TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio supervisionado (Gestão Escolar)

Por:   •  31/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.755 Palavras (12 Páginas)  •  13.881 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

 UNINTER

KARLA CRISTINA PORTO REZENDE

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: GESTÃO ESCOLAR

LAVRAS

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 03

2 INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA ESTAGIADA ............................................ 04

3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA ....................................................... 04

4 INFORMAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO ................................................................. 05

4.1. Contextualização das observações de estágio ................................................. 05

4.2 Caracterização dos espaços de observação ...................................................... 06

4.3 Caracterização dos envolvidos............................................................................ 06

4.4 Caracterização da equipe pedagógica ............................................................... 07

4.5 Descrição das atividades do pedagogo .............................................................. 07

4.6. Descrição das dimensões do trabalho do pedagogo ........................................ 07

4.7 Plano de ação – Gestão escolar......................................................................... 09

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................. 11

REFERÊNCIAS......................................................................................................... 12

INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado na modalidade Gestão escolar é uma disciplina muito importante para a formação profissional dos futuros pedagogos por que permite conhecer na prática a rotina dos gestores escolares no desempenho de suas atividades laborais.

Esse estágio foi realizado individualmente pela aluna Karla Cristina Porto Rezende numa escola da rede SESI localizada na cidade de Lavras-MG. O período de realização desse estágio foi do dia 27/04/2016 a 12/05/2016.

Assim sendo, o principal objetivo deste estágio foi promover uma reflexão acerca das atribuições de um pedagogo no exercício de sua profissão conhecendo e compreendendo as especificidades do processo de gestão escolar e sua relação com a organização do trabalho pedagógico no contexto escolar.

Ao refletir a respeito da prática pedagógica observada durante o estágio, o estagiário consegue entender quais são os elementos norteadores da ação do pedagogo nas escolas.

A observação do cotidiano da gestora dessa escola serviu para exemplificar alguns conceitos relacionados a um novo paradigma de gestão escolar baseado em moldes democráticos que são aqueles que asseguram a participação de todos os funcionários das escolas nos processos decisórios dessa instituição escolar.

Esse estágio foi dividido em duas partes. Na primeira parte foram coletadas informações na escola e foi realizada também uma entrevista com a diretora. Na segunda parte do trabalho foi destinada ao desenvolvimento do relatório de estágio que é um texto no qual foram usadas todas as informações coletadas de uma maneira organizada e de fácil entendimento.

Dessa forma, foi possível compreender que o Estágio Supervisionado em Gestão Escolar contribuiu para a fixação dos conteúdos estudados e as atividades desenvolvidas na escola foram úteis por mostrarem que na escola é preciso que os profissionais da educação trabalhem juntos, de forma coletiva para a melhoria da qualidade de ensino da escola.

A metodologia adotada durante a realização do Estágio Supervisionado em gestão escolar foi a pesquisa de campo e para a elaboração do relatório de estágio utilizou-se a revisão de literatura como forma de embasamento teórico.

2 INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA ESTAGIADA

As atividades de observações e participação no Estágio Supervisionado em Gestão Escolar foram desenvolvidas na escola denominada Núcleo de Desenvolvimento Oficina da criança – Rede SESI Minas – CAT Sebastião Botrel Pereira. Essa escola possuía o seguinte endereço: Rua Professor José Hilário, 255. Bairro Santa Efigênia, Lavras-MG. CEP: 37200-000; telefone: 35 3821-8191 e e-mail: secretaria@escolasesilavras.com.br

O horário de funcionamento dessa escola era das 7:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30 horas. Os níveis/etapas e/ou modalidades de atendimento oferecidos por essa escola era a Educação Infantil (crianças de 0 a 5 anos de idade) e Ensino Fundamental Educação Infantil e Ensino Fundamental.

        Durante a realização do estágio constatou-se que a escola possuía 276 alunos matriculados (desses alunos 4 estavam em processo de inclusão escolar). Essa escola funciona há 12 anos no município de Lavras e possuía 30 funcionários.

O estágio desenvolveu-se entre os dias 27/04/2016 a 12/05/2016 durante o turno vespertino.

3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

Ao consultar o Projeto Pedagógico da escola estagiada foram identificadas algumas concepções consideradas relevantes para o funcionamento de uma escola tais como: a concepção de educação adotada por ela quanto à compreensão de homem, de educação, de sociedade, do papel do professor/profissional e qual o papel social adotado por ela.

A educação é definida como um processo de socialização dos indivíduos no qual alunos e professores interagem constantemente com o objetivo de adquirirem o conhecimento. Ao receber educação, a pessoa assimila e adquire conhecimentos. A educação também envolve uma sensibilização cultural e de comportamento, onde as novas gerações adquirem as formas de se estar na vida das gerações anteriores.

Assim, o processo educativo se desenvolve através da aquisição de uma série de habilidades e valores, que contribuem para a transformação intelectual do indivíduo e isso reflete em toda a sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com