TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Histórico sobre Educação Ambiental

Por:   •  5/4/2018  •  Resenha  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA: HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A educação ambiental não é considerada uma instituição autônoma, mas sim fruto de um processo histórico que se deve compreender. Por isso é preciso considerar que a construção da educação ambiental não está completa, se é que se completará um dia.

 Com o passar do tempo os conceitos básicos se estabeleceram, na medida em que a educação ambiental vai acontecendo em função dos esforços de muitos, cumprindo além dos deveres ambientais, cumprem também seu dever de cidadão.  

A educação ambiental pode ser entendida como um processo de recuperação de valores perdidos na relação histórica dos seres humanos com o meio natural.

É preciso despir a exploração ao ser humano e ao meio ambiente imposta pelo modelo de sociedade capitalista em que vivemos, desnudando as relações de poder através do processo da politização das ações humanas. Por isso buscamos na educação ambiental a qualidade de vida e a qualidade ambiental.

É um direito básico da cidadania a Educação, e a educação ambiental também é construtora de cidadania. Ainda que a educação ambiental seja uma questão de Educação e sofra os problemas e circunstâncias que a mesma sofre. Sauvê (2005), diz que a EA trata- se de uma dimensão essencial da educação, pois ela é a base do desenvolvimento pessoal e social.

Os governos tem atribuído um novo valor a educação partindo da evidente crise das escolas públicas e da decomposição do sistema educativo. Com isso a educação vai se modificando, os sujeitos se modificam e são resultado dessa disputa de preeminência na sociedade. Assim, a lógica cientifica relacionada com a educação, como mais uma forma de organização global que se esparrama pelo cotidiano do cidadão.

Segundo Paulo Freire, a educação é um ato político que constrói por meio das relações sociais e pedagógicas a base instrumental, a consciência política e capacidade crítica para se agir na história, na busca permanente e dinâmica da sociedade que desejamos. 

Devido a ligação da educação ambiental com a Educação, a Constituição Federal (CF), de 1988, no inciso VI do § 1º do artigo 225 determina que o Poder Público deve promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, pois “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e a coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Sendo que desde 1981, já era estabelecido que  a EA deve ser ministrada em todos os níveis de educação para capacitar os cidadãos a participação ativa  na defesa do meio ambiente.

Em 27 de abril de 1999, a Lei nº 9.795 de 27 de abril, regulamentada pelo Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002, apronta especificamente sobre a Educação Ambiental (EA) e institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), como componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica em todas as suas etapas e modalidades reconhecem a relevância e a obrigatoriedade da Educação Ambiental.

Essa Lei, veio para auxiliar na Educação Ambiental, pois segundo Libâneo, Oliveira e Toschi, reformas educativas dessas organizações internacionais expressam uma tendência nos seguintes termos: “novos tempos requerem nova qualidade educativa, implicando mudanças nos currículos, na gestão educacional, na avaliação dos sistemas e na profissionalização dos professores”. E no Brasil essas mudanças iniciaram em 1990 com a realização da Conferência Mundial sobre a Educação para Todos.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, na resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Dispõe no Art 13. Os objetivos da educação ambiental na Lei nº 9.795, de 1999.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com