TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório da Empresa Preferida Indústria e Comércio S.A

Por:   •  8/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 6

 [pic 1]

PROCESSOS GERENCIAIS

ANÁLISE ORGANIZACIONAL

Relatório da Empresa Preferida Indústria e Comércio S.A.

                                                  POR JÉSSICA RAMOS

                                               

                                               PROFESSORA: CÉLIA LIMA

                                                 São Gonçalo – Rio de Janeiro

2020

Trabalho para aprovação em disciplina de Estruturas e Processos Organizacionais pela Universidade Veiga de Almeida.

                                                            INTRODUÇÃO

A Preferida Indústria e Comércio S.A. é uma organização familiar, formada por duas famílias que já estão no mercado há quatro gerações. Ela atua no ramo de fiação, no setor têxtil se trata de uma grande empresa, considerando seu faturamento médio anual de 900 milhões.

A empresa Preferida com objetivo de destacar e corrigir possíveis problemas estruturais, elaborou um relatório de análise organizacional, para visar seu crescimento e possibilitar a realização do seu atual objetivo, que é ingressar no mercado internacional, tendo como foco o Mercosul.

        

Análise Estrutural

A empresa Preferida atua desde o ano de 1920 e a administram há quatro gerações. A partir dos dados coletados foi feito um organograma que representa a estrutura organizacional da empresa, que é composta por cargos que são ocupados por integrantes das famílias. Segue abaixo a classificação desses cargos:

  • Família 1: ocupa os cargos de Presidente do Conselho de Administração, Assessor Jurídico, Assessor de Recursos Humanos e Diretor industrial, representados no organograma pela cor clara.
  • Família 2: ocupa os cargos de Presidente Executivo, Diretor Comercial e Diretor Financeiro, representados no organograma pela cor mais escura.

[pic 2]

[pic 3]

Analisando o organograma  hierárquico da empresa, observamos que as características se enquadram como  uma estrutura linear (staff-and-line), com o poder centralizado, onde cada setor responde a um único superior e alguns de seus níveis organizacionais contam com o auxílio de uma equipe de assessores, os chamados de staff, que possuem conhecimentos técnicos de determinadas áreas específicas que ajudam na tomada de decisão. Contudo, essa estrutura pode interferir de forma que afaste a relação entre os cargos, enfraquecendo a interação entre as equipes, além de gerar possíveis conflitos entre os seus superiores. No caso da Preferida, os staffs são os assessores jurídico e de recursos humanos.

                                                                 Medidas Solucionárias

De acordo com o organograma atual, exemplificado acima, percebemos que além de ser uma estrutura engessada e centralizada, existe uma desigualdade de poder entre as duas famílias, sendo esse um dos possíveis motivos dos conflitos internos. Tendo a intenção de alcançar o objetivo da empresa e findar os conflitos, sugiro que se faça necessário uma atualização na organização. Uma opção democrática para escolher e distribuir os cargos, possibilitando uma melhor interação com a equipe, flexibilizando e aproximando acessos entre os cargos, para permitir um desenvolvimento em conjunto através de treinamentos e processos internos de liderança. Assim, um cargo pode suprir a ausência do outro sem maiores conflitos e buscar os melhores resultados.  

 Outra mudança a ser feita,  seria a abertura do capital da empresa, que atualmente é fechado. A abertura desse capital pode agregar novas oportunidades, até mesmo para alcançar com mais rapidez o objetivo inicial da empresa: o mercado internacional. Ela passará a ter acesso a recursos que podem originar em benefícios, possibilitando desenvolver novos produtos ou até mesmo fundar filiais.

Mais uma sugestão, seria a divisão de departamentos. Analisando essa organização, percebemos uma estrutura inflexível, com pouca comunicação entre os setores e com contendas de poder no nível estratégico da empresa. Os membros das famílias assumem cargos em níveis distintos, gerando assim maior insatisfação, por isso proponho a mudança da estrutura para uma mais receptiva e descentralizada, a fim de amenizar as diferenças entre cada um dos membros das famílias, os unindo na tomada de decisão e  oferecendo autonomia para que todos possam controlar os processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (217.4 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com