TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Cronograma e Custos

Por:   •  12/4/2022  •  Resenha  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL – REUNIÃO ONLINE

Matriz de análise

Disciplina: Gerenciamento de Cronograma e Custos – ROL 1

Turma: ONL021ZB-POPRJRS15T3- 305412/2021

Nome do Aluno: Helen Maraisa Avelar Nunes

Introdução

         Nos últimos tempos a área de gerenciamento de projeto vem se expandindo de maneira acelerada, desta forma ampliou a necessidade de planejar um projeto com o menor número de erros e desperdícios possíveis. Assim como os demais processos dentro de um projeto, o gerenciamento de recursos, é uma etapa que necessita de cuidado. Onde ao se planejar, estimar e definir os recursos que serão necessários através de ferramentas disponíveis como um histograma torna se possível a identificação das aquisições que deverão ser efetuadas no decorrer de todo o projoto de modo assertivo.

Elabore uma resenha crítica sobre 1 (uma) das reuniões semanais de até 1,5 páginas. O aluno deverá abordar na resenha, com exemplos, também a dinâmica da ROL da sua escolha (veja orientações da PI em sala de aula discussão da respectiva ROL).

       Quando dizemos recursos, primeiramente associamos a pessoas, mas dentro do planejamento podemos dizer que os recursos podem ser divididos em duas partes os recursos materiais e os recursos de trabalho. Assim que iniciamos um projeto, necessitamos de uma estimativa do que iremos utilizar durante todo o projeto, para que possamos ter ciência e controle dos recursos que iremos possuir antes mesmo do inicio real. Dentro do gerenciamento de recursos, temos algumas etapas, dentre elas: planejar o gerenciamento, estimar os recursos das atividades, adquirir os recursos, desenvolver e gerenciar a equipe e por fim controlar os recursos. Cada etapa possui sua particulariedade e valor, onde juntas e de forma integrada garantem que a mão de obra e as aquisições sejam realizadas maneira assertiva reduzindo desperdícios.

       Antes de iniciar efetivamente um projeto devemos estimar quais recursos serão necessários e caso não exista alguém da equipe que possua experiência sobre aquele processo, é interessante buscar por profissionais experientes e por materiais que possam auxiliar a ter uma maior precisão. Ao selecionar profissionais para fazerem parte da equipe é indispensável a avaliação de sua habilidade seja técnica ou administrativa, uma vez que haja a possibilidade de ampliar as competências em cada um deles para que assim garantam o sucesso esperado no desenvolver das atividades.

       Visto que cada empresa possa possuir seu plano de gerenciamento, seus valores e cultura, grandes mudanças nesta área vêm ocorrendo e com ela a necessidade de implementar novas práticas, tecnologias e métodos ágeis, tem ganhado cada vez mais espaço neste meio com o intuito de controlar os recursos e minizar perdas seja elas em aquisições desnecessárias, ou tempo gasto e maneira incorreta.

        Uma ferramenta bem conhecida e desenvolvida neste módulo é o histograma de recursos que podemos considerar como uma ferramenta de estatística que nos mostra a frequência em que os recursos são utilizados ao longo do projeto, sua distribuição e a identificação dos gargalos e folgas de cada um deles. É um método que pode ser criado através de softwares específicos ou até mesmo em editores de planilhas.

Descreva suas dúvidas, caso não tenha compreendido algum tópico

-

Considerações finais

      Vimos que duitas das vezes quando falamos em recursos de um projeto, associamos a principio somente a pessoas, e acabamos esquecendo que eles podem ser, equipamentos, insumos, conhecimento e até mesmo o tempo, e devido a isso devemos ressaltar que a interação e a boa distribuição de todos faz com que o resultado final seja satisfatório para todos os envolvidos do projeto.  

       Durante módulo I, na pratica da dinâmica, ao desenvolver esta ferramenta, foi notável que ela é de fácil preenchimento e de simples leitura visto que as fórmulas já haviam sido criadas, auxiliando no desenvolvimento do gráfico após a inclusão dos dados. Utilizamos com o objetivo de termos uma visão geral de todo o conjunto de dados informados e verificar as super alocações dos recursos fundamentais e requeridos.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com