TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado II

Por:   •  18/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.729 Palavras (11 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 11

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

Relatório de Estágio Supervisionado II

IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

Nome: Walderik severo de Araújo  

RA: 8396838313  

Polo: Caruaru – PE.

Período do Estágio: 31/10/2016 a 09/11/2016

Ano Letivo: 2016

IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

Empresa concedente: Acumuladores Moura S.A    

Setor de realização do Estágio Supervisionado obrigatório: Logística Industrial    

INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA:

       Sendo o estágio uma forma prática de extensão e pesquisa de novos conhecimentos para o acadêmico, onde permite que o aluno possa colocar em prática os conceitos e técnicas do campo da administração, buscamos realizar o estágio supervisionado II na área de administração no setor de Logística da empresa Acumuladores Moura S.A na cidade de Belo Jardim.

        A empresa foi fundada em 1957 a Acumuladores Moura por Edson Mororó Moura. Hoje a empresa possui hoje uma capacidade de produção superior a 07 (sete) milhões de baterias por ano, atualmente o Grupo Moura possui seis plantas industriais, dois centros técnicos e logísticos avançados e mais de setenta centros de distribuição comercial no Brasil, na Argentina e no Uruguai, além de distribuidores parceiros no Paraguai, atendendo assim todo o MERCOSUL.

       Desde então a empresa instalou várias outras empresas ao grupo, como a metalúrgica para reprocessamento de sucatas de baterias e o processo de logística reversa, a tecnologia de produção de placas de chumbo com a Liga prata via expanssoras e fundição de elevado grau de tecnologia. Em 1986 abriu uma unidade para produção de baterias no estado de São Paulo, tornando-se um importante avanço da empresa para as regiões Sul e Sudeste do País.

       Neste intervalo de tempo, também cresceu seu relacionamento com novos clientes e mercados, destacando-se as exportações para os EUA em 1983, e Início do fornecimento de baterias à Fiat Automóveis S.A, já em 1984 Lançamentos da bateria para veículos movidos a álcool e em 1988 início do fornecimento de baterias à Volkswagen do Brasil.

       No ano de 1999 lançou as baterias com tecnologia de liga Prata, e no ano de 2000 teve o início do fornecimento de baterias à Iveco, neste mesmo ano lançou a bateria estacionária Moura Clean.

       Nos anos de 2005 e 2010 iniciou o fornecimento de baterias à Mercedes-Benz para Kia Motors, e recentemente em 2013 lançou as bateria Moura VRLA. A empresa tem sua base de produção para baterias automotivas, no entanto vem diversificando sua linha de produtos para atender as demandas do mercado.

       Nesta linha de atender as mais variadas linhas de produtos, consta hoje em seu pórtifólio as seguintes marcas: Moura Boat (náutica), Moura Clean (Baterias estacionárias) e a Moura Log Diesel (Veículos transporte).

        Atualmente, é uma das maiores fornecedoras de baterias para a frota de veículos em circulação na América do Sul, conquistando prêmios internacionais de qualidade das montadoras Fiat, Ford, GM, Mercedes-Benz e Volkswagen.- Elencar todos os dados disponibilizados pela empresa e necessários à complementação do trabalho.

- Apresentar o setor onde será desenvolvido o estágio, enfatizando-o de forma mais detalhada (organograma/fluxograma do setor).

PLANO DE AÇÃO:

       Ao longo do estágio foi possível avaliar as operações da área de logística na empresa, e neste intervalo de tempo podemos erguer ações/tópicos que sugerem oportunidades, bem como os pontos positivos verificados.

      Os pontos fortes que verificamos foram:

  • Estrutura do setor com recursos perfeitamente instalados;
  • Sistema de qualidade funcional e atuante;
  • Fluxo de materiais rápidos e eficazes;
  • Equipe operacional treinada/motivada e habilitada para executar tarefas;
  • Arranjo físico alinhado ao fluxo produtivo da empresa;
  • Resultados estabilizados e consistentes nos indicadores de desempenho;
  • Sistema de gestão eficaz do setor de logística;
  • Empresa com cultura empresarial bem difundida e aceita pelos funcionários.

