TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio parcial - Prointer IV

Por:   •  15/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.158 Palavras (9 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira

VERA MARIA PEIXOTO – RA: 2851811713

TUTOR: JORCELI DE BARROS CHAPARRO

DISCIPLINA: Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira

PROINTER IV

Relatório Parcial

UBERLÂNDIA

2016

INTRODUÇÃO

    A administração de qualquer negócio exige um certo conhecimento por parte dos administradores, pois gerenciar envolve planejamento, organização, direção e controle, e isso só é possível quando se tem informação. Segundo Lesca (Apud Machado,2000), “a informação de atividades engloba todo tipo de informação necessária para iniciar, realizar e controlar as operações relacionadas ao funcionamento da empresa”. Num mercado cada vez mais competitivo, sobrevive a empresa que melhor conhecer seu ramo de atividade, tiver melhor controle de seus custos, conhecer seus concorrentes e tiver uma equipe comprometida e qualificada para acompanhar as tendências do mercado. Isso só é possível quando as informações são fornecidas em tempo real. Uma das funções diárias dos gestores é avaliar, através da administração financeira, o desempenho econômico financeiro da empresa a fim de melhor conhecer e discutir os possíveis e melhores caminhos da organização quanto à concessão de crédito aos clientes, planejamento e análise de investimentos, obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, objetivando o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários e desperdícios.

     A análise financeira, ferramenta muito utilizada para conhecer a viabilidade, estabilidade e lucratividade de um negócio ou projeto, engloba um conjunto de instrumentos e métodos que permitem realizar diagnósticos sobre a situação financeira de uma empresa, assim como prognósticos sobre seu desempenho futuro. A área financeira pode ser considerada como o combustível da empresa que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica, passando energia ou vida para os outros setores, viabilizando a realização das atividades, objetivando o lucro a maximização dos investimentos mas, acima de tudo, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, objetivando a viabilidade dos negócios que proporcionem não somente o crescimento, mas, o desenvolvimento e a estabilização.

     A falta de planejamento e controle financeiro prejudica e dificulta um resultado satisfatório e real da contabilidade. A base de todo trabalho de contabilidade começa no setor financeiro. Se a empresa tem uma boa equipe financeira que trabalhe corretamente e que possa passar informações precisas como: valor de estoques, saldo de caixa, valor das contas a pagar e receber, volume das despesas fixas e financeiras, colaborará em muito para que o trabalho da contabilidade possa ser desenvolvido de forma correta e confiável.

VALOR PRESENTE LÍQUIDO

     Quando uma empresa deseja fazer qualquer tipo de investimento, normalmente são feitas projeções futuras dentro do planejamento da empresa para que os gestores possam analisar se estão tomando a melhor decisão e se a empresa terá retorno ou prejuízo. A matemática financeira ensina que não podemos simplesmente somar ou subtrair valores futuros que entrarão e sairão do caixa (fluxo de caixa) em um projeto de investimento. Isso porque deve ser considerado o valor do dinheiro no tempo.

     O Valor Presente Líquido é um método que consiste em trazer para a data zero todos os fluxos de caixa de um investimento e soma-los ao valor do investimento inicial, usando como taxa de desconto a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) da empresa ou projeto. A TMA é uma taxa de desconto utilizada nos métodos de análise de investimento que representa o mínimo de retorno que a empresa ou investidor deseja obter. Quando o VPL é maior que zero significa que o investimento irá trazer retorno econômico. Isto quer dizer, que as entradas, quando trazidas para o presente, são maiores que as saídas de caixa. A taxa de retorno será maior que a TMA. Se o VPL for igual à zero significa que o investimento atingiu ponto de equilíbrio, ou seja, as entradas de caixa são iguais às saídas de caixa. A taxa de retorno será igual a TMA. Se o VPL for menor que zero significa que as entradas são menores que as saídas de caixa e o projeto trará prejuízos. A taxa de retorno será menor que a TMA. Este método permite comparar diferentes projetos e indicar o maior VPL como melhor investimento.

     Empregando a fórmula do VPL para os valores da tabela abaixo, considerando TMA de 6% ao ano.

PERÍODO

INVESTIMENTO

0

- 80.000,00

1

25.000,00

2

25.000,00

3

25.000,00

4

25.000,00


     VPL – Valor Presente Líquido

     FCX – Fluxo de Caixa - período (1 até n)

     Io – Investimento Inicial

VPL =  Fcx1 + Fcx2 + Fcxn – Io

            (1+i)¹   (1+i)²    (1+i)ⁿ

VPL =  25000 + 25000 + 25000 + 25000 – 80.000 = 6.627,64

             (1,06)¹    (1,06)²   (1,06)³   (1,06)4

       

     O Valor Presente Líquido (VPL) possui algumas limitações,como não considerar a vida (tempo de duração) e nem a escala na comparação de projetos de investimento. Contudo é considerado por muitos como o método mais correto de engenharia econômica.

     Feitas as ressalvas e levando em conta os cuidados necessários para análise de investimentos, o VPL é um excelente método para ser utilizado na prática.

ANÁLISE E CÁLCULO DO PAYBACK

     A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital. Já orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimentos e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder questões como:  O projeto vai se pagar?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com