TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Remuneração por Habilidades

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 6

                                                         [pic 1]

            UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

                                                                                    CACHOEIRA DO SUL[pic 2]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Desenvolvimento de Pessoas

Remuneração por Habilidades

Gabriel Castro, Gustavo Dias, Indiara Dias e T’amai Treichel

Cachoeira do Sul, RS, Setembro de 2014.

Definição:

Atualmente se definir a renumeração por habilidades nas empresas se passa por diferentes nomes utilizados, os mais comuns são: A remuneração por conhecimento ou por habilidades certificadas. Essa forma de remuneração é consequência do aumento do ambiente de negócios e a partir da década de 90 passou a ser uma tendência nas empresas. As empresas passaram por um reposicionamento quanto ao fator humano e o desenvolvimento do colaborador por ser fundamental para o sucesso das organizações. Passando a valer pra todos os setores sejam os mais técnicos ou os mais simples. O sistema de remuneração por habilidades tem a proposta de fortalecer a remuneração e o desenvolvimento dos indivíduos. A remuneração deixa de ser vinculada apenas ao cargo e sim ao colaborador.

Identificando Habilidades

 Uma habilidade pode ser definida como a capacidade de realizar uma tarefa e são caracterizadas pelos seguintes elementos:

  • Conhecimentos: constituem um conjunto de conceitos, técnicas, teorias e metodologias relacionadas ao trabalho. É o saber adquirido, podendo ser transmitido e aprendido.
  • Aptidões pessoais: relacionam-se às características do indivíduo, como a capacidade de concentração e coordenação motora.
  • Aplicação prática: relaciona-se à mobilização dos conhecimentos teóricos e das aptidões pessoais, aplicados no trabalho.

 

 As habilidades são determinadas de acordo com a realidade de cada organização. Há três formas para a definição de habilidades.

  • Primeira, com base na análise das habilidades de um grupo de especialistas ou profissionais em diferentes momentos da carreira de um determinado cargo, função ou processo de trabalho.
  • Segunda, a partir da análise de um grupo de profissionais com alto desempenho em um determinado cargo, função ou processo de trabalho.
  • Terceira, com base na análise dos processos atuais e dos processos a serem criados ou desenvolvidos futuramente, que proverão apoio aos objetivos estratégicos da organização.

Principais Características:

Base salarial – Diferentemente da tradicional, baseada na composição do cargo que engloba responsabilidades, escolaridade e autoridade. O sistema de remuneração por habilidades exige uma abordagem dinâmica em virtude da multifuncionalidade dos funcionários e maior flexibilidade devido  à existência de cargos amplos. O cargo passa a ser periférico e a remuneração consiste na habilidade ou bloco de habilidades.

Carreira por habilidades – Diferentemente do sistema tradicional que consiste na evolução vertical dos cargos, a carreira por habilidades dentro do sistema de remuneração por habilidades consiste em progressão horizontal, ou seja, o colaborador evoluir profissionalmente por meio da aquisição, do desenvolvimento e da aplicação de habilidades formalmente preestabelecidas e avaliadas pela organização. Quanto mais habilidades o colaborador possuir, mais valioso se torna para a empresa e mais possibilidade de evolução.

Movimentação salarial – Baseada em dois fatores, primeiramente, a necessidade da organização em virtude da definição de multifuncionalidades exigida. Segundo, pelo próprio esforço pessoal do colaborador em buscar novas habilidades.

Avaliação e certificação de habilidades - Os sistemas tradicionais pressupõem que o profissional possua determinado conjunto de habilidades, e para promoções ou evoluções salariais não é necessário a demonstração de tais habilidades. No sistema de remuneração por habilidades, os aumentos de salário estão vinculados diretamente à demonstração na prática dessas habilidades. Quanto a questão de avaliação, são semelhantes à questões de certificações de sistema de qualidade, como a certificação por normas ISO nas quais são realizadas auditorias para ver se o sistema está em conformidade com o exigido. Na remuneração por habilidades, a certificação garante que o funcionário está apto e com plenas habilidades de exercer as tarefas exigidas. Tais avaliações devem ser feitas periodicamente, através de provas práticas, teóricas ou observação direta.

Lógica da remuneração - No sistema tradicional, a remuneração é baseada no cargo, com suas políticas, responsabilidades e atribuições. Na remuneração por habilidades, o foco passa a ser o individuo, que é recompensado pelo conjunto de habilidades ou blocos de habilidades que podem ser adquiridos de acordo com as necessidades da organizações e os interesses pessoais. Logo, quanto mais habilidades o profissional tiver adquirido, maior será sua remuneração.  Essa forma de remuneração poderá basear-se em um valor determinado para uma habilidade isolada ou pelo valor de um bloco de habilidades similares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (180.7 Kb)   docx (109.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com