TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Remuneração Funcional

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 4

                                     Remuneração Funcional

                   Nome

Rgm

Izana de Oliveira Santos

15115241

Jessica dos Santos Martins

15195228

Vivian  Louise Machado Silva

15238288

Mislene Tavares

15288129

Fabricio Monteiro Tavares

   1123424

Brasília – DF

2016

1. INTRODUÇÃO

Remuneração é a retribuição dada ao funcionário de acordo com o trabalho, dedicação e esforço pessoal desenvolvido por ele, através de seus conhecimentos e habilidades, podendo ser um pacote de recompensas quantitativo que o empregado recebe pelo seu trabalho.  CHIVENATO,(2004).

Remuneração é diferente de salário, é o total que o funcionário recebe ao final do mês, nele esta incluso, benefícios como plano de saúde, cesta  básica etc..

Existem alguns  Tipos de remuneração.

 Remuneração funcional ,Salário indireto,Remuneração por habilidades,Remuneração por competência,variável,Remuneração por participação acionaria  e Remuneração  por alternativa.

Dentre esses tipos de remuneração, a funcional é uma das formas mais antigas de remuneração, essa remuneração é conhecida como (Plano de Cargos e Salários) é um dos sistemas de remuneração mais tradicionais existentes e também o mais usual nas empresas em geral.

    A remuneração compõe parte considerável dos custos de uma empresa, por isso e importante que se tenha um plano de cargos e salários dentro de uma organização, para que seu funcionário seja remunerado de maneira adequada. O plano de cargos e salários deve ser  gerenciado de maneira cuidadosa, pois o não cumprimento do mesmo, pode gerar a insatisfação entre os colaboradores, impactando diretamente na produtividade, e no clima organizacional da empresa.

2. DESENVOLVIMENTO

A remuneração funcional é um tipo de remuneração antiga e burocrática. Aplicada geralmente em empresas que crescem de forma muito rápida em um curto espaço de tempo e/ou onde é comum certa desorganização.

A remuneração funcional ou também conhecida como plano de cargos e salários e um sistema fixo e pratico que consiste em pagar o colaborador de acordo com o cargo exercido, dando assim enfase na disciplina e hierarquia, promovendo um equilíbrio interno e externo e um sentimento de justiça entre aqueles que exercem o mesmo cargo dentro da empresa.

Porém ela perde pontos quando levado em conta que ela não motiva ou incentiva o colaborador a melhorar o seu desempenho dentro da empresa, limitando seus esforços, já que não há a possibilidade de participação nos lucros ou alguns outros tipos de gratificações.

A remuneração funcional e composta por:

Descrição de cargo: descrever o que o ocupante irá fazer e até o porque irá fazer, retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades, deve relacionar de maneira breve as tarefas, deveres e responsabilidades do cargo.

Avaliação de cargo: dirá quanto vale cada cargo da empresa, considera alem da competência necessária a sua efetiva utilização e os resultados apresentados.

Faixas salariais: considerar os padrões de remuneração do seu mercado especifico, definir o salário de cada colaborador dentro de uma faixa segura.

Politica salarial: decisões organizacionais tomadas a respeito de assuntos relacionados com a remuneração e benefícios concedidos aos funcionários, usada para administração como forma de distribuição e condução de cargos.

Pesquisa salarial: conhecer os níveis praticados pelas empresas que trabalham no mesmo ramo de atividade.

O salário Indireto ou benéficos são oferecidos pela empresa ao colaborador, que normalmente consistem em: automóvel, empréstimo financeiro, assistência médica, previdência privada, estacionamento, auxílio-doença, auxílio-farmácia, assistência odontológica, auxílio-funeral, aluguel de casa, clube recreativo, transporte, alimentação, creche, cursos em geral e outras coisas que a empresa possa vir a oferecer, esses benefícios muitas vezes representam uma parcela considerável da remuneração total e não agregam valor para os empregados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (154.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com