TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Seleção Em Restaurantes De Pequenas Empresas Familiares

Por:   •  4/1/2024  •  Trabalho acadêmico  •  2.666 Palavras (11 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E LETRAS DON DOMÊNICO

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM RESTAURANTES DE PEQUENAS EMPRESAS FAMILIARES

NOMES

GUARUJÁ

ANO

FACULDADE DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E LETRAS DON DOMÊNICO

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM RESTAURANTES DE PEQUENAS EMPRESAS FAMILIARES

NOMES

Projeto de pesquisa apresentado em cumprimento parcial às exigências do curso de Administração da Faculdade de Educação, Ciências e Letras “Don Domênico”, para obtenção do diploma de graduação sob a orientação do Prof°.Ciro Antonio Fernandes.

GUARUJÁ

ANO

RESUMO

A aplicação de recrutamento e seleção em pequenas empresas familiares se difere de uma grande empresa, entre os motivos principais estão às estruturas disponíveis para processo seletivo e urgência para contratação, levando a pular etapas que selecionariam profissionais com o perfil mais aderente a vaga. Nesse sentido, este estudo procura conhecer o funcionamento da rotina de recrutamento e seleção de garçons, do gênero masculino e feminino em restaurantes familiares, de pequeno porte, no bairro dos Astúrias, localizado no município de Guarujá. O método utilizado para a realização dessa pesquisa será pesquisa exploratória, através da coleta de dados e será por entrevistas semiestruturadas, orientada por roteiro. Os dados serão tratados a partir da análise de conteúdo

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03
1.1 Problema de pesquisa        04
1.2 Objetivo geral        04
1.2.1 Objetivo específico        04
1.3 Justificativa        05
1.4 Delimitação da pesquisa        05

2 REVISÃO DA LITERATURA        06
2.1 Recrutamento interno        07
2.2 Recrutamento externo        07
2.3 Recrutamento misto        08
2.4 Etapas de recrutamento        08
2.4.1 Coleta de dados        08
2.4.2 Planejamento        08
2.4.3 Execução do recrutamento        09
2.4.4 Avaliação do recrutamento        09
2.5 Seleção de pessoas        09
2.5.1 Entrevista de seleção        09
2.5.2 Provas ou testes de conhecimento ou de capacidade        10
2.5.3 Testes psicológicos        10
2.5.4 Testes de personalidade        10
2.5.5 Técnicas de simulação        10

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        12

REFERÊNCIAS        13

1 INTRODUÇÃO

As empresas familiares representam grande participação e importância no cenário empresarial e segundo estudos realizados no SEBRAE (2017) é revelado que 52% das micros e pequenas empresas do Brasil são familiares.

Segundo BUENO (2017) para ser considerada uma empresa de pequeno porte, deve-se atingir receita bruta anual superior a R$ 360.000,00 e igual ou inferior a R$ 4.800.000. Referente ao número de empregados, para o projeto, foi adotado o critério do segmento de Comércio e Serviços que é de 10 a 49 empregados.

Através do livro Demografia das Empresas 2014, IBGE (2016, p. 36), sabe-se que mais da metade das empresas brasileiras encerram suas atividades em até 5 anos.

De acordo ao SEBRAE (2016), entre os motivos alegados pelos empreendedores para que a empresa deixasse de funcionar está: mão de obra/ funcionários e preparo que representa 12% entre todos os outros.

Diante disto vem-se descobrindo que o maior potencial para uma empresa alcançar um bom posicionamento no mercado reside nas perspectivas humanas, surgindo a necessidade de pessoas qualificadas e capazes para compor o quadro organizacional, sendo possível através de um processo de recrutamento e seleção bem definido e aplicado.

Sabe-se que empresas pequenas não contam com um departamento de RH e profissionais capacitados para o recrutamento e seleção. Com essa ausência vem o desafio, uma vez que quem realiza essa operação é o próprio proprietário, aonde muitas vezes não tem o preparo necessário e nem possui o tempo necessário para executar a contratação de forma estruturada.

Em grandes empresas, realizam-se diversas etapas de seleção para assim eliminar os candidatos com menos aderência ao perfil requerido. Contudo pequenas empresas possuem maior urgência em sua contratação e com isso acabam por pular etapas ou deixam de evidenciar certos critérios que trariam um candidato mais qualificado a vaga requisitada.

Diante do problema proposto na pesquisa, aonde se procura verificar como funciona a rotina de recrutamento e seleção de garçons em restaurantes de pequenas empresas familiares, com o objetivo geral de conhecer o método de recrutamento e seleção em empresas familiares de pequeno porte do ramo alimentício no Município do Guarujá, compreende-se que o estudo sobre o mesmo é de grande valia, pois a aplicação do conceito de recrutamento e seleção influência diretamente no processo produtivo da empresa, sendo a porta de entrada da empresa, e por possuir o discernimento necessário durante o processo auxilia na contratação de bons profissionais, cientes de suas responsabilidades e que auxiliem no crescimento da organização.

  1. Problema de Pesquisa

Como funciona a rotina de recrutamento e seleção de garçons em restaurantes de pequenas empresas familiares?

  1. Objetivo geral

- Conhecer o funcionamento da rotina de recrutamento e seleção de garçons do sexo masculino em restaurantes familiares, de pequeno porte, do bairro dos Astúrias, localizada no município do Guarujá.

1.2.1 Objetivo específico

- Conhecer as politicas internas de recrutamento;

- Conhecer sistema de seleção.

1.3 Justificativa

A realização desse estudo, inicialmente, decorre da exigência institucional para a conclusão do curso de Administração, já, quanto ao seu objetivo, pela possibilidade de se contribuir com a Gestão de Recursos Humanos, em específico no aprofundamento do conhecimento em relação ao recrutamento e seleção, de garçons do gênero masculino e feminino em empresas familiares, de porte pequeno. O interesse pelo tema surge ao se perceber, que, aparentemente, restaurantes de pequeno porte não têm um processo recrutamento e seleção, que seja executado, a partir do uso de técnicas apropriadas e por pessoas que compreendam sua dinâmica. É possível que, caso isso ocorra, haja influência na qualidade da mão-de-obra contratada, que pode, em última instância comprometer a imagem da empresa. Portanto, ao se atingir o objetivo proposto para este estudo, seus resultados poderão contribuir para a orientação dos gestores, bem como com a academia, ao produzir um novo conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (205.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com