TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio - ONG

Por:   •  19/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 7

ADMINISTRAÇÃO NO TERCEIRO SETOR

RELATÓRIO EXECUTIVO

Trabalho apresentado ao Professor José Humberto disciplina Administração no 3ºSetor, 7° Período, do curso de Administração.

COOPERATIVA RECICLA HOJE RECICLANDO PARA UM FUTURO MELHOR

1. APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO, LOCALIZAÇÃO E PEQUENAS HISTORIAS

A cooperativa “Recicla Hoje - Reciclando Para Um Futuro Melhor” é uma cooperativa civil sem fins lucrativa, localizada na rua Sidenhan Rosa Muniz, s/n na cidade de Pirajuba, Minas Gerais.

Essa cooperativa foi elaborada a partir de um projeto “Cidade Sustentável” que foi uma elaboração do CRAS, com a assistência social e a Prefeitura, ingressando a coleta seletiva (cooperativa) a educação ambiental e o viveiro de mudas.

Cada vez mais a ação do homem tem refletido na natureza, tal fato pode ser notado pela crise instalada no país, onde é notório a escassez de chuva e automaticamente o racionamento de água.Desta forma, a Prefeitura Municipal de Pirajuba criou o projeto Cidade Sustentável com o objetivo de minimizar os impactos ambientais causados pelo homem. Através de conservação e reflorestamento da flora, transformação dos resíduos recicláveis em oportunidade e cidadania, além de educar a nova geração, garantindo um ambiente sustentável para as gerações futuras.

No ano de 2013 a Prefeitura Municipal de Pirajuba, deu início a cooperativa, para minimizar os impactos causados pela geração dos resíduos sólidos urbanos. Tendo em vista, que já havia no município o CREAMB - Centro Regional de Educação Ambiental Viveiro de Mudas devidamente instalado, verificou-se a possibilidade de sucesso na implantação da Educação Ambiental, coleta seletiva de resíduos sólidos, bem como destinação correta de todos os resíduos coletados. Um projeto que atenderia a comunidade como um todo. Para criação da Cooperativa e a implantação da coleta seletiva e reciclagem, primeiramente a administração contratou uma empresa para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, ambos foram elaborados durante o ano de 2013 e devidamente aprovado pela Câmara Municipal através da Lei 1369/2013 em 10 de Dezembro de 2013.

A partir de então iniciaram as atividades pertinentes a coleta seletiva, detectando a necessidade de uma nova abordagem conscientizando a toda população que teria início a coleta seletiva. Nessa etapa foram realizadas reuniões com a comunidade, divulgação em mídia visual, rádio, propaganda volante, outdoor, panfletos.

Material de divulgação

Paralelamente foi mobilizado um público o qual os integrantes fariam parte da Cooperativa de Catadores de Recicláveis, público este, principalmente usuários do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social e outras pessoas que não tivessem qualquer outra renda fixa.

A cooperativa Recicla Hoje – Reciclando para Um Futuro Melhor foi constituída em 15 de maio de 2014 com adesão de 30 pessoas. Sendo que dez dessas pessoas, tiveram interesse de iniciar as atividades fim da cooperativa. A partir de então os próprios cooperados, passaram por um treinamento, onde foram abordados os temas: educação ambiental e coleta seletiva, como deveriam se comportar e como realizar a coleta, separação e segregação. Após o treinamento os próprios cooperados iniciaram as visitas falando sobre o que tinham aprendido e de como seria importante a participação da população na coleta seletiva, pois, além do ganho ambiental este passaria a ser fonte de renda de diversas famílias.

Em 16 de junho deu-se finalmente início à coleta seletiva, sendo coletados os materiais todas terças e sextas-feiras. A coleta é realizada pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos (Prefeitura) a mesma que realiza a coleta comum, juntamente com os cooperados. Como resultado no primeiro mês destinou-se 7.100 kgs de materiais recicláveis. Um valor de R$ 2.767,31. O que antes era lixo passa a ser oportunidade e cidadania, o volume de reciclagem vem aumentando mensalmente.

O processo de coleta seletiva é continuo, além da questão ambiental deverá ser feito um trabalho social com as famílias dos cooperados, abordando temas diversos na área de saúde, educação, economia doméstica e principalmente inclusão dessas famílias na educação escolar, buscando a melhoria no modo de vida dessas pessoas.

O público alvo em relação a coleta seletiva abrange toda comunidade urbana e rural do município de Pirajuba.

2. OBJETIVOS, METAS, PRINCÍPIOS E DIRETRIZES

O objetivo e metas da cooperativa como descrito no Estatuto, Cap. I art.4 e 5.

“É o gerenciamento do projeto de reciclagem cidade limpa, tendo como referência uma cidade bem definida no espaço público. Uma cidade limpa e organizada. A cooperativa junto com o projeto quer priorizar a despoluição, de uma vez por todas, com isso, devolver aos seus moradores o direito de uma cidade não só agradável, mas com mais qualidade de vida. A cooperativa desenvolvera seu trabalho visando suprir as necessidades de todos os cooperados, notadamente, nas áreas econômicas, social, tecnológica, cultural e ecológica, sem qualquer objetivo lucrativo.”

Os princípios e as diretrizes da cooperativa estão embasados no Plano Estadual de Coleta Seletiva buscam consolidar as determinações da Lei Estadual nº 18.031, de 12-1-2009, e da Lei Federal nº 12.305, de 2-8-2010, sobre Resíduos Sólidos e no Plano Municipal de Saneamento Básico aprovado pela lei municipal 1369/2013, no que se refere à implantação e manutenção da coleta seletiva.

Os princípios que norteiam, são:

 Universalidade;

 Regularidade;

 Continuidade;

 Controle Social;

 Prevenção;

 Gestão Integrada, Compartilhada e Sustentável;

 Redução e Valorização dos Resíduos.

“A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (136.3 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com