TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  31/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

POLO: Guarulhos/SP

2ª SÉRIE

LUCAS FERREIRA DE ALBUQUERQUE        RA 3065177505

RELATÓRIO PARCIAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA  EM  TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA, PROCESSOS GERENCIAIS, DIREITO EMPRESARIAL, TECNOLOGIAS DE GESTÃO  E  RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

TUTOR(A) A DISTÂNCIA: ELAINE OLIVEIRA FOSTER REIS

GUARULHOS/SP

2016.2

LEVANTAMENTO DE DADOS E PESQUISA DE CAMPO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA).

  1. INTRODUÇÃO

Devido ao aumento da preocupação com a melhoria da qualidade do ambiente e com a proteção da saúde humana, organizações de todos os portes e países estão voltando sua atenção aos impactos ambientais em de suas atividades, produtos ou serviços. O desempenho ambiental de uma organização é de crescente importância para as partes interessadas internas ou externas.
De acordo com Valle (2002), a Gestão Ambiental consiste em um conjunto de medidas e procedimentos bem definidos que, se adequadamente aplicados, permitem reduzir e controlar os impactos produzidos por um empreendimento ao meio ambiente. No caso de empreendimentos já implantados, para que esta gestão seja bem concebida, faz-se necessário uma Avaliação Ambiental Inicial, que irá permitir identificar problemas ambientais e colher subsídios para a elaboração da Política Ambiental da Organização.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

        A empresa de prestação de serviços Grant Thornton Consulting está localizada na Cidade de São Paulo e está consolidada em seu ramo de atividade desde 1924, sendo uma das líderes mundiais na área de Auditoria e prestação de serviços contábeis, razão esta pela qual foi escolhida para realização deste trabalho. A GT Consulting no Brasil hoje é presidida pelo CEO Jobelino Locateli que é formado em Direito, Administração de Empresas e Contabilidade, e possui Mestrado em Economia pela Universidade Mackenzie.

        O ambiente é constituído por um microambiente e um macroambiente. O microambiente é composto por forças próximas a empresa que afetam seus negócios – fornecedores, clientes, indicadores, concorrentes e o próprio público interno. Analisando a empresa em questão, acredito estar no caminho certo, pois cumpre as obrigações para com os seus fornecedores, e prioriza o relacionamento com seus clientes e qualidade na prestação dos serviços prestados sempre respeitando os seus concorrentes. A Grant Thornton, com a intenção de refletir aos seus colaboradores a preocupação com o ambiente comercial em que está inserida investe sempre em mais benefícios e capacitação sendo reconhecida internacionalmente através dos prêmios “Best Places to Work em 2013 e 2016 e Best Accounting Firms to Work For em 2011 e 2015”.

        Quanto ao macroambiente é compostos por força sociais maiores que afetam os ambientes internos e externos - forças demográficas, econômicas, físicas, tecnológicas, políticas e socioculturais - Para cada uma dessas forças devem ser identificadas e classificadas as oportunidades e ameaças.

        A Grant Thornton Consulting tem como:

Missão - Ser a diferença para nossos colegas, nossos clientes, nossa profissão e nossa comunidade.

Visão - Ser líder absoluto em Auditoria, Consultoria e serviços servindo empresas cada vez mais dinâmicas no nosso mercado.

Valores - Unir através de Colaboração global, demonstrar Liderança em tudo que fazemos, promover uma cultura consistente de Excelência, atuar com Agilidade, assegurar um Respeito profundo pelas pessoas e assumir Responsabilidades por nossas ações.

        

  1. PRODUTO/SERVIÇO:

        A empresa hoje trabalha com a prestação de diversos serviços, todos na área de assessoria de empresas terceiras, dentre os serviços prestados estão os de auditoria, consultoria, tributos, transações financeiras e terceirização contábil, fiscal e de recursos humanos. Para atender as demandas dos clientes a empresa precisa estar bem equipada tecnologicamente, por isto, utiliza um software de gestão ERP desenvolvido pela TOTVS. Além da tecnologia a Grant Thornton precisa investir constantemente em capacitação dos profissionais, muito material de escritório para realização das tarefas diárias de 100% dos funcionários que ela emprega e ainda deve ser capaz de suportar toda a infraestrutura desde limpeza, manutenção, logística e administração dos 8 andares que ela ocupa na região da famosa Avenida Paulista.

        Sempre buscando atender o dinamismo de seus clientes, possui uma uma grande rede de mais de 1.200 computadores de ponta preparados para auxiliar no trabalho de uma equipe altamente capacitada para garantir a qualidade dos serviços prestados.

        Devido ao porte da empresa apresentada acima, é preciso muita logística e capacidade analítica para controlar e executar todo o fluxo de processos que chegam praticamente 24 horas por dia, devendo estipular prazos para execução de cada processo que funciona como uma linha de produção seguindo o fluxo abaixo:

[pic 2] 

  1. POLÍTICA AMBIENTAL:

        

A empresa não possui uma política clara relacionada à gestão ambiental, entretanto, emite comunicados e alertas importante para a prática adequada de descartes, além de instruir a todos os colaboradores à evitar o desperdício de papéis, descartáveis, água e energia elétrica utilizando inclusive práticas de gestão como o tão conhecido 5 S’s. Os colaboradores por sua vez, entendem estes recados e buscam sempre minimizar o impacto ambiental seguindo sempre as orientações passadas.

A Grant Thornton por ser uma empresa de prestação de serviços, acaba utilizando muito papel sendo que boa parte deste é descartado, ou seja, a impressão que é realizada principalmente nas fases de execução, conferência e entrega final ao cliente não tem uma finalidade de arquivo, mas é gerada apenas para servir de apoio na fase de conferência. Com o intuito de  minimizar os danos ambientais, os gestores da empresa contratou uma coletora de resíduos recicláveis, sendo assim, todo o papel que é descartado diariamente tem um destino certo e ecológicamente correto. Ainda, estuda-se internamente oportunidades de melhoria que exigem menos impressão ou o descarte desnecessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (172 Kb)   docx (63.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com