TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reciclagem do Oleo

Por:   •  12/10/2016  •  Monografia  •  2.273 Palavras (10 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 10

O filme aborda temas sobre; Liderança, Administração de Conflitos, Trabalho em Equipe e as competências de um líder que serão abordadas ao longo desse trabalho.

O filme revive os EUA da década de 70, época em que o país passava por um conflito racial, uma vez que a população negra não possuía os mesmos direitos da população branca; como o direito ao voto, não podiam frequentar as mesmas escolas, bares e restaurantes e, não podiam morar nos mesmos bairros onde a população branca vivia. 

No auge dessa dissociação racial, a fim de minimizar a violência decorrente dos conflitos raciais, foi decretada uma lei de integração entre os brancos e os negros. Nesse momento, um treinador negro chamado Herman Boone, interpretado por Denzel Washington, é escalado para comandar um time de futebol americano e ocupando assim a vaga de um treinador branco que tinha muita empatia somente com os jogadores brancos. 

Logo no início foi fácil perceber que a convivência entre pessoas tão diferentes e preconceituosas seria muito difícil, nos deparamos com cenas de racismo, rivalidade e desprezo entre atletas brancos e negros. Era nítido que a convivência na concentração era difícil resultando em brigas e humilhações durante os treinos.

Surgindo então, o maior desafio proposto pelo filme: “vencer a resistência dos negros e dos brancos que relutavam em aceitar tal integração, vencer todos os desafios e levar o time a conquistar um título consagrador”. A maneira como Herman Boone encarou o desafio tendo que lidar com a desconfiança, repugnância e a não aceitação dos jogadores brancos, fez com que ele treinasse o time quebrando os paradigmas impostos pela diferença, promovendo a integração, e dessa forma, permitindo que a equipe chegasse às vitórias necessárias e conquistasse o tão esperado título.

Para iniciar o processo de integração do time o técnico ordenou que todos os jogadores, negros e brancos realizassem uma pré-temporada a fim de buscar a união e superar os conflitos. Os jogadores deveriam ficar isolados em um clube de campo, assim seriam obrigados a conviver e se comunicar entre eles, vencendo as diferenças pessoais, culturais e os preconceitos raciais; e concentrados, se manteriam distantes do clima pesado que existia naquela época na sociedade. Durante a concentração é fulgente observar a falta de coesão do grupo, mas Boone insiste e obriga que todos os atletas buscassem saber mais sobre outro. O intuito do treinador Herman Boones, de pegar pesado com os jogadores na concentração, era fazer com que ambos começassem a aceitar a diferença entre brancos e negros o que acabou dando certo, pois quando ele diz aos jogadores que se eles não souberem tudo sobre a vida de seu colega de quarto, irão ter que treinar 4 vezes ao dia.

Esse passo foi importante para a integração de todos os jogadores. 

Esse isolamento também ajudou, na superação das diferenças entre o treinador negro e seu atual auxiliar técnico – cujo antigo treinador do time que também tinha resistências quanto à sua substituição por um treinador negro, situação agravada pelo fato de que os técnicos tinham temperamentos e métodos diferentes de treinar, sendo que um era mais paternalista e o outro, autocrático. 

Os jogadores começaram a se entender entre eles e a aceitaram melhor o comando passado por Herman, fazendo que os jogadores percebam que um negro pode sim ser técnico e liderar um time de futebol tanto quanto a um branco.

A liderança do técnico pode e deve servir de modelo para os atletas e representa segurança e proteção diante de situações geradoras de pressão, perigo ou medo. Isto fica evidenciado no filme quando os atletas, identificados com os ideais de perfeição do técnico Boone, se mostram confiantes para enfrentar a partida final, respondendo a ele que fazer o máximo é menos do que o técnico sempre os exigiu, já que lhes demandou a perfeição. “Entramos assim e, se você permitir, é assim que queremos sair”.

Nessa perspectiva, a cooperação e o relacionamento na equipe &– entre técnicos e atletas - mostrou-se fundamental para que enfrentassem os desafios. Mesmo em meio à disputa de poderes, envolvidos por sentimentos de inveja, as diferentes raças puderam superar suas desavenças e focar suas forças no mesmo objetivo, mostrando uma cooperação mútua. Fica claro que o estabelecimento de metas e objetivos comuns é um determinante fundamental para o estabelecimento da coesão grupal.

“Não me interessa a sua cor, eu quero ver trabalho em equipe e resultado e, para isso, vocês vão ter que trabalhar juntos e entender uns aos outros! ”, grita o técnico Boone.

No mundo corporativo o trabalho em equipe é imprescindível, e entender a liderança do outro é um diferencial para quem quer gerir equipes de sucesso. O diálogo é fundamental, porém, sem ter dó de dizer a verdade. Todos precisam de clareza sobre o trabalho exercido para melhorarem o rendimento e, muitas vezes, de uma oportunidade através de uma percepção do gestor.

Os atletas, a partir de uma reunião convocada por um deles (Blue), puderam discutir como a comunidade, após o início dos jogos do campeonato, estava prejudicando as relações entre os integrantes da equipe em função do preconceito existente nas famílias dos jogadores. A partir desse encontro, foi de consenso geral que eles teriam de jogar com garra e informaram seus treinadores de um novo ritual de entrada nos jogos. Como uma forma de mostrar a identidade do grupo (não mais de forma padronizada em relação aos demais times, mas com uma coreografia própria), todos entram em campo dançando e cantando “Todo lugar que vamos, as pessoas querem saber quem somos e nós dizemos: Somos os Titãs, os poderosos Titãs”.

Gerry e Julius tem um papel muito importante na liderança e na formação da equipe, administrando vários conflitos intra grupais, tentando assim influenciar sua equipe a não só aceitar o novo técnico mais sim a criar uma nova equipe. Observa-se que nessa equipe, a ligação entre os membros foi mais importante para atingir o resultado esperado do que o desempenho individual de cada jogador. Além de enfrente a resistência da equipe também existia a resistência exteriores vividas como comunidade, amigos e familiares servindo como um reforço para que os integrantes demarcarem melhor as diferenças entre a sua equipe e as demais equipes, fortalecendo a identidade grupal.

O indivíduo pode possuir várias competências que o habilite a realizar determinada tarefa, porém o que determinar a motivação é o grau de envolvimento de cada um e, muitas vezes, a qualidade da tarefa a ser cumprida, tornando um passo decisivo no processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com