TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO GESTÃO EDUCACIONAL

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.920 Palavras (12 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE DE UBERABA[pic 1]

CRISTIANE BARBOSA PERES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

GESTÃO EDUCACIONAL

                                                               

GOVERNADOR VALADARES - MG.

2015

CRISTIANE BARBOSA PERES

[pic 2]

                                                   

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

GESTÃO EDUCACIONAL

Relatório de estágio- apresentado à Universidade de Uberaba - UNIUBE como parte das exigências à conclusão da sétima etapa do Curso de Pedagogia.

                                                           

GOVERNADOR VALADARES - MG.

2015

SUMÁRIO[pic 3]

INTRODUÇÃO        03

INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DAS MODALIDADES DE GESTÃO        04

IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO DE ATUAÇÃO DO GESTOR E SUAS RESPECTIVAS ATRIBUIÇÕES NA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO        05

OBSERVAÇÃO E ANÁLISES INSTITUCIONAIS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA CAMPO        06

ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DO TRABALHO PEDAGÓGICO DO GESTOR ESCOLAR        07

ANÁLISE DA APLICABILIDADE DO TRABALHO DO GESTOR SEGUNDO O ENFOQUE DA LEI 9394/96 E DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS Nº1/2006        08

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS PEDAGÓGICOS, CIENTIFICOS E CULTURAIS        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        12

                           

                                                                                                                                                                                                                                            

INTRODUÇÃO

O relatório tem o objetivo de relatar os resultados do Estágio Curricular Supervisionado em Gestão, realizado Na Escola Municipal Marilourdes Nunes Coelho, durante a sétima etapa do curso de Licenciatura em Pedagogia.

É possível perceber as diversas mudanças que visam a inclusão e o acesso a educação, para tanto é necessário uma escola inclusiva e identificada com o processo de construção de uma vida digna para todos e de uma sociedade mais justa. Uma escola onde a pratica pedagógica permita formar cidadãos que integrem e contribuam com sua comunidade.

A gestão democrática deve ser vivenciada por toda comunidade escolar, tendo a participação na tomada de decisões, na definição do uso de recursos, no planejamento, na formação de políticas educacionais.

Os resultados positivos de uma escola só são realmente garantidos, através de um trabalho coletivo, coordenado pela equipe diretiva e que envolva a todos, pois a escola exerce um importante, estratégico e fundamental papel social, pois a mesma deve ser um agente transformador, que leva em conta as necessidades e carências do meio em que estiver inserida, sendo uma fonte de conhecimentos e informações para todos que nela buscam uma melhoria na qualidade de vida e um aperfeiçoamento como indivíduo e ser humano consciente. Os aspectos observados foram de grande relevância para meu crescimento profissional.

  1. CONHECENDO AS DIVERSAS MODALIDADES DE GESTÃO NA ESCOLA CAMPO, SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.

É uma escola que busca formar cidadãos democráticos e participativos, fraternos e tolerantes. Quanto ao desenvolvimento do currículo da escola, os planejamentos são feito de forma coletiva, através de reuniões periódicas envolvendo os professores, supervisores, funcionários da escola de modo a promover a interação entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo, lingüístico, e social dos alunos. Com a relação ao atendimento aos pais, há necessidade dos pais agendarem na secretaria um horário para falar com a professora, onde a pedagoga fica na sala enquanto a professora atende os pais.
Dirige-se carinhosamente ás crianças, tem um tom de voz baixo e carinhoso com as mesmas. As aulas são diversificadas e criativas, utilizam o lúdico e o movimento, muitas músicas e atividades referentes às mesmas.

No que se refere à coordenação pode-se afirmar que a mesma estabelece vínculos de afetividade e parceria com a equipe docente. Está sempre disposta a ouvi-los e a auxiliar no que for necessária. A coordenação consegue acolher, orientar e mobilizar o grupo de docentes. Há estímulos e reconhecimento em relação ao trabalho do professor que busca formação continuada para melhorar seu desempenho. As reuniões são momentos de trocas e as opiniões são respeitadas e valorizadas. Nada é imposto, é construído coletivamente.

Em relação a direção da instituição, as decisões são tomadas coletivamente, é feita reunião com todos e as opiniões dos funcionários são respeitadas. A Escola Municipal Marilourdes Nunes Coelho é uma instituição que procura sempre o melhor para atender à comunidade. A concepção de educação da escola visa à formação integral do aluno, auxiliando-os a se tornarem cidadãos críticos e participativos em todas as instâncias da vida pessoal, acadêmico e social.            

                                                                                                                 

  1. IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO DE ATUAÇÃO DO GESTOR E SUAS RESPECTIVAS ATRIBUIÇÕES NA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO.

A gestão escolar passa a ser concebida sob a importância da participação de todos na organização e no planejamento do trabalho escolar, uma vez que o conceito de gestão está associado ao fortalecimento da democratização no processo pedagógico à participação de todos nas decisões necessárias e na sua efetivação mediante compromisso coletivo.

Nessa perspectiva, foi possível observar a atuação do gestor, que é comprometido com a instituição e com a comunidade, está sempre aberto ao diálogo com os pais, alunos, docentes e outros funcionários, com finalidade de mediar a convivência entre todos, promovendo valores humanos para evitar conflitos., Percebe-se que a direção da escola busca opiniões dos professores em suas reuniões pedagógicas e as utilizam para tomar decisões e programar mudanças que se fizer necessária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (137.8 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com