TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARCIAL - PROINTER IV

Por:   •  6/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.888 Palavras (8 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIDERP – SANTO ANDRÉ

DANIELA APARECIDA DO PRADO – RA: 1299140545

JOZIANE ALMEIDA

RELATÓRIO PARCIAL - PROINTER IV

SANTO ANDRÉ / SP

OUTUBRO / 2017


DANIELA APARECIDA DO PRADO – RA: 1299140545

JOZIANE ALMEIDA

RELATÓRIO PARCIAL - PROINTER IV

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Financeira do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira IV.

SANTO ANDRÉ / SP

OUTUBRO / 2017

  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO-FINANCEIRO        5

3        TÉCNICAS DE ORÇAMENTO DE CAPITAL: VPL E TIR        6

4        A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO        8

5        OS ÍNDICES DE ANÁLISE FINANCEIRA        9

6        CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        11


  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho você irá entender a importância de um planejamento financeiro dentro de uma empresa, o quão importante é para uma empresa ter controle sobre todos os valores que entra e sai diariamente.

Você leitor vai entender o que é um planejamento financeiro, como ele funciona qual a importância dele, como fazer esse planejamento.

Mostro também as principais ferramentas utilizadas na gestão financeira dentro de uma empresa, como utilizar cada ferramenta, e o que essas técnicas irão trazer para empresa. Posso te adiantar que você irá aprender sobre a TIR e VPL.

E você vai entender que para uma empresa crescer, estar sempre em movimento acompanhando as mudanças do mercado, ela precisa ter um capital de giro. Outro ponto importante e essencial para o desenvolvimento de qualquer empresa.

Este trabalho foca nas ferramentas necessárias para ter o controle e o desenvolvimento de uma empresa.


  1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO-FINANCEIRO

Em que consiste um planejamento estratégico-financeiro?

Podemos chamar de uma ferramenta administrativa, que é utilizada pelo gestor da empresa, a fim de reconhecer o cenário atual do empreendimento, desenvolver objetivos e traçar caminhos para que seja possível alcançar as metas estabelecidas. Seu principal instrumento é o fluxo de caixa.

Planejar é essencial para o sucesso de uma empresa. Ter um planejamento financeiro é crucial para que haja controle sobre as entradas e saídas mensais de seu negócio, só assim saberá se a empresa possui liquidez para saudar seus compromissos ou se necessitará fazer financiamentos.

Segundo Gitman (1997, p. 589):

“O planejamento financeiro é um aspecto importante para o funcionamento e sustentação da empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos.”

Ter um planejamento financeiro ajuda a evitar graves erros de gestão e a manter a saúde financeira do empreendimento. Pesquisas revelam que, dentre os seis maiores erros de quem vai à falência está o de não ter controle sobre o fluxo de caixa da empresa. 

Um planejamento financeiro é muito importante não só para a manutenção do negócio, mas para seu desenvolvimento. O gestor vai conseguir entender melhor seus resultados, trazer objetivos financeiros mensuráveis, controlar suas entradas e saídas de recursos e abordar seu orçamento de maneira muito mais dinâmica e eficaz.

O processo para o desenvolvimento de um planejamento financeiro pode ser feito através de software de gestão financeira e até de empresa especializada nos serviços de contabilidade.

O planejamento financeiro deve ser cautelosamente analisado e discutido entre os envolvidos até que se chegue a um censo comum.


  1. TÉCNICAS DE ORÇAMENTO DE CAPITAL: VPL E TIR.

VPL

O VPL tem como objetivo calcular o valor presente de uma sucessão de pagamentos futuros, deduzindo uma taxa de custo de capital. Esse cálculo é extremamente necessário, porque o dinheiro que receberemos no futuro não terá o mesmo valor que o dinheiro que temos no tempo presente.

Todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital.

Fórmula para calcular o VPL:

o fluxo de caixa (FC), o tempo do investimento (j) e a taxa de desconto (i). Assim, temos:

VPL = FC0 + FC1/(1+i)^(j+1) + FC2/(1+i)^(j+2) + … + FCn/(1+i)^(j+n)

O  VPL pode dar três resultados, que são:

  • VPL negativo: pode-se dizer que o investimento é inexequível e que ocasionará perdas e prejuízos
  • VPL positivo: o investimento é executável e o investidor terá ganhos financeiros e conseguirá a valorização do seu dinheiro.
  • VPL neutro: o investimento a ser realizado será equilibrado, não trará nenhum prejuízo e nenhum benefício.

o VPL é uma das métricas mais importantes a analisar antes de começar um investimento.         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (154.5 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com