TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - A revolução dos bichos

Por:   •  9/3/2017  •  Resenha  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  985 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA : “A REVOLUÇÃO DOS BICHOS”

O filme “A revolução dos bichos” foi lançado em 1999, sendo uma adaptação do livro do escritor George Orwell, onde é mostrado nas cenas, representações claras de autoritarismo, centralização de poder, como também à alienação por parte dos bichos, tudo isso características comuns de uma ditadura. Também em dado momento é mostrado o incentivo de conhecimento através da educação, além do trabalho em equipe.

George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, nasceu em 25 de junho de 1903, em Motihari, Índia Britânica, foi escritor, jornalista e ensaísta político inglês. Sua obra é marcada por uma inteligência perspicaz e bem-humorada, uma consciência profunda das injustiças sociais, uma intensa oposição ao totalitarismo e uma paixão pela clareza da escrita. A obra “A Revolução dos bichos”, é uma crítica ao socialismo soviético, onde satiriza o regime.

A maior parte do filme se passa numa fazenda, onde os animais são constantemente maltratados pelo dono da fazenda Jones, passando até fome. Cansados dos maus tratos recebidos, os animais se reúnem no celeiro para ouvir o animal mais sábio e inteligente da fazenda, o porco Major, onde o mesmo indaga os demais sobre o destino de todos, que é, nascer, serem alimentados até crescer e morrendo de forma cruel.

O porco Major, enfatiza que tudo isso é culpa do homem, sendo necessário remove-lo da fazenda para todos conseguirem liberdade tornando-se independentes. Depois de enfatizar isso, mostrando que se lutarem pela igualdade de direitos formando uma irmandade, acaba morto acidentalmente por Jones, o fazendeiro.

Após o ocorrido, o porquinho Snowbow, sabendo ler e escrever, escreve os princípios do animalismo, mostrando a urgência e necessidade de se fazer uma revolução. Com a morte do porco (Major), todos resolvem aceitar a ideia de  revolução. Certo dia, eles esperam e atacam Jones e os demais moradores da fazenda, fazendo com que eles acabem fugindo. À partir daí, a fazendo fica dominada pelos animais que se organizam e continuam cuidando da administração de tudo, onde até mudam o nome da propriedade, passando a se chamar “fazenda animal”.

Depois do ocorrido em um discurso para os demais animais, Snowbow diz que: “Educação é conhecimento e conhecimento é poder”, deixando claro a importância de que para lutar de igual para igual com os humanos, conseguindo espaço na sociedade, todos deveriam ter educação. Logo após ele tenta alfabetizar e dar nações de matemática para todos os animais da fazenda.

Após o processo de aprendizagem, todos animais se unem trabalhando em função do legado e ideais do porco Major. Porém surge um outro problema, o porco Napoleão que tenta distorcer esses ideais, procurando um meio de assumir a liderança da fazenda. Ele se torna manipulador, oportunista, astuto, imoral e autoritário, até que em dado momento consegue assumir o poder, logo após Snowbow ser acusado de trair a confiança dos demais sendo expulso da fazenda.

Napoleão, após assumir o poder passa a ter privilégios, mostrando claramente a centralização de poder, onde passa à agir como os humanos. Ele muda-se para casa, usufruindo de tudo, até negociando com os humanos, indo contra os princípios do animalismo.

Por ser autoritário e agir como o proprietário anterior, ele acaba com a fazenda, fazendo com que vários animais acabem fugindo para um esconderijo longe da fazenda para sobreviverem.

ANÁLISE DO FILME

Dentro do que foi exposto no filme, podem-se fazer várias análises sobre o que ocorre. Quando Snowbow fala sobre educação e começa ensinar os demais, a ideia principal não era apenas “educar”, mas instruir os demais animais. Graças à isso, eles puderam se organizar adequadamente para tomar a fazenda, além de evitar a retomada da fazenda pelos humanos, conseguindo alcançar o principal objetivo que era a independência e liberdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com