TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Saneamento Básico e Ambiental

Por:   •  9/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

Acadêmica: Rhayane Aguilera dos Santos Costa

Curso: Geografia Bacharelado

Professora Dra. Lucy Ribeiro Ayach

Disciplina: Saneamento Básico e Ambiental

Vídeo “Entre Rios” _ a urbanização de São Paulo.

O documentário “entre rios” fala sobre a história dos rios em são Paulo, com isso, mostrou todos os obstáculos que passados ao longo dos anos e quando os rios passaram a ser considerado um obstáculo ao desenvolvimento.

E foram através dos rios Tamanduateí e Anhangabaú que surgiu a vida em São Paulo, mas depois de um tempo as pessoas nem notam as suas existências. Descreve brevemente a historia de ocupação pelos nativos, e como se deu de forma acelerada o crescimento da população e a desvalorização do nosso bem mais precioso à água.

A professora Odete deixa claro que os rios Pinheiro e tiete são rios provenientes de planícies e tem como característica serem mais lentos e serpenteados, e nas épocas de cheias era comum que os mesmos mudassem seu curso, outras declaração levam a entender que os técnicos da época deixaram de lado algumas etapas essenciais para um bom planejamento urbano dentre elas a mais importante, a criação dos anéis hidroviários. Na tentativa de obter uma aparência com as maiores cidades do exterior foi deixado de lado à importância histórica e a biodiversidade que havia nos rios, que foram os principais atrativos para o povoamento.

 Em 1867 foi inaugurada a estação “São Paulo Railway” que fez ligação com o mar tendo vários pontos de encontro com varias ferrovias, dai por diante começou o desenvolvimento no Brasil, sendo mais fácil o transporte de peixes do mar para as cidades.

Depois de um tempo foi fundado o primeiro sistema de abastecimento de agua de São Paulo, começado assim a cidade a ter agua encanada. E quanto mais pessoas, mais aumentava o consumo de agua e juntamente o aumento de esgoto passando o rio a ser um grande problema sanitário.

A cidade começou a passar por modificação com obras fazendo com que os dois rios que tinham dado vida pra essa cidade não fariam mais diferença fazendo com que fossem transformados em parques, exemplo parque do Anhangabaú e o parque Dom Pedro II.

O homem mudou o rio a seu modo colocou em um cano e escondeu a embaixo de uma terra e quando chove a agua cai nos rios e quando não cabe mais nos rios é que acaba acontecendo às enchentes nas cidades.

Enfim, o documentário nos mostra que o homem sempre vai pensar em acabar com a natureza para colonizar para o bem estar dele, assim acabando pouco a pouco com o bem natural. É devastador tomar ciência que transformaram fontes de vida em canais subterrâneos, que ao ver do homem, destruiriam a beleza e a valorização da terra que estava ao redor de seu leito. Tamanha era a necessidade do homem em progredir, que para ele não importava mais qual seria seu obstáculo para alcançar o que mais se cobiçava.

Nos dias de hoje os precursores de uma das capitais mais conhecidas do nosso país, hoje vivem escondidos e sem reconhecimento, agredidos e desvalorizados, percorrem a cidade sem serem vistos ou lembrados nem mesmo são agradecidos, e a fomenta por rodovias e loteamento ameaçam uma das mais raras colinas ainda existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (219 Kb)   docx (136.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com