TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento e seleção nas pequenas empresas

Por:   •  31/5/2016  •  Artigo  •  21.971 Palavras (88 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 88

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NAS PEQUENAS EMPRESAS

Karina Polyana Chmereha

Nilda Loraini Vertuan Campos

Resumo

         O principal objetivo deste artigo é analisar os processos de recrutamento e seleção nas pequenas empresas e analisar qual dos processos apresentados é a melhor opção para empresas de pequeno porte. Entende-se por recrutamento e seleção o conjunto de métodos que visam atrair e selecionar candidatos para ocupar vagas dentro de uma organização. A pesquisa foi realizada de forma bibliográfica.

Palavras-chave: Recrutamento, Seleção, Pessoas, Pequena Empresa.

ABSTRACT

The main objective of this article is to analyze the processes of recruitment and selection in small businesses and analyze which of the dossiers submitted is the best option for small businesses. Means for recruiting and selecting the set of methods aimed at attracting and selecting candidates to fill vacancies within an organization. The survey was conducted of bibliographic form.

Keywords: recruitment, selection, People, small business.

INTRODUÇÃO

          O trabalho é um aspecto importante da vida das pessoas. O envolvimento, o empenho, as frustações e satisfações obtidas com ele são preocupações constantes tanto do próprio indivíduo quanto da organização da qual ele faz parte. Uma relação saudável com o trabalho envolve, motivação, valores, competências, objetivos claros, reconhecimento e um bom ambiente de trabalho, por esses motivos que é de extrema importância um bom processo de recrutamento e seleção.

          Vários profissionais, principalmente nas pequenas empresas, em vez de planejar e delegar, preferem apagar incêndios e centralizar todo o trabalho em si próprio. É nesse contexto que contratar as pessoas certas adquire papel fundamental para a sobrevivência das empresas.

          “Se você dedicar o tempo necessário à seleção das pessoas certas, fornece-lhes a orientação apropriada e, depois, deixá-la desempenhar suas missões, grande parte do combate a incêndios desaparece”(Mc NEILLY, 1998).

          De maneira geral, deve ser constatado que todo cargo dentro de uma empresa deve ser preenchido pela pessoa que mais se encaixe no perfil da vaga disponibilizada, porém na maioria das vezes as empresas não encontram tais candidatos por não serem aptos para desempenharem o cargo que necessita ser preenchido ou, porque a empresa não define corretamente o perfil da pessoa que deverá preencher tal cargo.

          Diante do que foi exposto, o processo de recrutamento e seleção, bem aplicado, deve ser uma atividade relevante para o bom desempenho de todas as atividades da organização.

  1. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NA PEQUENA EMPRESA

           As pequenas empresas possuem características únicas para o desenvolvimento favorável no ambiente de trabalho e nas relações humanas. Tendo em vista que na maioria das vezes o proprietário é o responsável por gerenciar todos os departamentos da empresa, sendo assim, cria-se oportunidade para desenvolver fortes relacionamentos entre seus membros, dessa forma é necessário desenvolver um programa de recursos humanos específico que seja diretamente aplicável a esse tipo de organização.

          De acordo com GONÇALVES & KROPOVISKI (1995),

As pequenas empresas são suscetíveis às mudanças, se adaptam mais rapidamente, devido aos poucos níveis hierárquicos e à simplicidade dos processos produtivos. Ainda se articulam com maior facilidade, permitindo respostas imediatas às influências do ambiente externo. Dentro deste contexto, os programas de recrutamento e seleção tornam-se cada vez mais importantes para o desenvolvimento dos recursos humanos das pequenas empresas. Para a obtenção de resultados satisfatórios, estes programas devem ser elaborados e aplicados de acordo com as características de uma pequena empresa (número de funcionários, planejamento estratégico da empresa, composição e recompensa de quadros).

          Segundo o SEBRAE o que motiva os colaborados não são os incentivos financeiros e sim a motivação que surge pelo relacionamento interpessoal. O colaborador tem a necessidade de ser valorizado, trabalhar em um ambiente propício a um crescimento pessoal e profissional é a maior motivação.

          Dentro deste contexto podemos destacar o conceito de “Homo Economicus”, criado por Taylor, é o conceito segundo o qual o homem é um ser racional, perfeitamente informado e centrado em si próprio, um ser que deseja riqueza, evita trabalho desnecessário e tem a capacidade de decidir de forma a atingir esses objetivos.

  1. RECRUTAMENTO DE PESSOAS

          Segundo CHIAVENATO (2010),

“Recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos no mercado de recursos humanos (MRH) para abastecer seus processo seletivo. Portanto, pode-se dizer que o recrutamento é a porta de entrada de todo e qualquer funcionário, independente do porte da empresa.”

          O recrutamento deve ser a primeira etapa para seleção de pessoas, pois serve como uma triagem de candidatos adequados ao cargo disponibilizado.

          Quando as empresas precisam preencher alguma vaga em aberto, é necessário fazer com que esta necessidade se torne pública, ou seja, deve ser feito algum tipo de anúncio para que possíveis candidatos saibam e se interessem por essa oportunidade.

          As técnicas e procedimentos aplicados ao recrutamento podem ser observados pela maneira de como esse recrutamento é elaborado e descrito. E por se tratar de uma forma de divulgação de uma vaga em aberto, pode-se dizer que o recrutamento se trata de um anúncio ao mercado de trabalho.

          CHIAVENATO (2010), afirma que o processo de recrutamento pode ser interno ou externo:

“O recrutamento interno atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro da organização, para promovê-los ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou mais motivadoras. O recrutamento externo atua sobre candidatos que estão no MRH, portanto fora da organização, para submetê-los ao seu processo de seleção de pessoas.”

          Assim, enquanto o recrutamento interno está focado em buscar competências internas para melhor aproveitá-las, o recrutamento externo está focado na aquisição de competências externas.

          O recrutamento externo é realizado quando a empresa pretende contratar um novo colaborador que esteja disponível no mercado e que atenda os requisitos estabelecidos pela empresa, visando atrair um novo talento para empresa.

          Quando se opta por usar o recrutamento interno, a empresa deverá fazê-lo de forma clara, transparente, buscar internamente talentos é uma maneira de motivar e demonstrar o interesse que a empresa tem em desenvolver seus colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (162.3 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 87 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com