      Os pontos de oportunidades erguidos são apresentados a seguir:

  • Automatizar o sistema de informações para faturamento das notas fiscais de saída;
  • Com o crescimento da empresa a área física demonstra-se restrita, requer uma ampliação dado o crescimento produtivo previsto;
  • Automatizar o inventário físico (Hoje manual);
  • Melhorias no piso do setor, estado atual atrapalha a operação para movimentação de cargas;
  • Habilitar todos da equipe para operar com Ponte rolante e Empilhadeiras, atualmente parte da equipe não está apta a realizar operações com tais equipamentos;
  • Eliminar uso de planilhas de Excel, atualmente ocorrem retrabalhos pois informações são importadas do sistema ERP para Excel e isto representa uma perda administrativa.

      Estes foram os pontos que levantamos durante o período de estágio e os quais apresentamos como nossa contribuição durante este período.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

     

      Com a finalidade de seguir uma estrutura do estágio elaboramos um cronograma com as atividades que devem ser as mais significativas, com a finalidade de garantir um sequenciamento lógico e distribuídas durante o período previsto para a sua realização.

Cronograma Atividades do Estágio

[pic 2]

Estrutura organizacional:

        A empresa tem uma estrutura organizacional mista (Familiar e Profissional), Cargos de presidência são ocupados por pessoas da família e a diretoria é composta por profissionais de carreira contratados, bem como para toda a sua liderança de operações, produção e distribuição.

Organograma Funcional:

Figura: Organograma Acumuladores Moura S.A

[pic 3]

Fonte: Acumuladores Moura S.A (2016).

       A Logística da Moura excuta os seguintes processos: Programação da Produção e Armazenagem e expedição de Baterias.

       Sobre esta última atividade é que iremos desenvolver o estágio, dado que é responsável por expedir em torno de 1,2 milhões de produtos ao ano e com significativa importância para a organização

    O setor de estágio escolhido é desafiante em virtude de volume de produtos/dia, onde são recebidos armazenados e embarcados diariamente em torno de 72 paletes de produtos semielaborados, e efetuado o carregamento de caminhões que transportam os produtos para seus destinos finais, sendo eles:

  1. Itapetinga – SP;
  2. Pilar-Arg.

        Ao longo do estágio verificamos elevado nível de controle que a empresa possui, principalmente na parte relacionada ao treinamento operacional com foco em Segurança e Qualidade, onde todos os funcionários são devidamente treinados e monitorados pelo sistema de Gestão Desenvolvimento operacional.

       

Setor de Logística

Figura: Organograma Setor Logística Acumuladores Moura S.A

[pic 4]

              Fonte: Acumuladores Moura S.A (2016).

        Durante o estágio também foi possível verificar o fluxo produtivo do processo, onde buscamos avaliar os pontos significativos, considerando que por se tratar de uma indústria o fluxo de materiais é intenso, e que requer cuidados específicos. Para uma melhor análise descrevemos o fluxo Logístico para expedir produtos pela empresa, de tal forma que garanta os níveis de controle, tendo por base um faturamento de 100% dos produtos fabricados para seus destinos finais, cumprindo toda a questão de normas de controles contábeis e fiscais.

        Para um melhor detalhamento, apresentamos o fluxo de operações realizadas no setor de logística, sua operacionalização e destinação final de seus produtos.

Figura: Fluxo Processo Logístico Baterias Moura S.A

[pic 5]

Fonte: Acumuladores Moura S.A (2016).

   

        Seguiremos a partir de esta etapa descrever em detalhes as operações realizadas no fluxo produto:

        Iremos apresentar um fluxo do processo de materiais da empresa com foco na logística:

Processo 01: Montagem

        Setor que executa a junção de peças do processo, tais como: Componentes Plásticos (Caixas e tampas), Placas de Chumbo, Separador de Polietileno, Peças de Chumbo, Óleo de Soldagem e chumbo liga Soldagem de elementos. A fábrica possui 14 linhas de montagem, destas 12 se encontram em operação com uma capacidade média de 2.114 baterias por dia em média. Isto representa uma capacidade produtiva de 25.368 baterias ao dia.

