TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.671 Palavras (7 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 7

ROTEIRO PARA ESTÁGIO II - GESTÃO DE PESSOAS

1 Recrutamento

  1. O gestor realiza pesquisa para identificar no mercado de recursos humanos os indivíduos aptos ao trabalho de acordo com as vagas a serem ofertadas pela empresa? Por quê? Não, o gestor procura contratar conhecidos, onde o mesmo já conhece seu trabalho e conhecimento, podendo ser ou não apto ao serviço, mas abre portas para que ele possa aprender caso ainda não conheça a vaga ofertada.
  2. A empresa tem dificuldades para atrair candidatos com o potencial desejado? Por quê? Como o número de vagas disponíveis neste ambiente é pouca o gestor muitas vezes opta por ensinar o individuo, pois mesmo que não conheça a área ofertada ele poderá ensinar de seu jeito.
  3. Quais são as fontes de recrutamento de pessoal usado pela empresa? Por quê? A empresa requer da mesma informática básica para que assim possa controlar as planilhas de entrada e saída de produtos.
  4. Quando há uma vaga a ser preenchida na empresa, ela procura identificar no seu quadro de empregados pessoas que tem o perfil para o cargo que poderia ser promovido? Como a empresa realiza o recrutamento interno? A empresa possui apenas um funcionário para cada área ofertada, no entanto quando há vagas a serem preenchidas a mesma não pode ser por um funcionário já existente pois senão ficará sempre um setor em falta.
  5. Como a empresa divulga as vagas existentes? As vagas ofertadas são divulgadas entre os clientes da loja e funcionários que logo encontram interessados na mesma, e procuram o gestor da empresa para entrevista.
  6. A empresa já fez uma análise do perfil dos candidatos que são atraídos pelos anúncios divulgados pela empresa? Sempre que há necessidade de contratação é feita a análise dos candidatos.
  7. A empresa tem uma medida para avaliar os resultados do recrutamento? Esta análise é feita por entrevista oral, onde o gestor conhece o perfil do candidato e logo após é aplicada um pequeno questionário sobre os conhecimentos gerais dentro da área específica da empresa.
  8. Como a empresa percebe o mercado de recursos humanos? Perfil dos candidatos? Qualidade do currículo? Qualificações dos candidatos? Acima

2. Seleção

  1. Quem na empresa tem autonomia para selecionar candidatos? Por quê? Nesta empresa apenas o gestor proprietário tem autonomia para selecionar candidatos, pois o mesmo participa de toda a movimentação e ainda auxilia todos os setores sempre que necessário, seja ele o atendimento, organização e até na manutenção de aparelhos.
  2. Quais são os métodos de seleção de pessoal usado pela empresa? Por quê? O método de seleção utilizado neste caso e a entrevista, logo o gestor identificará se o perfil do candidato é apto a vaga ofertada.
  3. Na entrevista de seleção o entrevistador segue um roteiro pré-estabelecido (entrevista dirigida) ou não segue um roteiro (não dirigida) Por quê? O gestor segue um roteiro, com perguntas e observações já adquiridas por ele, para que assim possa também observar a reação de cada candidato a cada pergunta.
  4.  A empresa usa um modelo de requisição de pessoal? (requisição onde o gestor coloca os dados que deseja do candidato)
  5. A empresa elabora a ficha profissiográfica ou a ficha de especificações do cargo para facilitar a comparação entre as especificações do cargo (competências desejadas) com as características desejadas (perfil do candidato)? Não é feita ficha de comparação de perfil com requisitos, pois muitas vezes o gestor se identifica com um candidato que não possui as devidas qualificações, mas que se dispõe a aprender.

3 Orientação

  1. De que forma a empresa realiza o processo de aplicar as pessoas no ambiente de trabalho? (como ocorre a orientação do empregado recém contratado)
  2.  Como ela realiza a integração do empregado? (como o mesmo é inserido em sua atividade)
  3.  Existe um cronograma com datas definidas para a integração?
  4. Qual o conteúdo da orientação de pessoas/ socialização/ integração? Por quê? (apresentação da estrutura da empresa, apresentação dos projetos desenvolvidos pela empresa, esclarecimento sobre o código de ética ou código de conduta da empresa, apresentação do novo empregado para a equipe, treinamento sobre procedimentos, normas e comportamentos esperados)
  5. Quais as metodologias ou recursos usados pela empresa? (dinâmica de grupo, vídeo institucional, reunião, palestra, oficina, cursos, leitura sobre normas e procedimentos)

4 Modelagem do Trabalho

1.        No desenho de cargos como a empresa organiza o processo do trabalho através das tarefas necessárias para desempenhar um específico cargo?

2.        Existe uma descrição de cargo feita (escrita) (manual de atividades)?

3.        Para o desenho de cargos quais são os principais conteúdos dos cargos existentes na empresa, as qualificações do ocupante e as recompensas para cada cargo no sentido de atender às necessidades dos empregados e da organização?

4.        De acordo com o desenho dos cargos/modelagem do trabalho a empresa tem bem definido as qualificações necessárias ao ocupante dos cargos/

5.        Os procedimentos adotados de acordo com a modelagem do trabalho são detalhados para que não haja falhas no processo produtivo da empresa?

6.        A empresa investe em treinamento sobre procedimentos nos cargos existentes?

7.        Na análise de cargos a empresa tem informações a respeito do que o ocupante do cargo faz e os conhecimentos, habilidades e capacidades que ele precisa para desempenhar o cargo adequadamente?

8.        Quais são as principais atitudes (atributos) dos empregados desejados pela empresa de acordo com a modelagem do trabalho/ o desenho e análise de cargos? Por quê? (participação, responsabilidade, clareza, interação, flexibilidade, focalização, criatividade, rapidez, pro atividade, trabalho em equipe, entusiasmo)

9.        Na análise de cargos a empresa tem informações a respeito do que o ocupante do cargo faz e os conhecimentos, habilidades e capacidades que ele precisa para desempenhar o cargo adequadamente?  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com