TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Do Filme “Fome De Poder”

Por:   •  7/9/2023  •  Resenha  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA DO FILME “FOME DE PODER”

Evelly Ketlen Santos de Jesus

Instituto Federal Baiano Campus Santa Inês

evellyketllen@gmail.com

Robert Siegel. Fome de poder. Estados Unidos da América:  John Lee Hancock, 2016. Duração 1h55m.

"Fome de Poder" é um filme que tenta retratar a história por trás do surgimento e

crescimento do McDonald's, focando principalmente em Ray Kroc, o homem que

transformou uma pequena lanchonete em uma das maiores e mais influentes empresas do mundo. Embora o filme tenha sido elogiado por sua representação da ambição desmedida de Kroc e pelo desenrolar da construção do império McDonald's, também há algumas áreas em que ele pode ser criticado.

O filme tende a romantizar o empreendedorismo de Kroc, retratando-o como um visionário determinado que lutou contra todas as probabilidades para alcançar o sucesso. No entanto, isso ignora muitos detalhes complexos da história real, incluindo as controvérsias e questionamentos éticos em torno das ações de Kroc.

Além disso, o filme parece não explorar profundamente as consequências negativas da expansão do McDonald's. Embora seja mencionado brevemente o impacto na saúde pública e na cultura alimentar, o filme não se aprofunda nessas questões de maneira crítica. A narrativa do filme pode ser considerada simplista, apresentando uma divisão bastante clara entre "o bom" (Kroc) e "o mau" (os adversários ou obstáculos). Essa abordagem pode subestimar a complexidade das situações e dos personagens

envolvidos na história.

Em resumo, "Fome de Poder" é um filme que, embora tenha méritos em termos de

narrativa e atuação, também enfrenta críticas por sua abordagem simplificada e

romantizada da história do McDonald's e de Ray Kroc. A falta de profundidade na

exploração das consequências negativas da expansão do fast food e a falta de foco nos verdadeiros inovadores, os irmãos McDonald, são aspectos que podem deixar o público com uma visão parcial e simplista de uma história mais complexa.

Dessa forma Taylor e Fayol são duas figuras chave na teoria da administração, cujas ideias e conceitos influenciaram o campo da gestão empresarial. Frederick Winslow Taylor introduz métodos de análise de trabalho, padronização de tarefas, definição de tempos e movimentos, e outras técnicas destinadas a aumentar a eficiência e a produtividade nas organizações, por sua vez, Henri Fayol desenvolveu entre seus princípios coisas como divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, entre outros, que são diretrizes gerais para a gestão organizacional eficiente.

Em relação ao filme "Fome de Poder" onde ilustra os princípios de eficiência, organização, gestão e padronização de qualidade que Taylor e Fayol propuseram, podem ser vistos e refletidos nas estratégias de expansão, organização e operação que Ray Kroc implementou para tornar o McDonald's uma franquia de amplo sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com