TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO ARTIGO DE ASSSIS

Por:   •  28/7/2021  •  Resenha  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DO ARTIGO “AVALIAÇÃO DE EMPRESAS: DA MENSURAÇÃO CONTÁBIL À ECONÔMICA”.

Gabriel Fernandes Dantas Coutinho

Diversas discussões sobre a contabilidade são realizadas ao longo do tempo, podendo elas divergirem ou convergirem. Entretanto, para a realização da avaliação de uma empresa, existem fatores os quais não se fazem presentes em tais discussões.

Tradicionalmente, a avaliação contábil utilizando o conceito de Custo Histórico, avalia todos os fatores que causem entrada ou saída de capital. Tais fatores que evidenciam que o lucro obtido pela empresa é considerado o caixa, porém em funções das consequências das atividades financeiras que ocorreram ou irão ocorrer. Entretanto a análise financeira é realizada com transações já concretizadas. Já o Custo Histórico Corrigido, realizada o mesmo trabalho com o adicional de utilizar a inflação para realizar de forma mais justa para o tamanho da empresa, a análise.

Outra via de avaliação é a contabilidade a custos de reposição, modelo o qual foi uma melhoria de Bell e Edwards, no já existente implementado pelo Prof. Sérgio de Iudícibus. Tal modelo tem como método a avaliação a diferença entre o caixa que entra pela mercadoria vendida, pelo dinheiro gasto na mercadoria que irá substituir a vendida.

O valor de realização tem por sua definição o valor que um ativo pode alcançar, menos o valor estimado dos custos associados a venda ou alienação desse ativo, tais quais: transporte, publicidade, produção. Sendo tal método utilizado para encontrar o valor total de estoque no qual o a empresa dona do ativo possui. Aliado as contas a receber, são uns dos principais ativos de uma empresa.

Caracterizado por ser um custo qualitativo, o Custo de Oportunidade se caracteriza por ser a mensuração do custo de uma escolha não feita. Leva-se em consideração os benefícios que foram perdidos pela não escolha da oportunidade. Para quem vê de fora da organização, por exemplo possíveis sócios, o Custo de Oportunidade é primordial, visto que a análise de fatores, custos de produção, vendas futuras e etc, aliados a inflação a qual a empresa está inserido, servem como o divisor de águas para participação na empresa ou não.

 A fim de utilizar um método para avaliar e medir p lucro de uma empresa, pode-se realizar por meio do Valor Presente do Fluxo Futuro de Caixa, sendo utilizados dois pontos futuros e fazendo a diferença entre eles. Aliado a tal, são também utilizados como parâmetros seus investimentos futuros, tanto em capitais de giro e fixo, e também utilizar o valor presente, para que seja avaliado o Custo de Oportunidade, citado anteriormente. E para caso haja uma preocupação com uma possível avaliação errada, a consideração da dedução e a inflação, utilizadas de forma correta, trarão consigo um resultado final confiável.

Possuindo o mesmo foco, o patrimônio e caixa da empresa, os modelos de análise, transmitem para os sócios o quanto de seus investimentos chegaram a se tornar lucro, tais métodos que possuem características próprias, mas que em alguns momentos convergem para uma melhor obtenção das respostas se há ou não lucro, e este é o principal foco dessas análises, já que possivelmente tais sócios podem vender sua parte, já visando um lucro maior, do que dar continuidade com a empresa. Podendo ocorrer sim prejuízos mesmo apresentando números positivos nas análises.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com