TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: As mudanças, a evolução das organizações e a cooperação empresarial

Por:   •  9/11/2017  •  Resenha  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha: As mudanças, a evolução das organizações e a cooperação empresarial

Autor da resenha: Taís Palma Pereira

Disciplina: Redes organizacionais

As organizações são diretamente afetadas pelas mudanças ambientais, econômicas e sociais, bem como as tecnológicas. As mudanças que as empresas sofrem podem ser identificadas pela produção que antes era em massa agora é flexível, também por pequenas e médias empresas desempenharem um papel inovador, bem como implantação de novos métodos de gerenciamento, pela cooperação gerentes e colaboradores, mão de obra multifuncional e controle de qualidade total, que gera mais produtividade e competitividade.

O sucesso de uma empresa frente às mudanças varia de acordo com a opinião dos autores. Mas o que se observa é que a estrutura mudou, sendo que a informação é a grande sacada para que a empresa consiga se manter atualizada e adaptada frente às mudanças tão rápidas dentro das organizações.

O que têm se visto cada vez mais são as organizações formando alianças a fim de alcançar um mercado mais competitivo. Mas um aspecto destacado para que essas parcerias tenham sucesso é a inovação.

Quanto aos diferentes modelos de redes interorganizacionais, se resumem em cinco tipos principais, que são: redes de fornecedores, produtores, clientes, cooperação tecnológica e coalizões-padrão. Sendo que 50% dessas redes se formam nas empresas europeias e asiáticas.

A formação de redes é considerada altamente estratégica para a competitividade das organizações. Com ela é possível que as organizações se complementem, consigam criar poder de compra, possam ampliar sua base técnica e ainda ampliem seus conhecimentos.

Um outro aspecto buscado pelas organizações é a interconectividade. Este é muito importante para a comunicação interna, bem como comunicação com clientes e fornecedores. Têm-se alcançado uma melhora significativa nos processos e também nos produtos e serviços, os tornando mais competitivos no mercado que atuam.

Com isso, a informação no ponto de vista estratégico, ajuda a reduzir custos, tempos de resposta e melhorias de qualidade, avaliar as entradas e identificar as necessidades do mercado, criar e fortalecer associações entre empresas, e com o uso de tecnologias contemporâneas proporcionar o fornecimento de produtos e serviços diferenciados com mais valor para o cliente.

As empresas de pequeno porte têm sido fundamentais para o uso de inovação colaborando com o desenvolvimento regional onde atua. Muitas têm formado parcerias com empresas no mesmo ramo de atuação. Esta pode ser uma boa opção para tornar-se mais competitivo, no entanto, há um risco de as organizações formarem cartéis a fim de combinar preço, deixando os consumidores a mercê desta aliança.

Enfim, o presente estudo conclui que as entidades somente podem agir em nome dos interesses coletivos de seus filiados, defendendo os interesses relacionados à classe que representam como estabelecer melhores padrões de qualidade nos produtos. E que toda ação no que tange à combinação de preços é abusiva e ilegal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com