TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Artigo Curva ABC

Por:   •  2/4/2016  •  Resenha  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  1.020 Visualizações

Página 1 de 2

O artigo é uma explicação sobre a importância da classificação ABC, esta que por sua vez baseia-se na divisão dos materiais por classes onde os itens A correspondem aos  produtos de maior importância 20% do total de itens de maior valor, apesar de serem itens de menor quantidade de estoque são bens que tem uma demanda de 65%, os itens de classe B tem importância, porem correspondem a 30% do estoque total e uma demanda de mercado a 25%, assim a classe C são classificados como outros itens e ocupam cerca de 50% do total de itens com uma demanda aproximada de 10% sendo bens de menor valor.

O autor define a classificação ABC uma análise dos estoques que consiste em classificar em ordem decrescente os bens, multiplicando volume comprado versus custo unitário teremos o fluxo de estoque que este item custa num período de tempo. Portanto uma análise exclusiva de relação pode levar a distorções perigosas para a empresa, porque ela não considera a importância do item em relação à operação do sistema como um todo. Por exemplo, a falta de um parafuso que geralmente são itens de classe C, mas na falta dele e por ser de exclusivo de um fornecedor, pode interromper a produção dos bens e serviços da empresa.

Fazer a gestão de estoque de uma organização com milhares de itens não é uma tarefa fácil. Os gestores precisam estar sempre atentos no fluxo de matéria prima para a produção, já que a falta de uma peça pode comprometer a produção. Ele faz uma comparação entre as classes e classifica a importância e o impacto que causa nos meios de produção e na lucratividade de uma empresa. A falta de um item A podem comprometer a produção por serem produtos de extrema importância na produção a falta do item B não compromete tanto em um prazo curto de tempo, e o item C não tem tanta relevância assim no desenvolvimento dos produtos.

Em desfecho o autor conclui que a curva ABC é um método muito utilizado por trazer facilidade na identificação dos itens mais importantes armazenados e saber como traçar estratégias para melhorar seus fluxos de entrada e saída, desta forma os recursos investidos no estoque podem ser otimizados evitando desperdícios de recursos financeiros e materiais, contribuindo para que sua empresa aumente a lucratividade, porém sabemos que não é bem assim, pois a analise precipitada dos itens ou se for classificada e analisada de forma incorreta poderá acarretar prejuízos significativos para a empresa, alem de que na tabela desenvolvida pelo gestor para analisar os fluxos de estoque terá de ser revisada constantemente, pois os dados que são em grande quantidade mudam o tempo todo e há uma maior preocupação em gerar informações estratégicas corretas do que em usá-las.

Referências Bibliográficas:

MOTA, Camila Rodrigues Zane et al. Estudo sobre a Ferramenta Curva ABC em uma Empresa de Distribuição. UNIP – Universidade Paulista, 19 mar. 2016. Disponível em: . Acesso em: 19 mar. 2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com