TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO GESTÃO ESCOLAR – FASE II

Por:   •  21/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.686 Palavras (11 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

CRISTIANE SILVA DA SILVA, RU 812800

SAMARA JERÔNIMO DE BORBA, RU 806461

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

GESTÃO ESCOLAR – FASE II

SOMBRIO

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

CRISTIANE SILVA DA SILVA, RU 812800

SAMARA JERÔNIMO DE BORBA, RU 806461

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

GESTÃO ESCOLAR – FASE II

 

Relatório de Estágio Supervisionado – Gestão Escolar apresentado à UTA Gestão Educacional Fase II do curso de Pedagogia.

Tutor Presencial: Josiane Medeiros

Centro Associado: PAP Sombrio

SOMBRIO

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ............................................................................................................. 4
  2. A ESCOLAR GESTÃO E A SUA FUNÇÃO ................................................................. 5
  1. Contextualização das observações de estágio ........................................................ 5
  2. Caracterização dos espaços de observação ............................................................ 6
  3. Caracterização dos envolvidos .................................................................................. 7
  4. Caracterização da equipe pedagógica ...................................................................... 8
  5. Descrição das atividades do pedagogo ................................................................... 8
  6. Descrição das dimensões do trabalho do pedagogo ............................................. 9
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................................ 12

REFERENCIAS ........................................................................................................... 12

ANEXO ........................................................................................................................ 13


  1. INTRODUÇÃO

O estágio ocorreu no Centro de Educação Infantil Sombrio Criança situada à Rua Telegrafista Adolfo Coelho, número s/n, no bairro São Luiz, CEP 88960, localizada na cidade de Sombrio, no estado Santa Catarina.  O estágio de observação de gestão escolar foi realizado no período de 22 a 29 de outubro de 2015, e realizado pelas alunas Cristiane Silva e Samara Borba.

Tem como objetivo proporcionar aos futuros profissionais da educação a interação ao processo de gerenciamento escolar e o processo das ações pedagógicas. O estágio supervisionado – gestão escolar consiste processos gerenciais e a relação entre a comunidade os envolvidos no ambiente escolar.

Refletir neste trabalho sobre a prática pedagógica observada, enfatizando os elementos norteadores da ação do pedagogo nas unidades escolares (conselho de classe, reuniões pedagógicas, formação continuada, hora-atividade, planejamento de ensino, organização dos espaços). Analisar o papel do pedagogo e sua ação na organização do trabalho pedagógico do contexto escolar compreendendo a importância de uma gestão escolar democrático sendo participativa no contexto escolar tendo em mente os fundamentos da gestão escolar e quais os passos para uma boa atuação.

A metodologia adotada durante a realização do estágio supervisionado foi à pesquisa de campo. Os itens trabalhados serão: contextualização das observações do pedagogo, caracterização dos espaços de observação, caracterização dos envolvidos, caracterização da equipe pedagógica, descrição das atividades do pedagogo, descrição das dimensões do trabalho do pedagogo, planejamento e organização das rotinas do trabalho do pedagogo no tempo escolar, atendimento aos pais e a comunidade, plano de estágio de Gestão Escolar.

  1. A GESTÃO E SUA FUNÇÃO

A gestão é o nome dado ao ato de: gerir, dirigir, orientar, organizar uma empresa ou sistema de trabalho. O gestor é o principal responsável pela gestão, no entanto ele não é o único, todos profissionais que estão nela inseridos, devem fazer sua parte.

A gestão pedagógica, é o nome dado ao conjunto de linhas de atuação em uma escola. Seu gestor é aquele que define as ações de cada componente escolar; as funções da gestão são direcionadas aos objetivos e perfil da comunidade escolar, suas especificidades estão anunciadas no Regimento Escolar e no Projeto Político Pedagógico da Unidade.

O clima da escola tem que está bastante favorável para uma boa gestão, entre gestor, coordenador, professores, secretária, limpeza, vigia, alunos, o gestor precisa de todo o apoio, para que seu trabalho possa ser bem realizado. Também com apoio dos pais e de toda comunidade. Pois quem é figura mais importante da escola não pode ser o diretor, não pode ser autoritário e jamais individualista, tem que ser um ambiente bom e agradável, para que se trabalhe melhor.

O gestor juntamente com o coordenador é responsável por elaborar e adaptar os horários de aulas. E uma das grandes dificuldades é como organizar os horários para que os professores atuem com os estudantes de todos os turnos. O gestor pode sempre se reunir com sua equipe pedagógica ou de demais funcionários da escola, para adequar algo que não esteja indo bem. Hoje trabalha-se muito com a "Gestão Democrática", e neste modelo de gestão todos da equipe escolar participam: dando opiniões e sugestões para melhorar a escola, além de fazer sua parte para esta melhora.

  1. Contextualização das observações de estágio

 

O estágio foi realizado no Centro de Educação Infantil Sombrio Criança situada à Rua Telegrafista Adolfo Coelho, número s/n, no bairro São Luiz, CEP 88960, localizada na cidade de Sombrio, no estado Santa Catarina. As visitas para observação ocorreram de 22 a 29 de outubro de 2015 pelas acadêmicas Cristiane Silva da Silva e Samara Jerônimo de Borba.

A instituição atende a etapa de Educação Infantil que compreende desde o berçário até a pré-escola. O processo de inclusão já ocorre neste ambiente fazendo com que ele ocorra de forma efetiva e significativa tanto para o educando quanto a família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (766.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com