TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARCIAL - PROINTER IV

Por:   •  12/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.598 Palavras (15 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

NOME DO POLO

CLODOALDO DA SILVA MORAES – RA: EAD2710204479

Nome do TUTOR EAD

RELATÓRIO PARCIAL - PROINTER IV

BELÉM – PARÁ

OUTUBRO / 217


CLODOALDO DA SILVA MORAES – RA: EAD2710204479

Nome do TUTOR EAD

RELATÓRIO PARCIAL - PROINTER IV

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Tecnologia em Gestão Financeira do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de _____________________.

BELÉM – PARÁ

OUTUBRO / 217

  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2     PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO-FINANCEIRO .......................................................5

3        TÉCNICAS DE ORÇAMENTO DE CAPITAL: VPL E TIR        6

3.1   VALOR PRESENTE LÍQUIDO....................................................................................... 7

 3.2  TAXA INTERNA DE RETORNO.................................................................................... 8

4        A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO        8

5        OS ÍNDICES DE ANÁLISE FINANCEIRA        9

6        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        12


  1. INTRODUÇÃO

O planejamento estratégico-financeiro é uma metodologia que ajuda a empresa a planejar suas ações e estratégias no intuito de conquistar os objetivos traçados para o futuro. É essencial que esse planejamento seja alinhado com as ambições e metas da empresa. O projeto de ação do planejamento estratégico – financeiro dependerá, em sua maioria, de recursos financeiros, sendo que estes serão fornecidos de acordo com essas projeções.

As decisões financeiras devem ser tomadas com base em dados gerados por sistemas de informações contábeis e financeiro adequadamente estruturados.

Em uma empresa é de suma importância a utilização do orçamento de capital, que se baseia em um processo de tomada de decisões de planejamento e análise de oportunidades de investimento de longo prazo, em ativos que devem produzir benefícios para mais de um ano. Com esse processo será possível adquirir e instalar os ativos necessários para o atendimento de demanda da empresa. No presente trabalho o foco será voltado para duas técnicas utilizadas no orçamento de capital, o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR).

 Nas condições econômicas no cenário do mercado atual, as empresas buscam vantagens competitivas, demonstrando a importância de uma gestão eficiente do capital de giro. O ambiente competitivo de negócios necessita da empresa uma gestão financeira eficiente, não apenas com o intuito de alcançar os objetivos desejados, mas também para manter a empresa ativa no mercado.

Como buscam sobreviver num mercado instável, onde apenas vender não é o bastante, é preciso oferecer valor, muitas empresas utilizam um método de controle eficaz, capaz de gerenciar cada recurso investido, e dessa maneira lidam com redução de custos, planejamento administrativo, econômico e tributário, revisão de controle e da estrutura de produção, enfim, gerenciam cada variável que interfere diretamente e indiretamente nas atividades da empresa. Utiliza-se para isso um dos instrumentos mais importantes no processo de gerenciamento econômico-financeiro, e uma grande ferramenta de tomada de decisão, a análise das demonstrações contábeis, ou mais conhecida como análise financeira, que no trabalho será dividido em três grupos: índices de liquidez, endividamento e lucratividade.

  1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO-FINANCEIRO

Atualmente, o cenário econômico é cheio de incertezas, crises econômicas e grande concorrência, o planejamento estratégico-financeiro mostra-se não apenas como uma ferramenta para a boa gerência, mas também como instrumento para que a empresa sobreviva. Como conceito retirado do dicionário o termo planejar significa projetar metas, elaborar planos direcionados a peculiaridades do projeto que se almeja por em prática; enquanto finanças significa dinheiro, riqueza, ciência da variação da moeda. Assim, fazer uma estratégia para planejar as finanças de uma empresa é criar uma estratégia econômica, para que os objetivos, sejam eles de curto ou longo prazo, sejam atingidos da maneira mais estruturada e precisa possível. Desta forma a empresa poderá obter o seu crescimento financeiro e estrutural planejado com maior facilidade, assim como possuir sustentabilidade em seus empreendimentos.

Como a indústria e o comércio vêm se desenvolvendo cada dia mais, nota-se o crescimento maior do número de empresas de médios e grandes portes. O homem ou o grupo de homens que antes eram capazes de administrar seus próprios negócios, sem precisar de um sistema de planejamento hoje já se sentem incapazes diante da multiplicidade de problemas. E é neste novo cenário que passa a existir a necessidade de um planejamento financeiro, pois através dela podem-se alcançar suas metas e objetivos, além da fixação de prioridades para a empresa. O fato de o planejamento obrigar a administração a refletir sobre os objetivos e fixar prioridades talvez seja o mais importante resultado do processo, conforme propõe (GITMAN, 1997; LAWRENCE e LORSCH, 1970; ROXO, 1985).

O planejamento financeiro permite determinar o tipo e a natureza das necessidades
de financiamento. O uso eficiente de um plano financeiro é resumido por Cherry
(1977.p.35):

estreitamente associado com a aquisição eficiente de fundos e seu uso
adequado está o planejamento da função financeira. O planejamento financeiro ajuda a garantir a disponibilidade de fundos suficientes quando necessários, informa com antecedência as' necessidades de fundos de maneira que as negociações sejam eficientes e aumentam as possibilidades de rendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (227.5 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com