TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  30/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

Os resultados encontrados mostram que, embora Marx seja um autor importante para Tragtenberg e Gurgel, em suas discussões acerca da ideologia, as discussões estabelecidas pelos autores brasileiros não retomam completamente as posições do autor alemão no tocante a esta categoria. Dentre os autores que exerceram influências mais marcantes Althusser, certamente é o que tem mais peso, aparecendo de maneira direta (Tragtenberg) ou indireta (Gurgel), que se desvelou pela identificação da ideologia com aparelhos ideológicos, reprodução e imaginário. Foi possível encontrar por um lado a influência não tão marcante de autores como Gramsci e o próprio Marx.

Vemos portanto que é evidente a ausência de um estudo mais sistemático das ideias marxianas centrais sobre o problema da ideologia para que possa fomentar investigações e formular novas questões no campo dos estudos organizacionais. Se falta a essa categoria um estudo dedicado, e se essa categoria ocupa lugar de destaque, é plenamente possível que outras categorias de igual importância tenham encontrado o mesmo destino.

Nossa investigação cobriu dedicadamente apenas os livros centrais dos autores, mas eles legaram e ainda legam outros escritos que precisam ser visitados futuramente na continuidade desta pesquisa. Além disso não nos debruçamos sobre os estudos destes autores acerca de outros temas que incorporam a ideologia transcendem a teoria da administração. É possível que estes estudos por eles feitos indiquem inclinações outras no seu tratamento acerca da categoria da ideologia. Da mesma forma é preciso que se ofereça uma leitura autenticamente marxiana do problema para que se possa oferecer encaminhamentos possíveis para a lida do tema da ideologia.

É possível dizer que o estudo aqui empreendido foi exitoso em extrair os nexos centrais da apreensão da ideologia conforme se objetivou após os ajustes no problema inicial. O rigor exercido contribuiu para a obtenção dos resultados expostos, sendo feito o exaustivo exame sobre as obras inquiridas. Pesquisas futuras serão imprescindíveis para o avanço da compreensão deste tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com