TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório ou Resumo de Atividade Complementar

Por:   •  18/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  3.290 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório ou Resumo de Atividade Complementar

Nome: Maria Luciene Olimpio Caetano

RA: 8363808600

E-mail: atendimentocasadosoculoslu@hotmail.com

Data: 18/03/15

Curso: Administração

Série: 3º Semestre

RELATÓRIO OU RESUMO REFERENTE À ATIVIDADE DESENVOLVIDA

Os relatórios e/ou resumos devem ser elaborados pelo aluno e descrever a(s) atividade(s) desenvolvida(s). Os alunos devem elaborar um breve comentário crítico a respeito das atividades e apresentar as contribuições delas para sua formação pessoal e profissional.

Os relatórios/resumos devem conter no mínimo 1 (uma) página.

CURSO DE LIBRAS

        LIBRAS ou LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, é a língua dos surdos brasileiros, e pode ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicação com essa comunidade. A LIBRA apresenta dialetos regionais, frisando assim, uma vez mais, o seu caráter natural. Foi somente na década de 60 que as línguas de sinais foram estudadas e analisadas, passando então a ocupar um status. É uma língua viva e reconhecida pelas pesquisas com filhos surdos de pais surdos, que a usam para estabelecerem a comunicação dentro do lar, sendo um beneficio e contribuição  para o aprendizado da mesma.

        Começando com a expressão “Deficiente Auditivo”, a sociedade trata os surdos como se fossem uns incapazes, o que não são. Sabemos das necessidades de muitas pessoas com deficiência, mas para os surdos só há condições de atendimento se houver em repartições públicas, hospitais, lojas e locais pessoas que sejam preparados e que saibam lidar com questões de acessibilidade, mas raramente há alguém com esse conhecimento para atendê- los. O ideal seria que os surdos conquistassem sua total cidadania, sendo o primeiro passo a informação e depois o reconhecimento de uma linguagem própria a LIBRAS.

        A surdez é outro nome dado à impossibilidade e dificuldade de ouvir, podendo ter como causa vários fatores que podem ocorrer antes durante e depois do nascimento. Existem vários graus de deficiência auditiva que podem variar de

 

grau leve a profunda, ou seja, o individuo pode não ouvir apenas os sons mais fracos ou até mesmo não ouvir som algum. Após alguns estudos que avaliam de qual maneira os casos de surdez podem ser evitados. Para isso é claro, serão necessário que tomemos alguns cuidados.

Como:

  • Para quem ainda não tem filhos; fazer todos os exames, pois só com o resultado deles é que se poderá saber da existência de doenças, que até então não sabia, como a rubéola, ela pode causar a surdez e outras deficiências.
  • Para quem está grávida; sempre ter o acompanhamento do médico na gravidez. Fazendo o pré-natal, assim estará diminuindo os riscos de seu filho ter surdez e outros problemas. As condições de saúde da mãe são de suma importância para que o bebê nasça saudável.
  • Para quem já tem filhos; manter sempre em dias o cartão de vacinas, só assim irá prevenir doenças que causem a surdez como a meningite, sarampo e caxumba, entre outras. Diante de qualquer anormalidade, devemos procurar o médico, pios ele irá nos ajudar a evitar complicações mais sérias.

Qualquer problema auditivo deve ser detectado ao nascer, através do TESTE DA ORELHINHA, pois diagnosticada cedo e iniciado o tratamento até os seis primeiros meses de idade apresentam desenvolvimento muito próximo ao de uma criança ouvinte, já o diagnostico feito após os seis meses de idade traz prejuízos para o desenvolvimento da criança e sua relação com a família. Infelizmente no Brasil esse diagnostico é muito tardio.

É importante lembrar de que ouvir é fundamental para o desenvolvimento da fala e da linguagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com