TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio da ong

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  1.080 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DA ONG

A ONG é uma entidade que visa designar projetos humanitários de diversas entidades, que foi formada por católicos,  protestantes, organizações e governo com objetivo de ajudar as classes pobres com movimentos sociais, principalmente nos países do Sul com intuito de consolidar a democracia.Paulo Freire foi um dos que ajudou a disseminar a educação, conscientização e transformação social .

 Os centros de acessórias faziam parte do campo progressista, pois eram ajudados pelas ONGs,  que denunciavam violações de direitos humanos por meios das igrejas que seguiam a teologia da libertação.

Todas as organizações que tinham o intuito de ajudar o próximo foram chamadas de ONGs, que no Brasil ocorreu em 1990. A partir de 1990, as ONGs foram submetidas a trabalhos de parceria com Estados e empresas atuando sem fins lucrativos.

Ao contrario dos centros de acessorias da década 70, as ONGs da década de 90 trabalhavam com desenvolvimento auto sustentável e não com formação política.Elas trabalhavam com ecologia, democratização, diversidade cultural, geração de renda direitos de cidadania.

A terminologia  concebida pelas ONGs aconteceu quando a igreja católica perdeu espaço para as linhas espiritualistas, essas mudanças favoreceram a diminuição do emprego formal, enfraquecimento dos sindicatos, favorecimento de negócios com menores custos para contratação de mão- de - obra sem direitos trabalhistas e desenvolvimento de uma economia comunitária.

Os gerentes das ONGs tornaram-se atores políticos pois sua participação não produzia efeito para o PIB ou diminuição da pobreza. Pensavam apenas em sua carreira lucrativa sem nenhum desenvolvimento para a sociedade.

Esses impactos substantivos desviam a atenção do povo,  despolitizam e desmobilizam os pobres com suas ações focadas na auto ajuda. As ONGs geram um mundo político onde a aparência da solidariedade e da ação social disfarça a conformidade com a estrutura do poder internacional e nacional.

Existem ONGs financiadoras e financiadas que devem prestar contas a suas financiadoras e encaminhar relatórios periódicos para seus mantedores, autonomia é no mínimo questionável.

Algumas situações diferentes são o movimento sem terra (Brasil) e camponeses indígenas (México), que usam doações que recebem das ONGs para ações diretas do movimento e não para um trabalho especifico.

O ECOSOC define as ONGs como qualquer organização que não foi criada por governos como organização governamental. As ONGs são consideradas  força internacional, como as  empresas multinacionais, que exercem um papel muito importante nas decisões políticas nos países de primeiro mundo. Por tanto elas são sempre nacionais e podem ser consideradas como multinacionais. Alguns países abrigam muitas ONGs pois possuem varias pessoas que representam países e organizações, ex: Greenpeace.

Existem ONGs que trabalham a favor do assistencialismo e filantropia para se manter vivas, estas favorecem o desenvolvimento social e a educação, enquanto outras se aproveitam desse tipo de organização apenas  para criar empregos para classe media. Empregos estes que são subsidiados sem qualquer controle pelo estado e menos ainda pela população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com