TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Artigo Cientifico

Trabalho Escolar: Resenha Artigo Cientifico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  1.364 Visualizações

Página 1 de 3

O tema escolhido foi: Comportamento do Consumidor

CERETTA, S. B.; FROEMMING, L. M. Geração Z: compreendendo os hábitos de consumo da geração emergente. RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, v. 3, n. 2, art. 2, p. 15-24, 2011.

O artigo de Simone Beatriz Ceretta e Lurdes Marlene Froemming estuda os hábitos de consumo do jovem moderno, pertencentes a geração emergente atual, conhecida popularmente como geração Z. Empenhada em compreender o comportamento do consumidor jovem, a pesquisa usou uma abordagem quali-quantitativa, aplicando um questionário a adolescentes da faixa etária entre 14 e 22 anos, pertencentes às classes B e C, do município localizado na Região Noroeste do Estado do RS.

As autoras investigaram o que esse público valoriza, que hábitos apresenta e o que o influencia no processo de decisão de compra. Foi destacada a importância de se ter uma visão personalizada do consumidor jovem, pois além de serem numerosos e disporem cada vez mais de dinheiro, eles também influenciam nas decisões e consolidação de modas, que transformam os modelos de consumo de muitos adultos.

O trabalho desenvolvido se estrutura em influencias culturais e sociais no comportamento do consumidor, características do consumidor jovem, metodologia, apresentação e analise dos resultados e considerações finais. No primeiro tópico, a cultura foi apresentada como o determinante ambiental mais amplo do comportamento do consumidor. As autoras perceberam que como um processo abrangente, ela inclui quase tudo que influencia os processos mentais e os comportamentos de uma pessoa, influenciando não apenas as preferências, mas, também, na maneira como o indivíduo vê o mundo a sua volta.

Então, foram apresentadas oito normas para a caracterização da geração Z, são elas: liberdade, customização, escrutínio, integridade, colaboração, entretenimento, velocidade e inovação. Assim sendo, conforme Ceretta e Froemming, para essa geração, ter é ser, julga ser aquilo que consome e possui. As coisas que possui, na forma de bens de consumo, são espontaneamente descritas como fazendo parte de si mesmo e estão ligadas à autoestima, bem-estar e ao status no grupo onde se está inserido.

Também foi mencionado as variáveis que podem ser utilizadas na segmentação do mercado, como a demografia e a geografia. Com os estudos realizados, nota-se, então, o quanto os membros de cada geração são diferentes em suas atitudes e comportamentos de consumo. Tratando-se de um analise da geração Z, foi notado a grandeza da influência tecnológica exercida sobre a maneira de pensar dos jovens, desde o berço.

Na análise de dados, foi confirmado que o comportamento dessa geração não apresenta diferenças relacionadas a gênero. Entre os meios eletrônicos, o uso do computador e da internet são os utilizados com maior frequência, já como fonte de informações, a utilização dos mesmos cai, e a televisão se sobressai. Em relação ao consumo, nota-se que o público jovem é consumista e mostram-se exigentes. As autoras afirmam que a influência familiar continua sendo a influência principal a afetar as decisões do consumidor jovem.

O consumo está presente na vida e na mente dos adolescentes, eles tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com