TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (PROINTER IV)

Por:   •  2/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.922 Palavras (16 Páginas)  •  998 Visualizações

Página 1 de 16

                                   [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

PALMAS - TO

CURSO: TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (PROINTER IV)

DAMARIS SOUZA DE JESUS – RA:1051499585

RELATÓRIO PARCIAL

TUTOR A DISTÂNCIA: JEAN WANDER DE LIVEIRA SANTOS

TUTOR PRESENCIAL: ELISANGELA VIEIRA E SOUZA

Palmas - TO, 20 de outubro de 2016.

        DAMARIS SOUZA DE JESUS – RA: 1051499585

                                       

               

RELATÓRIO PARCIAL

Relatório Parcial apresentado no Projeto Interdisciplinar do curso de Tecnologia em Recursos Humanos na Universidade Anhanguera UNIDERP, sob orientação da tutora Elisangela Vieira e Souza.

Palmas - TO, 20 de outubro de 2016.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO............................................................................................4

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFICIOS....................4  

EDUCAÇÃO CORPORATIVA.......................................................................5

GESTAO DO CONHECIMENTO..................................................................7

GESTAO DE DESEMPENHO......................................................................8

TREINEMENTO E DESENVOLVIMENTO...................................................9

 Etapas do subsistema de desenvolvimento de pessoas...........................10

2.CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA........................................................11

3.REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.........................................................15


INTRODUÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFICIOS  

O salário vai além do que representa como poder de compra e tem efeito psicológico importante, que não pode ser ignorado sob pena de falhar na administração. O salário pode contribuir para que o indivíduo seja aceito socialmente, trabalhando também sua autoestima.

A história do salário começou através do sal. Em Roma, alguns séculos antes de Cristo, os soldados do império, trabalhadores e pequenos comerciantes recebiam como seus saldos um certo volume em sal. A isto os romanos chamavam de “salarium argentum” pagamento com sal em latim. Da palavra “salarium”, veio a palavra salário em português, idioma originário do latim. Mas o sal não era apenas um elemento a mais na alimentação dos romanos, era também utilizado na compra certo bens.

Segundo Aristeu de Oliveira (2013), o conceito de salário e a contraprestação dividida e paga diretamente pelo empregador a todo empregado, valor ajustado entre as partes (empregador e empregado), seja pelo um acordo tácito ou expresso. A remuneração inclui o próprio salário e benefícios como tiquete-alimentação, auxilio doença, moradia, vestuários e outros previstos em lei segundo o critério estabelecido para cada categoria profissional.

A gestão de cargos e salários deve ocupar uma posição chave no recrutamento e manutenção dos recursos humanos das empresas. Estas por sua vez, deve propiciar um ambiente motivador e que estimule a produtividade, gerando expectativas de crescimento profissional e eliminando as incoerências e distorções que possam causar desequilíbrios salarias ou a insatisfação das pessoas.

Pode-se afirmar que as finalidades da Administração de Cargos e Salários são: ordenar os salários dos trabalhadores de acordo com o maior ou menor habilidade e responsabilidade que o cargo exige de seu ocupante atendendo ao preceito de igualdade salarial para trabalho igual; adequar os salários da empresa aos salários do mercado visando não perder seus funcionários para as empresa concorrentes, e utilizar os estímulos salariais objetivando aumentar a eficiência do trabalhador, melhorando a produtividade do trabalho como condição primordial do crescimento e sobrevivência da empresa. (NASCIMENTO 2001, pag. 06).

Já os Benefícios que podem ser entendidos como uma espécie de remuneração indireta. Ou seja, aquela que o trabalhador recebe a fim de satisfazer às suas necessidades individuais, proporcionando um ambiente mais harmonioso e com significativo bem-estar. Ratificando, o papel de um programa de benefícios é o de levar aos trabalhadores bem-estar. 

Na era pós-industrial, a despeito de percepções equivocadas quanto à sua função e a seus usos, os benefícios têm se mostrado um importante aliado à gestão dos RH, na busca, retenção e na satisfação do colaborador.  Ou seja, e ainda se apropriando de Chiavenato (idem), os benefícios têm como meta tornar a vida do trabalhador mais fácil e agradável. Ou melhor, os benefícios são regalias e vantagens a título de pagamento adicional dos salários.

Cargo é o conjunto de funções substancialmente idênticas quanto à natureza das tarefas e especificações exigidas.

Descrição de Cargo: É o relato das tarefas descritas de forma organizada, permitindo ao leitor a compreensão das atividades desenvolvidas pela pessoa.

Especificações de Cargo: É o relato dos requisitos, responsabilidades e incômodos impostos aos ocupantes dos cargos.

A análise e descrição de cargos são imprescindíveis para a área de Gestão de Pessoas, pois contribuem para o bom desenvolvimento do processo de recrutar e selecionar pessoas, dando apoio para administração de salários, facilitando, assim, a compreensão de cada cargo que compõe a estrutura. A análise dos cargos deve ser feita para que seja possível identificar os requisitos qualitativos dos cargos para o desempenho das funções, ou seja, as responsabilidades envolvidas, o grau de instrução e a capacidade de desenvolvimento. Estas informações darão sustentabilidade para uma descrição e especificação de cargos adequada dentro da organização. O valor dos cargos é avaliado com base nas características das tarefas, no nível de responsabilidade exigido, nos conhecimentos e habilidades necessárias ao desempenho do cargo e às condições gerais do trabalho (LIMONGI-FRANÇA, 2009). O planejamento de cargos, salários e benefícios está intimamente relacionado com o ambiente onde a organização está inserida. Empresas em momentos diferentes, com culturas diferentes podem precisar de modelos diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (183.1 Kb)   docx (40.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com