o histórico e evolução da Gestão ao longo dos anos e os principais nomes que contribuíram para o desenvolvimento da Gestão.        

CONCLUSÃO

        A Gestão da Qualidade se desenvolveu muito desde que ela começou a ser estudada, observaram na Revolução Industrial a necessidade de gestão dos processos e com isso ao longo do tempo foram se desenvolvendo diversas técnicas que melhoraram os processos industriais, aumentando a qualidade dos produtos, a lucratividade das empresas e o tempo de produção. Empresários e profissionais que trabalham em setores que precisam de qualidade gestão e produtividade necessitam buscar conhecimento para melhorar seu desenvolvimento na área de gestão.

ANEXO

Questões para análise:

1. Leia atentamente o Estudo de Caso do Grupo Gerdau e responda:

a. Quais foram as diferentes eras da qualidade visitadas pela Gerdau ao longo

do período descrito?

        O grupo Gerdau iniciou os processos de qualidade no grupo em 1980 até a conquista do Prêmio Nacional da Qualidade em 2002, nesse período de implantação a Gerdau visitou as eras da qualidade: Inspeção, Controle Estatístico de Processo, Garantia da Qualidade, Gestão Total da Qualidade.        

b. Quais são as principais características do modelo de gestão da qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (216.9 Kb)   docx (136.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com