TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo O Monge e o Executivo - Capitulo

Por:   •  20/5/2020  •  Ensaio  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  1.726 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO Capítulo 5. O ambiente

Homens e mulheres desejam fazer um bom trabalho. Se lhes for dado o ambiente adequado, eles o farão.

Nesse capitulo veremos a importância de um bom relacionamento com as pessoas principalmente no ambiente de trabalho, mostra como a imagem de um bom líder é importante para influenciar e transforma pessoas. Tudo que um líder faz envia uma mensagem. Temos como um bom exemplo citado no livro a metáfora das “contas bancarias relacionais” que ensina a importância de manter saudável equilíbrio dos relacionamentos com pessoas importantes na nossa vida, inclusive a que lideramos.

A postura de um líder influencia muito em uma organização existem atitudes que podem melhorar o ambiente principalmente quando vem da liderança assim podendo aumentando o alto estima e confiança dos colaboradores fazendo gerar um lugar mais agradável. Também podemos refletir que o ambiente de trabalho deve ser algo a ser levado de forma leve, empática e impessoal, que por mais que nós não concordamos com tais atitudes ou sentimos muitas vezes sobrecarregados ou entusiasmados para resolver pendências, devemos satisfazer as necessidades a serem sanadas de forma coerente, visando sempre a real necessidade.

Precisamos conhecer nosso ambiente de trabalho para ser capaz de propor sempre as melhores soluções e estar atento a sugestões ao nosso redor.

Na frase que encontramos ao longo do texto a seguinte citação: ‘’Nós não fazemos as coisas crescerem na natureza, o melhor que podemos fazer é criar as condições adequadas para que o crescimento se dê’’, Como empresa, é possível ver que embora não sejamos capaz de mudar pessoas, podemos criar condições para mudanças de situação, usando como forma de incentivo:  ambientes favoráveis, fazer remanejo de atividades se necessário e como citado acima, conhecer bem o ambiente de trabalho a ponto de reconhecer nossas necessidades e enxergar soluções cabíveis e alcançáveis.

Como colaborador, uma vez que receba condições para bom ambiente de trabalho, o mesmo é quem escolhe florescer, pois foge do campo de atuação de um líder. Como líder podemos visar valorização das pessoas dando a importância correta para o grupo e não somente para uma pessoa em individual para criar uma boa relação entre a equipe.

Por fim este capitulo nos mostra a importância de ser um bom líder e um bom colaborador, criar um ambiente onde todos se sintam confortável e incentivados a realizar seu trabalho, não manter coisas negativas dentro deste ambiente ou seja eliminando coisas que contaminam o local e possa atrapalhar a equipe alcançar o seus objetivos e sempre ter atenção nas necessidades dos colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com