TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Por:   •  12/10/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – CCET

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ANDRÉ FERREIRA SANTANA

20220300011

TRABALHO DE PRODUÇÃO TEXTUAL

RESUMO – Cap. 6: Adm. - Teoria, processo e prática 4ª ed.

1° SEMESTRE / 2022

RIO BRANCO/AC

2022

RESUMO – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico (ou planejamento de nível institucional), requer considerável reflexão e planejamento por parte da alta administração de uma empresa. Antes de definir um plano de ação e determinar como implementá-lo estrategicamente, os executivos podem considerar muitas opções possíveis, tendo que confrontar a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral (ambiente externo e interno). No final, espera-se que se identifique as ameaças ambientais e as oportunidades disponíveis, para que se estabeleça uma estratégia com maior probabilidade de produzir excelentes resultados (melhor retorno possível sobre o investimento realizado - redução de custos e aumento do faturamento).

No processo de formulação de uma estratégia, uma empresa primeiro avaliará sua situação atual realizando uma auditoria interna e externa. O objetivo é ajudar a identificar os pontos fortes e fracos da organização, bem como oportunidades e ameaças. Como resultado da análise, os gestores decidem em quais planos ou mercados devem focar ou abandonar, e como melhor alocar os recursos da empresa. É um processo contínuo de tomada de decisões estratégicas, que não se preocupa em antecipar decisões a serem tomadas no futuro, mas sim de considerar as implicações futuras de decisões que devem ser tomadas no presente. Enquanto a estratégia empresarial está voltada para o que a empresa deve fazer para alcançar os objetivos empresariais, o planejamento estratégico procura especificar como fazer para alcançar aqueles objetivos (se utiliza de decisões baseadas em julgamento ao invés de dados).

O planejamento estratégico lida com decisões globais, genéricas e amplas. Para que possa ser executado em todos os níveis da empresa, precisa ser adequadamente detalhado e aplicado. Além disso, é projetado para longo prazo, e envolve a empresa, como uma totalidade, sendo assim, composto de seis etapas principais: a determinação dos objetivos empresariais; a análise ambiental; a análise interna da organização e de seus recursos; a geração, avaliação e seleção de alternativas estratégicas e a implementação da estratégia escolhida por meio de planos táticos e planos operacionais.

Como o planejamento estratégico é genérico e abrangente, ele precisa ser desdobrado em planos táticos desenvolvidos no nível intermediário da empresa, cada qual voltado para o seu departamento. Além disso, cada plano tático precisa ser desdobrado em vários planos operacionais desenvolvidos no nível operacional da empresa, detalhando minuciosamente cada tarefa ou atividade a ser executada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (317.3 Kb)   docx (265.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com