TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Le Goff, Jacques. História e Memória. São Paulo: Editora da Unicamp, 2013, “Passado/Presente”, p. 194-213.

Por:   •  31/8/2022  •  Resenha  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

Le Goff, Jacques. História e Memória. São Paulo: Editora da Unicamp, 2013, “Passado/Presente”, p. 194-213.

Aline Cardoso Tavares

Jacques Le Goff foi um historiador francês da terceira geração dos Annales. Especialista em História Medieval, ele produziu diversos livros e trabalho durante sua vida focados principalmente em sua especialidade.

Na sua obra História e Memória, do capítulo Passado/Presente Le Goff começa fazendo uma análise de como a memória e outros métodos podem influenciar na construção do passado, presente e memória coletiva.

Enfatizando o problema ideológico do presente, Le Goff nos deixa claro que o presente não pode se limitar a um instante e sim uma interação com o passado. Ele diz que a “distinção do passado/presente que aqui nos ocupa é a que existe na consciência coletiva, em especial na consciência social humana”. A partir disso podemos citar como exemplo a relação da França Contemporânea após seu marco histórico: A Revolução Francesa. Como também, a consciência histórica que os italianos constituem a partir de dois recortes históricos: O Renascimento e a queda do fascismo.

O autor descreve diversos métodos que influenciam essa perspectiva do passado/presente: o da psicologia, enfatizando a infantil, e o da linguística.

Le Goff nos mostra com clareza que em determinada parte da nossa vida, a nossa história se entrelaça com a nossa história coletiva. A partir disso, “(...) O nosso horizonte temporal consegue se desenvolver-se muito além das dimensões da própria vida. Tratamos os acontecimentos que a história do nosso grupo social nos fornece tal como tínhamos tratado a nossa própria história (Fraisse 1967, p. 170)”.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com