Processo 03: Embalagem dos paletes

        Os paletes recebem ao final da montagem uma embalagem que visa proteger o produto para seguir viagem para os respectivos destinos, esta atividade apesar de simples, representa uma etapa importante, pois protege os produtos para que estes suportem o transporte por via terrestre (100% dos paletes embarcados para Itapetininga-SP, segue via este modal), e para os paletes de exportação que viajam via transporte Marítimo (100% do transporte de paletes para outras nacionalidades seguem via este modal), neste caso para o País da Argentina, mais propriamente falando para Cidade de Pilar-Ar.

        Os produtos recebem a embalagem com película de plástico estirável (Filme Strech) que, adicionados a grades protetoras de madeiras, capas plásticas e papelão, bem como as etiquetas de identificação do produto, etapa esta que permite que o setor de logística possa receber os produtos e realizar o embarque para o destino final.

Processo 02: Receber produtos

        A fábrica enviar produtos para 03 destinos, a saber:

  1. Unidade 01 (Belo Jardim – PE);
  2. Itapetininga – SP, e;
  3. Pilar – Argentina.

        O foco do nosso estágio se concentra numa etapa do processo que embarca produtos para o destino dois e três, que representa 15% do total fabricado pela empresa, porém nestes dois destinos há uma concentração dos principais clientes em termos de nível de exigência, pois representa as montadoras citadas anteriormente nesta parta de estágio.

        A atividade consiste em receber aproximadamente 45 paletes de produtos por dia, com uma intensidade de fluxo de 149 baterias por hora. Em número de paletes estes números representam ≈ dois paletes por hora. Estes paletes são “bipados” por seus códigos de barra das etiquetas do sistema ERP, esta atividade registra para o sistema que as peças foram recebidas no setor de logística e que agora estão alocadas no depósito de armazenagem e consequentemente faturamento para os destinos finais.

Processo 03: Armazenar produtos

        Ao receber os produtos, o setor de logística inicia a atividade de consolidar a carga, isto se faz necessário para aperfeiçoar a atividade de transporte, os paletes são guardados em local seguro, protegido das intempéries do tempo (sol e chuva), ao concluir o peso mínimo de uma carga de veículo (carretas), dar-se-á a próxima etapa que é o embarque dos produtos para os destinos. Registra-se também que a empresa tem uma norma de armazenagem que segue a regra de FIFO (Fist-in; Fist-out; Primeiro que entra; primeiro que sai), para o embarque dos produtos.

Processo 04: Embarque dos produtos

        O embarque é iniciado após a transportadora entregar e por em disponibilidade o veículo para transporte, nesta etapa o setor de logística inicia a elaboração da ordem de carregamento (documento necessário para colocar os paletes a bordo dos veículos), seguindo o limite máximo de carregamento, a colocação exata dos tipos e quantidades e a solicitação de faturamento da NFS - Nota Fiscal de Saída.

        São registrados nestes documentos informações que permite o monitoramento da carga pela área de controles logísticos, e destacamos as informações mais importantes: Nome do motorista; transportadora; placa do cavalo; placa da carreta; seguradora; hora início carregamento; hora final carregamento e peso total da carga.

       

Processo 05: Monitoramento da carga

        Com base no sistema de informações primarias, decorre dela outras informações que serão importantes para o monitoramento durante o transporte, no caso do trajeto entre Belo Jardim-PE e Itapetininga-SP, são necessário 05 (cinco) dias de trajeto, já no caso dos produtos que seguem para o destino da cidade de Pilar-Ar, o tempo decorre em duas etapas, sendo a primeira entre a fábrica e o Centro de Distribuição (CD), e deste para o porto de Suape e daí para o porto de Buenos Aires-Ar. Este trajeto é realizado num tempo total de 15 dias, dado as regras para exportação que devem ser cumpridas, bem como a consolidação de cargas, embarque no navio cargueiro e daí até o porto de destino.

