TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  21/5/2015  •  Dissertação  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO: ADMINISTRAÇÃO                POLO: MANAUS         TURMA: 8 A

ALUNA:        RA

DISCIPLINA: PESQUISA OPERACIONAL

ASSUNTO: CIDADE

Introdução

Segundo pesquisa divulgada em julho de 2013, realizada pelo Ministério das Cidades tendo como base os dados coletados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) de 2007, o déficit habitacional no Brasil chega à marca de 6,273 milhões de domicílios.

Com base em números tão significativos é fácil entender os motivos que fazem do setor da Construção Civil um dos segmentos que mais cresce em nossa economia impulsionado por políticas de desenvolvimento urbano e programas habitacionais voltados ao atendimento de famílias de baixa renda, além da grande facilidade na obtenção de créditos imobiliários, tudo isto fruto de ações da atual gestão do Governo Federal na tentativa de concretizar a maior de suas promessas de campanha, realizadas nas últimas eleições presidenciais: vencer o déficit habitacional brasileiro.

Soma-se a esse cenário as grandes obras de infraestrutura que vem sendo realizadas tendo em vista atender às necessidades de locomoção, hospedagem, comunicação, etc, geradas pela realização de dois grandes eventos mundiais no Brasil: A Copa do Mundo de Futebol em 2014 e as Olímpiadas de 2016. O conjunto de todos estes fatores transformou o país num gigantesco canteiro com obras em todos os setores da construção civil.

E este panorama otimista não deve mudar em 2014. Em pesquisas divulgadas recentemente pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) projeta-se, para o próximo ano, um crescimento no PIB (Produto Interno Bruto) do setor de 2,8% enquanto que o PIB do país não deve crescer mais do que 2%. Já o emprego formal no setor deverá apresentar alta de 1,5%, enquanto a produção de materiais aumentará 3,6% e a taxa de investimento deverá ficar em 19,8% do PIB.

[pic 2]

Embora este cenário favorável se estenda por todos os segmentos da construção civil, o foco deste trabalho se concentrará nas obras de unidades habitacionais e terá o objetivo de eleger entre dois sistemas construtivos (concreto armado ou alvenaria estrutural de blocos cerâmicos) qual é o mais econômico para obras com uma tipologia específica: edifícios de quatro pavimentos, sem pilotis, com geometria simétrica e estrutura bem comportada, compostos por apartamentos de padrão médio.

É sabido que a alvenaria estrutural é um sistema construtivo que traz inúmeras vantagens como aumento da velocidade de produção, diminuição de desperdícios e custos competitivos, características que definem a racionalização em um processo construtivo. Também é fato que devido às vantagens mencionadas o uso deste sistema vem sendo adotado cada vez mais pelo país todo, em especial em obras com tipologias semelhantes ao edifício que aqui será estudado. Porém, é notória a escassez de bibliografias sobre conceitos de projeto de        alvenaria estrutural, ainda mais se restringirmos o universo das publicações àquelas que tratam especificamente da aplicação desses conceitos aos edifícios com as características acima citadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com