TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Estagio Supervisionado Gestao Pessoal

Por:   •  9/4/2016  •  Dissertação  •  1.888 Palavras (8 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 8

1.  INTRODUÇÃO

        Este relatório possui a finalidade de apresentar a implantação do conhecimento teórico, abordado no curso de Administração, em prática, através do desenvolvimento do programa de estágio.

        A principal meta deste relatório é mostrar as atividades desenvolvidas na realização do meu estágio curricular na área de Recursos Humanos, na empresa Quebec Construções e Tecnologia Ambiental S/A, Goiânia-Go. Tentei colocar em prática conhecimentos e habilidades adquiridos com o curso e apreender com as experiências do departamento de RH permitindo assim um complemento para meu ensino profissional.

2. ORGANIZAÇÃO

        A Quebec Construções e Tecnologia Ambiental S/A iniciaram suas atividades no ano de 1991, prestando serviços de elaboração e execução de projetos de construção, saneamento básico, elaboração e execução de projetos de eletricidade, consultoria técnica em geral, serviços na área de telecomunicações em geral e elaboração e execução de projetos de tecnologia ambiental.

        Hoje a empresa está em constante especialização na execução de projetos de construção civil, serviços de limpeza urbana e na área ambiental. A Quebec está atuando ainda como implantadora e operadora no desenvolvimento de projetos, visando atender aos princípios da inclusão social, da associação com cooperativas, do desenvolvimento tecnológico e da preservação ambiental, através de parcerias com setor público e/ou privado, com um quadro de funcionários de 739 contratados e registrados na empresa.

        A missão é levar aos seus clientes serviços que tenham como foco principal o respeito à natureza e às necessidades da população. Temos como premissa essencial a prestação de serviços de qualidade, obedecendo sempre à legislação, o meio ambiente e, acima de tudo, o ser humano, com valores em todos os serviços, solidez na administração, transparência, criatividade e excelência na relação com o cliente.

3. ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO PESSOAS

        A gestão de pessoas não é mais um departamento da empresa. Segundo Chiavenato (1999), a gestão de pessoas é contingencial e situacional, pois dependem de vários aspectos como a estrutura organizacional adotada, a cultura que existe em cada organização, as características do contexto ambiental, o negócio da empresa, os processos internos e outras variáveis importantes.

        O RH da Quebec realiza todas as funções do DP, tais como: admissões e demissões de empregados, registros legais em controles diversos, aplicação e manutenção das leis trabalhistas e previdenciárias, folha de pagamento (férias, 13º salário etc.) e normas disciplinares (norma de horas extras, faltas, atrasos etc.), atendimento ao público, cadastros de clientes, organização de documentação para licitações, conferências de faturas. Contudo, a organização também aplica, parcialmente, o uso da Administração de Recursos Humano tradicional através dos subsistemas de recrutamento e seleção, remuneração, benefícios, treinamento (mais voltado aos setores administrativos e financeiros), relações trabalhistas (representado pelo setor jurídico).

        Para cumprir as tarefas demandadas, a equipe de RH é composta por supervisora, cinco encarregados, um estagiário que busca realizar com eficiência e eficácia.

        Dentre as atividades que exerci estava o recrutamento e seleção de pessoal, utilizei das técnicas para recrutar através de anúncios em jornais, agências de emprego, funcionários da empresa. A seleção era feita por entrevista pela supervisora e psicóloga, aplicava testes de aptidões. Na Quebec há um grande giro de funcionários para cargos de baixo “escalão” hierarquia, pois como participam de licitações em outras cidades e ganham tem sempre que contratar novos funcionários para coleta de lixo, motoristas, secretária, pois os engenheiros e diretores continuam sendo o mesmo da matriz que acompanha a distância. No período que estive no RH não teve nenhum recrutamento interno senti que os funcionários não têm motivação para continuar na empresa por muito tempo, sentem desmotivado sendo que cargos de nível estratégico e tático ficam entrem os familiares. Fazendo com que os funcionários não busquem melhoras e visem crescimento dentro da empresa.

        Depois de ser selecionada na entrevista e permitida a contratação pelos diretores o processo admissional solicita-se a entrega de documentos necessários para contratação e estabelece um prazo para entrega. Uma das exigências é o exame admissional que não é feita na empresa tendo que ir buscar os serviços terceirizados especializado nesse serviço. Com a documentação entregue já é lançado no Sistema, onde já assina o contratado e recebe orientação sobre renumeração, normas disciplinares, registro do ponto, benefícios, data de pagamento, uniforme, equipamentos de proteção individual (EPI), data de entrega de benefícios e posteriormente já é encaminhado para o departamento que desempenhará a função para que fosse contratada. Há uma pessoa responsável para organização de contratação e demissão de funcionários tendo às vezes se deslocar para ir à cidade onde a empresa instalará para prestação de serviço.

        O controle de frequência é feita através de ponto digital na matriz e nas filias ponto eletrônico e folha de frequência onde percebi uma grande dificuldade para controlar. Principalmente na folha de frequência que é utilizada pelos motoristas e os catadores de lixo que precisam assinar no momento que é para descansar, esse serviço tem o direito de a cada três horas trabalhadas, meia hora de descanso e assim precisa ser assinar as paradas, coisa que não fazem, pois o interesse de receber horas extras os funcionários não respeitam e não assinam a folha corretamente, para resolver esse problema que está trazendo grande transtorno para empresa juridicamente, colaborei com a ideia de implantar GPS nos caminhões podendo assim monitorar todas as paradas dos caminhões. Após a conferência, analisa-se a frequência de cada colaborador, apontando em uma planilha as horas extras realizadas e declarações médicas apresentados estão de acordo com os apontamentos do cartão. Com todas as etapas verificadas pelo RH, lançam-se no Sistema as horas extras, faltas e atrasos e cadastram-se os atestados e declarações médicas, o ponto digital lança-se por meio da leitura do pen drive que são importados para Sistema que verifica as inconsistências, após verificação impressas e entregue aos colaboradores para que os mesmos justifiquem as marcações imparciais, feita as devidas correções e com a ciência dos supervisores dos departamentos é encaminhado os espelhos de ponto impressos para os funcionários para assinarem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com