TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Refelexões Estratégica em Administração

Por:   •  6/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.896 Palavras (8 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ[pic 1]

ANDERSON LUIZ

EMANUELLE TELES SANTOS

JOSÉ ROBERTO FILHO

JRCS

ORLANA FREITAS

VIVIANE SOUZA

REFLEXÃO ESTRATÉGICA E FATORES CHAVE DE SUCESSO: Elaboração de um modelo pra Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-BA

ILHÉUS- BAHIA

2015

ANDERSON LUIZ

EMANUELLE TELES SANTOS

JOSÉ ROBERTO FILHO

JRCS

ORLANA FREITAS

VIVIANE SOUZA

REFLEXÃO ESTRATEGICA E FATORES CHAVE DE SUCESSO: elaboração de um modelo pra UESC, Ilhéus-BA

Trabalho apresentado ao docente Márcio Leal como exigência do I crédito da disciplina Administração Estratégica do curso de Administração

ILHÉUS- BAHIA

2015

1 INTRODUÇÃO

A reflexão estratégica é um sistema de organização da empresa que visa atingir missão, visão e valores da mesma.

Assim, a prática de uma boa reflexão estratégica nas instituições aparece como um mecanismo capaz de proporcionar maior transparência a todos os agentes envolvidos com a empresa, minimizar a assimetria de informação existente entre administradores e proprietários e fazer com que as empresas atinjam seus principais objetivos no futuro.

Já os fatores chave de sucesso...

Diante do exposto, este trabalho tem a pretensão de desenvolver um modelo de reflexão estratégica e fatores chave de sucesso para a Universidade Estadual Santa Cruz.

2 REFLEXÃO ESTRATEGICA

A reflexão estratégica possui como principal finalidade a criação de um ambiente mais eficiente e promissor, definindo o melhor caminho e os possíveis objetivos para serem alcançados no longo prazo (1). Para o sucesso da reflexão estratégica, é necessário que seja definido estratégias consistente e capazes de gerir as organizações (3)

O estabelecimento de estratégias deve partir de uma direção geral, envolvendo a organização, a fim de antecipar e orientar as ações. Além disso, as estratégias são envolvidas em um processo de criatividade, onde as características da empresa devem ser levadas em consideração (SEBRAE, 2015). Desse modo, a reflexão estratégica deve definir questões que: i) promova a coordenação das atividades; ii) defina e forneça significado ao desenho organizacional da empresa; iii) reduza as diferenças e iv) ordene as ações organizacionais.

2.1 Missão

A partir de uma definição clara da missão é possível criar uma instituição com objetivos possíveis, claros e realistas. Sendo possível definir um quadro de funcionários com trabalho coletivo e oportunidades iguais (CAVAGNOLI, 2012). A missão em uma empresa é a justificativa social e econômica de sua existência, informando a maneira pela qual a instituição estará estabelecida diante da sociedade (1).

        A missão, apesar de ser ampla, deve fornecer a direção e as ações que serão executadas de forma amplamente nítida. Sendo assim, sua definição deve demonstrar o que a organização é, sua razão de ser, seus clientes e os serviços que presta, definindo seus critérios para auxiliar a tomada de decisões estratégicas ( 2). 

2.2 Visão

A visão está relacionada diretamente com os objetivos gerais, identificando os desejos da organização para um determinado tempo e espaço. Sem especificar os meios para alcançar essas aspirações, a visão deve ser voltada para o futuro, criando um ambiente de inspiração e clareza (SMITZ et al, 2009). Ainda, a definição da visão tem a capacidade de sintetizar os desejos e aspirações da empresa, criando um ambiente de envolvimento e comprometimento com a mesma. (2).

Segundo Cavagnoli, a visão de uma empresa é determinada pela ideia que ela tem em relação ao seu futuro, sendo sua inspiração e de todos os indivíduos envolvidos, além de servir de base para o planejamento estratégico.

2.3 Valores

A organização é construída através de ideias fundamentais denominadas de valores. Os valores de uma empresa servem para motivacionar a direção das ações dos indivíduos (SMITZ et al, 2009). Assim, os valores identificam as crenças ou princípios que servem de base para o comportamento e as decisões organizacionais, facilitando a participação das pessoas no desenvolvimento da missão e da visão (MACHADO, 2009).

2.4 Objetivos

        Os objetivos são os resultados que a organização deseja alcançar, concretizando a sua missão e visão. Estes dessem possuir consistência com a politica e os seus resultados devem ser mensuráveis e atingíveis (SMITZ et al, 2009).

3 FATORES CHAVE DE SUCESSO

4 MODELO DE REFLEXÃO ESTRATEGICA E FATORES CHAVE DE SUCESSO PARA A UESC

4.1 A UESC

A Universidade Estadual Santa Cruz (UESC), é uma instituição de ensino superior brasileira localizada no município de Ilhéus. A cidade de Ilhéus está localizada no sul da Bahia, possuindo 184.350 habitantes e uma área de 1.760,111 Km². Está entre as sete cidades mais importantes do Estado, sendo considerado o maior pólo de produção de cacau, em níveis de município. Ilhéus possui uma infraestrutura diferenciada dos outros municípios, sediando porto e aeroporto que servem como portão de entrada para as principais cidades do Sul da Bahia (IBGE, 2014).

A UESC originou-se nas escolas isoladas (Faculdade de Direito de Ilhéus, Faculdade de Filosofia de Itabuna, e Faculdade de Ciências Econômicas de Itabuna) criadas na rodovia Ilhéus/Itabuna, na década de 60. Em 1972, resultante da iniciativa das lideranças regionais e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), essas faculdades reuniram-se, formando a Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna - FESPI. Desde então, a Universidade ganhou maturidade e competência criando condições para receber o status de Universidade, mas por ser mantida por uma fundação de natureza privada e considerando a realidade da região, os cursos eram de difícil acesso, fazendo com que a Fundação se tornasse pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (210.6 Kb)   docx (60.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com