        Esta área também monitora os custos das atividades logísticas do setor e os indicadores da atividade, além de realizar os registros das operações que servem de base para responder aos clientes quanto aos prazos de entrega, controles fiscais, registros e controles de saldos de inventários da empresa.

         Esta é uma etapa de consolidação por transporta as informações operacionais em um sistema de decisão de informações gerenciais, que auxilia o gestor sobre todo o processo e permite que ele possa estar ciente de eventuais atrasos, ou riscos de atendimento ao cliente final.

        Os embarques dos produtos nos veículos seguem dois fluxos:

  1. Fluxos sistêmicos (informações) – Ordem de produção para linhas de fabricação, reporte de produção da programação executada pelo setor de montagem e o recebimento desta informação, todo este processo segue um fluxo digitalizado e sustentado pelo sistema ERP – TOVS;
  2. Fluxo Físico (Produtos) – Fabricação dos produtos montados, paletizados e embalados em máquinas automáticas, que fazem a estabilização do produto ao palete, e dai seguem via transporte de transpaleteiras/empilhadeiras (elétricas) para o setor de expedição, onde serão armazenados em no máximo por 24 horas e daí são embarcados em veículos via um sistema de ponte rolante aéreo.

        A Empresa prima pela qualidade na produção, registro dos dados, movimentação, embarque e transporte dos produtos. Estas etapas são rigorosamente monitoradas pelo setor de Logística Industrial (intra logística), que possuir indicadores de eficiências (uso de recursos) e de eficácia (resultados/objetivos).

        Os principais indicadores no setor identificados são:

  1. Acurácia das entregas no destino final;
  2. PPM (partes por milhão) de peças danificadas no trajeto;
  3. Custos da operação;
  4. Indicadores organizacionais (5S, WCM e Segurança).

         É visível que a empresa tem toda uma estrutura voltada para garantir que seus produtos sigam rigorosos sistemas de controle, garantindo que os produtos sejam corretamente acondicionados e sigam para seus destinos finais obedecendo os padrões por ela determinado.

         O setor de Logística da empresa é composto por uma equipe enxuta (08 funcionários administrativos e 46 funcionários operacionais), que tem por finalidade principal, o seguinte grupo de atividades:

  • Recebimento dos produtos;
  • Empacotamento/embalagens dos produtos;
  • Registro no sistema ERP – Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial;
  • Requisição de transporte;
  • Carregamento de veículos;
  • Gestão das informações;
  • Monitoramento da entrega (Prazos, custos, pesos e rotas);
  • Acurácia das entregas;
  • Indicadores de desempenho, e;
  • Registro das operações.

CONSIDERAÇÕES:

      Durante o período de estágio pude vivenciar na prática a rotina de uma empresa de grande porte e em especial no setor de logística. Notamos o dinamismo da operação na sua prática diária, a intensidade das operações, a velocidade com que as coisas ocorrem tanto no chão de fábrica, quanto na parte administrativa. Consegui aprender vários pontos importante, significativos, principalmente na parte de controles, dado que a empresa tem uma estrutura excelente nesta área, todas as operações são registradas e com sistema que permite saber as informações ligados a produção e a rastreabilidade de lotes e de movimentação.

      Portanto a vivência ao lado de profissionais me proporcionou um aprendizado ainda maior, pois pude aplicar a teoria que estudamos no curso de administração na prática, onde é possível verificar a prática de conceitos da ciência sendo usado como diferencial para obtenção de sucesso na organização.

      Concluo este relatório agradecendo aos meus supervisores de estágio, o Sr. Roberto de Lima (Acadêmico) e o Sr. Rick Jonathan (Campo) que me apoiaram durante este período de estágio.

      O conhecimento permite ao ser humano ver novos horizontes e novas oportunidades, é através da construção do aprendizado que ampliamos nosso processo individual de crescimento.

Nome Aluno: Walderik Severo de Araújo

RA:8396838313

Data: 14/Novembro/2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (419.7 Kb)   docx (914.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com