TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório ou Resumo de Atividade Complementar

Por:   •  20/11/2016  •  Monografia  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório ou Resumo de Atividade Complementar

Nome: Andrea Soares Sodre

RA: 3603652320

E-mail: Andreasoaressodrea@gmail.com

Data: 18/08/16

Curso: Pedagogia

Série:

RELATÓRIO OU RESUMO REFERENTE À ATIVIDADE DESENVOLVIDA

A oficina realizada foi muito importante para o atendimento do assunto, sobre a questão étnico-racial, a história no Brasil e no mundo.

Essa imagem da democracia racial, que passa a vigorar com grande força, mostrava o Brasil como uma sociedade inclusiva capaz de integrar de modo harmonioso as diferenças. Esse mito foi, ainda, reforçado pelo fato de não ter havido no país o racismo institucionalizado, tal como houve nos Estados Unidos ou na África do Sul, por exemplo. Como consequência, durante muitas décadas, a discussão sobre raça foi banida dos debates públicos.

Analisando o conteúdo abaixo, descrito na oficina tenho minha opinião que segue:

“Até os dias atuais, há enormes desigualdades sociais entre brancos e negros, refletidas em diferenças salariais e no acesso à educação. O gráfico abaixo, sobre a questão educacional, é um bom exemplo disso. Note que, de acordo com o Censo de 2010, há uma proporção bem maior de brancos do que de pretos e pardos no ensino superior”.

Na minha opinião, não gostaria que existisse cotas para a inclusão dos negros no Brasil e no mundo nas universidades e nas oportunidades de emprego, porém entendo que a cultura de negros pobres é muito presente ainda nos dias de hoje e caso não haja esta política ficaria ainda mais difícil o acesso as oportunidades para esta população.

Esta desigualdade social ainda está longe de acabar, mas acredito que o seguimento das leis ainda devem ser mais intensas, embasando as atitudes e tornando uma sociedade mais consciente e respeitosa.

O trabalho é árduo e deve começar pela infância, o tema deve se abordado nos ano iniciais promovendo a cultura de igualdade e respeito entre a sociedade, assim tornando-se natural o convívio  e transformando os ideias coletivos.

Após a absorção natural das diferenças entre as raças será possível viabilizar e viver com mais dignidade e respeito mútuo entre as pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com