TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexo das esferas administrativas e penal

Por:   •  9/5/2018  •  Artigo  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Pós graduação em Políticas e Gestão em Segurança Pública

Resenha do Artigo:

“Edward Norris e o Departamento de Polícia de Baltimore”

Disciplina: Dados Criminais na Gestão de Seg. Pública

Tutor: Prof. Gisela Vasconcelos Esposel

Santa Inês/MA

2018


YEMEN, Gerry; CLAWSON, James G. Edward Norris e o Departamento de Polícia de Baltimore. Darden School Foundation da Universidade de Virginia. Charlottesville, 2003, pág. 1-27.

        O artigo em tela retrata o crescimento da criminalidade e o seu enfrentamento na cidade de Baltimore. Martin O`Malley fez do combate a criminalidade a sua plataforma para a campanha a prefeito em 1999. Após eleito o mesmo contratou Edward T Norris, consultor do NYPD, para o cargo de comissário assistente e este por sua vez realizou um mapeamento que apontava, entre outros fatores, a invasão do crack como agente intensificador de problemas criminais existentes na cidade de Baltimore. Que nacionalmente já despontava como um dos municípios mais violentos.

        O levantamento realizado por Ed Norris apontava áreas estratégicas de atuação. O combate às drogas era uma das prioridades. Contudo esse mesmo estudo também consignava vários contratempos. Entre eles os problemas de desestruturação, de desmotivação e de desunião da força policial local. Além disso a disputa por traficantes pelo comércio de drogas na cidade acirrava a rivalidade e desencadeava no aumento de crimes violentos,  incluindo homicídios, estupro e assalto à mão armada. Ed Norris definiu que a filosofia de enfrentamento e de resolução dos problemas teriam duas frentes. A primeira seria a Divisão de Relações da Comunidade, que tem como foco a prevenção e a redução das tensões raciais, promovendo uma melhor qualidade de vida das comunidades carentes. Possibilitando o acesso ao trabalho, ao estudo e a recreação. O intuito também era fortalecer as relações entre a comunidade e os oficiais da CRD. A atuação em conjunto era um compromisso de todos. Já a segunda frente seria o enfrentamento propriamente dito, ou seja, o combate aos crimes. A atuação direta da força policial e a consequente punição como freio e afastamento de criminosos em potencial. O levantamento e a análise de dados criminais permitiam de sobremaneira mapear os tipos de ocorrências, verificando o local, a hora e tipo de crime praticado. A partir dessas informações era possível identificar e consequentemente mobilizar recursos e políticas de enfrentamento para as diferentes áreas, desta forma também se trabalhava na prevenção, ferramenta chave em qualquer planejamento e política de segurança.

        Desse modo o artigo nos leva a uma reflexão de como é valiosa a utilização de dados e estatísticas no planejamento de segurança. O enredo e o pano de fundo do estudo datam do final da década de 90, embora, atualmente, ainda negligenciamos a utilização dessas informações e engatiamos nessa temática. Nosso modelo predominante ainda é o de policiamento ostensivo ou repressivo como primeira medida de segurança, sem o devido cuidado ou estudo das “manchas criminais” de certas localidades. É preciso avançar nessa frente, ter bancos de dados disponíveis, atualizados e alimentados com informações fidedignas. Não há o que se falar em políticas de segurança sem a participação de todos os atores. A integração polícia-comunidade precisa se vista como ferramenta de grande importância na construção desse processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com