TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO GESTÃO E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES PEDAGOGIA

Por:   •  4/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.763 Palavras (16 Páginas)  •  1.869 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

[pic 2]

JÉSSICA FERREIRA ALMEIDA – RA 6975511239

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO GESTÃO E ESPAÇOS   NÃO   ESCOLARES  PEDAGOGIA

Taguatinga / DF 2016

JÉSSICA FERREIRA ALMEIDA – RA 6975511239

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO GESTÃO E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

 PARA O 7º SEMESTRE – CURSO DE PEDAGOGIA

Relatório apresentado à Anhanguera – Uniderp, como requisito parcial para aproveitamento da disciplina de Estágio em ambientes e espaços não escolares, do Curso de PEDAGOGIA.  Sob orientação da Tutora à distância: : Osvaldinéia do Nascimento Santos Barreto.


  1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado em gestão e ambiente não escolar foi realizado no Centro Comunitário São Lucas – CECOSAL fundado pela Igreja Metodista no ano de 1967. Nosso objetivo é atender a comunidade de Ceilândia Sul, cidade satélite de Brasília/DF, por meio de Projetos, Creche-Escola que atende 350 crianças na faixa etária de 03 e 06 anos. Nesta Unidade do CECOSAL em Ceilândia Sul funciona também o Abrigo Emergencial onde recebemos crianças e adolescentes vindos de outros estados que fazem tratamentos na Rede Hospitalar do Distrito Federal.

No CECOSAL é oferecido cursos profissionalizantes para as famílias das crianças atendidas pela Creche-Escola e o Projeto Atividades Complementares que oferece aulas de Balé Clássico, Canto Coral e Informática para crianças e adolescentes da comunidade.

O estágio foi supervisionado e acompanhado pela pedagoga Camila Alves Rodrigues de Lima. A observação e interação foram realizadas no periodo matutino, com inicio no dia  25 de Abril de 2016 e com o  término no dia 29 de Abril  de 2016. Os temas trabalhados foram respeitados de acordo com o que as pedagogas já aviam planejado,levando em conta  a questão dos horários de cada atividade a ser praticada.

Nós obtivemos muitas experiências novas, interagimos bastante e abrangimos várias dinâmicas que poderiam ser inclusas a respeito das atividades a serem realizadas. 

OBSERVAÇÃO DE ESTÁGIO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR.

II. DESENVOLVIMENTO

Atividades Desenvolvidas

O Centro Comunitário São Lucas fornece serviços de convivência para crianças e adolescentes desde 1967. Os alunos que ali frequentam são de famílias onde as crianças necessitam ser auxiliadas pelos recursos que o local oferece e que são de muita qualidade, tais como creche, abrigo emergencial, centro de convivência familiar, cursos, oficinas e atividades complementares, os beneficiados são meninos e meninas de origem humilde. A escola oferece uma estrutura ótima de 28 salas de aulas, 08 sanitários infantis e 04 sanitários adultos, duas cozinhas semi-industriais, uma sala de TV, vídeo e DVD, duas salas de banho e uma rouparia, uma sala de Secretaria Administrativa, uma Secretaria Escolar, sala dos professores e monitoras, dois refeitórios com mesas e bancos coletivos, um consultório odontológico, um auditório, um templo religioso, um parque infantil, uma quadra de areia e uma de cimento, um parque aquático com 02 piscinas infantis, uma brinquedoteca e uma quadra coberta, enfim tudo aquilo que venha a ser necessário para o bom desenvolvimento dos alunos e da comunidade. O início das atividades é 7h30m e término ás 12h 30m.. No primeiro dia observamos que primeiramente acontece o acolhimento das crianças ás 7:30, é servido um pequeno lanche que serve como café da manhã. Neste momento ocorre também o café para funcionários. As atividades juntamente com as crianças começam ás 8 :00 h, elas são levadas até a quadra coberta, são acompanhados pela assistente social, psicóloga, pedagoga e ali farão exercícios que foi planejado pelo responsável, então dá se início as atividades do dia esporte e lazer. Que neste dia estava iniciando um teste pois haveria troca de profissional. Já na quadra os alunos foram apresentados ao novo professor e se organizam para um aquecimento, para assim então dá início as atividades de esporte. Neste dia havia cerca de 20 crianças.

OBSERVAÇÕES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GESTÃO E ESPAÇO NÃO ESCOLAR

Primeiro dia: 14 de Abril de 2016

Participando. Após o aquecimento o jogo se inicia quando formamos duplas que serão dois times, o time que fizer maior número de gols em dupla vence. Naquele dia o time vencedor ganhou de 3x0. No final das atividades o professor ressaltou a importância do trabalho em grupo e principalmente a valorização e respeito ao próximo, mostrando que em algum momento precisaremos do outro para conseguir realizar algo. Houve a pausa para o lanche ás 10: 00 h, que é mais um momento de interação onde o lanche é coletivo e dá a oportunidade das crianças conversarem um pouco mais com todos. Ao final do lanche retornamos para a quadra e as crianças foram liberadas para pratica livre que foram queimadas, pula corda, futebol, nestes momentos todos podem escolher o que irá praticar, alguns escolhem futebol mas tem aqueles que preferem brincar com um certo grupo de crianças, são elas que estão sendo monitoradas pelos profissionais presentes.  Chegamos então ao fim de um dia de estágio que apesar de ser o inicial, de muito proveito e da importância do aprendizado.

Segundo dia: 15 de Abril de 2016

No segundo dia foi seguida a rotina de acolhimento com início ás 7:30 com início e atividades ás 8:00. Dando início as atividades do dia as meninas foram organizadas e levadas à sala de balé e os meninos para informática. Neste dia acompanhamos as meninas que eram um total de oito, elas iriam participar de uma aula diferente, a professora de balé Yasmin preparou um pequeno espetáculo convidando uma antiga aluna (Fernanda) a envolver se na aula e apresentar duas músicas para as meninas. Houve a apresentação em seguida tivemos a oportunidade assistimos a vídeos de apresentações da convidada, compreendemos um pouco mais de sua história e envolvimento com a dança, passamos a conhecer suas dificuldades, as críticas que recebeu ao longo de sua carreira, suas expectativas para o futuro. Esta etapa da aula foi muito importante para as crianças, pois serviu como uma inspiração, motivação e aprofundamento de como é a vida de uma bailarina em carreira, elas também viram um pouco das suas dificuldades nos relatos da Fernanda. Houve a pausa para o lanche ás 10: 00 horas, as crianças foram encaminhadas ao refeitório, tanto as meninas como os meninos se reuniram, houve interação entre todo o grupo. Em seguida os alunos voltaram para suas salas dando continuidade as aulas. Na sala de balé começamos uma dinâmica ainda voltada para as dificuldades da vida de uma bailarina, cada menina escreveu uma carta anônima onde falavam sobre suas dificuldades, criticas, pontos positivos e negativos, ao término a carta era colocada em uma caixa e misturada a de todas umas era escolhida e lida para o grupo e tudo o que foi relatado nas cartas foi discutido e comparado a vida da convidada dando ênfase de que quando queremos muito algo não importa as dificuldades, devemos enfrentar  para obter e alcançar  aquilo que queremos para nossa vida.  E assim termos sucesso em tudo que realizamos. E assim termina o segundo dia de estágio, com ânimo e muito incentivo para buscar tudo o que almejamos, seja profissionalmente ou pessoalmente, cientes de que a dificuldade vem para todos e devemos saber lidar com elas para vencer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (222.7 Kb)   docx (59.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com