TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO CAPITULO 1 E 2 CHIAVENETO INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  24/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 4

Aluno: Pedro Gabriel Ribeiro de Oliveira

Curso: Logística (1° Semestre)

Professor: Gilberto Freife

Disciplina: Modelos de Gestão

                                            Resumo Cap. 1 e 2 Chiavenato

O capitulo 1 nos mostra a necessidade de aprendizagem sobre o tema da administração, o mundo em que vivemos atualmente é formado por diversos tipos de organizações, das mais diferentes áreas. As atividades direcionadas para produção e prestação de serviços são feitas de forma planejada e coordenada.

Além disso, as organizações são compostas de pessoas e de recursos, que devem ser geridas de forma eficiente para que a empresa se torne uma organização de sucesso, em outras palavras, obtenha lucro no ramo em que ela está operando.

A administração é a chave para uma boa gestão da empresa, é a partir dela que a empresa tem a possibilidade de existir, sobreviver e, acima de tudo, alcançar o objetivo proposto por ela da forma mais eficiente possível, aumentando o lucro e diminuindo os gastos, tornar a administração da empresa eficiente.

A palavra administração é derivada do latim ad ( direção, tendência para) e minister ( subordinação ou obediência), e tem como significado aquele que executa uma função abaixo do comando de outrem, em outras palavras, aquele que presta um serviço a outro.

Com o passar dos anos, o termo foi sofrendo alterações no seu significado, atualmente, administrar é o ´´processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos, com a finalidade de alcançar objetivos´´.

Dale tinha a ideia que, para se administrar, era necessário:

  • Planejar as ideias
  • Organizar os recursos
  • Dirigir as pessoas
  • Controlar os resultados

Para ser um bom administrador, é necessário possuir certas habilidades, podem ser inerentes da pessoa ou ser adquirida através de experiencias da vida, são elas:

  • Habilidade técnica: Uso de ferramentas para realizar uma tarefa por intermediário de sua experiência profissional.

  • Habilidade humana: dom de trabalhar com pessoas, comunicar, entender as atitudes de cada um e ter certa liderança

  • Habilidade conceitual: Capacidade de lidar com ideias e conceitos abstratos.

São três níveis operacionais: o mais baixo (Operacional) que é a supervisão, o nível intermediário (gerência) e o nível institucional (alta direção), conforme se sobe de nível operacional, diminui a necessidade de habilidades técnicas, em contrapartida, ocorre um aumento na necessidade de habilidades conceituais.

Além disso, há um total de 10 teorias administrativas, cada uma com enfoque em tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia. A relacionada com tarefas é a administração científica, com estrutura a teoria neoclássica, da burocracia e estruturalista, com pessoas teoria das relações humanas, comportamental e do desenvolvimento organizacional, com ambiente teoria neo-estruturalista e da contingência e da tecnologia a teoria dos sistemas.

O capítulo 2 faz uma abordagem histórica sobre a origem e a evolução da administração, dando início na época do antigo Egito, onde se tinha uma necessidade de planejar, organizar e controlar, tendo que ter uma descentralização da organização em conjunto com a necessidade de ordens escritas, no caso, se utilizando de consultorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com