TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Estágio Supervisionado II

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.408 Palavras (18 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UEG

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SOCIOECONOMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS - UnUCSEH

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Tarcísio Cristiano de Oliveira Arantes

Relatório do Estágio Supervisionado II

Anápolis-GO

Dezembro de 2013

Tarcísio Cristiano de Oliveira Arantes

Relatório do Estágio Supervisionado II

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Administração como parte da exigência da disciplina Estágio Supervisionado II.

Orientadora: Profa. Dra. Maria Aparecida de Souza Melo

Anápolis-GO

Dezembro de 2013


Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

1.1.        Objetivo Geral        4

1.2.        Objetivos Específicos        4

2.        CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA LABORATÓRIO TEUTO BRASILEIRO S. A.        5

2.1.        Organograma da Empresa Laboratório Teuto Brasileiro S.A        6

2.2.        História – Laboratório Teuto Brasileiro        6

2.3.        Característica do Setor e Mercado        8

a)        Medicamentos Branded        9

b)        Medicamentos Genéricos        9

c)        Medicamentos OTC (“over-the-counter”)        10

3.        DESCRIÇÕES DA ÁREA ESTUDADA NA EMPRESA        13

4.        JUSTIFICATIVA        14

5.        DIAGNÓSTICO        15

5.1.        Diagnóstico e/ou soluções        16

6.        CONCLUSÃO        17

7.        REFERÊNCIAS        18


  1. INTRODUÇÃO

Este relatório apresenta os resultados do estágio supervisionado realizado na indústria farmacêutica Laboratório Teuto Brasileiro S.A. que atua prioritariamente na produção e fornecimento de medicamentos genéricos para o mercado e governo.

Investindo sempre em aprimoramento tecnológico e apostando na extraordinária força de trabalho de sua equipe, o Teuto atravessou mais de seis décadas vencendo desafios e passando com sucesso por todas as dificuldades. 

Hoje, o Teuto é modelo para a indústria farmacêutica internacional e tem como acionista a Pfizer, maior indústria farmacêutica do mundo. A companhia é sinônimo de qualidade e confiança a preços acessíveis e, graças à sua seriedade e respeito pelo consumidor, conquistou o reconhecimento mundial. Foi a primeira indústria de medicamentos genéricos e MIPs (medicamentos isentos de prescrição) do Brasil, com certificado ISO 9000.[1]

  1. Objetivo Geral

Conhecer o setor de controladoria da empresa Farmacêutica TEUTO S.A. para compreender os processos que se desenvolvem nesta área da gestão da empresa e possibilitar ao estagiário obter conhecimentos deste setor para atuação futura.

  1. Objetivos Específicos

São os seguintes os objetivos específicos definidos para as atividades de estágio com vistas o alcance do objetivo geral:

- Conhecer o setor de controladoria da empresa;

- levantar os processos que se desenvolvem sob a responsabilidade do estagiário;

- descrever os processos de trabalho do estagiário desenvolvidos na área;

- apontar possíveis melhorias dos processos envolvidos.

O relatório de estágio foi elaborado com o levantamento de dados acumulados ao longo do período de estágio e a busca de informações em livros de controladoria e sites voltados para o setor farmacêutico e econômico.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA LABORATÓRIO TEUTO BRASILEIRO S. A.

O Laboratório Teuto tem como seu forte a produção de Genéricos, medicamentos onde a competitividade é altíssima e com baixas margens, de forma que a empresa se destacou em ser eficiente tendo baixos custos operacionais e alta produtividade. É considerado o maior Laboratório Farmacêutico em área construída da América Latina. Tem na sua composição acionária o Sr. Walterci de Mello e a Pfizer, maior grupo farmacêutico do mundo que adquiriu, no final do ano de 2010, 40% da companhia. Uma das características marcantes do laboratório, que por ter um pouco da cultura familiar do seu fundador, diz respeito ao fato de que todas as decisões estratégicas são tomadas após a aprovação do Conselho Administrativo, cujas reuniões ocorrem trimestralmente (TEUTO, 2014).  

A empresa possui mais de 700 apresentações de medicamentos, entre genéricos - que já representam 50% da linha - genéricos de marca (similares), MIPs (medicamentos isentos de prescrição), linha hospitalar, fitoterápicos, suplementos alimentares e cosméticos. Na área de recursos humanos possui um quadro de empregados de aproximadamente 3.000 colaboradores. Para o ano de 2013 a empresa teve como meta atingir um faturamento de R$ 730 milhões[2].


  1. Organograma da Empresa Laboratório Teuto Brasileiro S.A

Figura 1: Organograma Teuto[3]

[pic 1]

  1. História – Laboratório Teuto Brasileiro[4]

O Laboratório Teuto Brasileiro é uma indústria que atua no ramo Farmacêutico, fundado em 1946 pelo Sr. Adolfo Krumeir, imigrante no Brasil. Em pouco tempo de operação e com uma ampla rede de distribuição foi adquirido pela empresa mineira Rical em meados de 1960. No ano de 1986 o laboratório foi adquirido pelos irmãos Walterci de Melo e Lucimar de Melo, dois representantes da empresa no Estado do Tocantins, Goiás e uma parte do Pará e Maranhão.  A decisão de adquirir o laboratório foi um grande desafio para ambos, que tomaram a decisão de mudar a empresa para a cidade de Anápolis em Goiás, onde encontraram uma grande oportunidade no Distrito Industrial de Anápolis, desde incentivos a facilidade logísticas pelo posicionamento da cidade até a facilidade de acesso aos grandes centros como Brasília, Goiânia, São Paulo. Em 1992 a empresa teve a sua pedra fundamental plantada e em 1993 ocorreu a inauguração que a transformaram no maior complexo em extensão na América Latina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (427.3 Kb)   docx (148.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com