TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão A Gestão do Passado ao Presente

Por:   •  12/11/2021  •  Monografia  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 3

“A gestão do passado ao presente”

Tal como a questão indica, irei refletir sobre duas teorias de gestão, teorias estas pertencentes ao grupo das abordagens clássicas:

- A teoria da gestão científica de Frederick W. Taylor e;

- A teoria burocrática da administração de Max Weber;

Frederick W. Taylor, considerado por muitos como “o pai” da gestão cientifica, acreditava e defendia (na sua obra mais relevante, o livro “Princípios da gestão cientifica”), que o principal objetivo da gestão deveria ser o de assegurar a máxima prosperidade ao empregador e ao empregado e que para isso, era necessário aplicar a ciência à administração de forma a conseguir garantir uma melhor relação custo/beneficio aos sistemas produtivos.

Numa época em que a investigação de processos de produção e o planeamento eram praticamente inexistentes, esta foi uma teoria pioneira e revolucionária que demonstrou a várias administrações que se estas a incorporassem, poderiam vir a obter enormes aumentos de produtividade e salários mais elevados.

Para que isso se concretizasse, teriam de incorporar quatro pilares:

1. Desenvolvimento para cada posto de trabalho de uma “ciência” que inclui regras e papéis a assumir por cada trabalhador;

2. Cuidadosa seleção dos trabalhadores, tendo em conta as suas competências;

3. Fornecer formação adequada aos trabalhadores relativa a cada posto de trabalho e incentivos adequados, de forma a obter colaboração com o método de gestão implementado;

4. Apoio contínuo aos trabalhadores de forma a fomentar a cooperação entre o trabalhador e o gestor da empresa.

Se analisarmos atentamente estes quatro pontos, percebemos que a teoria cientifica de Taylor, contribuiu com diversas lições e práticas que ainda hoje são seguidas, nomeadamente:

- Criou uma relação direta entre o esforço e a recompensa, relação esta que ainda hoje existe na gestão moderna e que, para além de ser algo que impulsiona a produtividade, também abre portas e cria oportunidades ao trabalhador fazendo com que este obtenha reconhecimento;

- Planeamento e organização dos postos de trabalho;

- Seleção dos trabalhadores tendo em contas as suas competências;

- Fornecer formação tanto aos trabalhadores como aos gestores e supervisores de modo a que estes consigam melhorar as suas competências e desempenho.

Contudo, a metodologia de Taylor, apesar de resultados e ideologias impressionantes, também continha algumas desvantagens:

- O risco de diminuição de postos de trabalho, devido à rapidez de execução;

- Não considera a satisfação no trabalho nem as necessidades sociais dos trabalhadores;

Mais tarde, o economista e sociólogo alemão Max Weber, desenvolveu a Teoria burocrática da administração.

Max Weber, que considerava existir fragilidade e parcialidade na Teoria Clássica (inclusive na teoria de gestão científica de Taylor), desenvolveu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com