TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme: Fome de Poder

Por:   •  29/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.949 Palavras (8 Páginas)  •  4.270 Visualizações

Página 1 de 8

Filme:  Fome de Poder

1) Quem se dedica ao mundo do negócio e quer crescer, em algum momento de sua trajetória, encarara decisões questionáveis do ponto de vista moral e ético. Isso separa os Dick e Mac Donald dos Ray Kroc da vida.

A partir destas informações, redija um texto dissertativo sobre o significado “Fome de poder: a persistência e a determinação sozinhas são totalmente poderosas”.

Em seu texto, posicione-se a respeito dos aspectos éticos, morais e legais aplicados pelo protagonista Ray Krocdo filme Fome de Poder. (15 linhas)      

Resposta- Assistindo ao filme de fato percebi que realmente a persistência e a determinação sozinhas são imensuráveis quando se fala em poder.

O filme a Força do Poder relata de forma estonteante que, se valendo das duas poderíamos

Alcançar o sucesso almejado. De certa forma acredito que sim. Mas diante de situações em que somos testados em decorrência de posicionamentos que emergem a ética e a moral, nos levam a repensar, e perceber que a persistência   é a resposta do “Quere r”, e a determinação do eu “Posso”.

 Vi também que se valendo da ingenuidade dos irmãos Dick e Mac Donald, o Ray Kroc, usando dos meios legais de forma errada como contrato’ de boca ‘e aperto de mãos, levando a acreditarem em sua promessa. Então, o que sobrou em persistência e determinação, faltou em ética e moral.  

 2) A respeito do filme Fome de Poder, informe o tipo de franchising trabalhada na história e aborde os tipos de franquias existentes no Contrato de Colaboração.

Resposta- De serviços. De serviços, de distribuição; de produção; e industrial. Também é encontrada na doutrina classificação com relação ao conteúdo, qual seja: não exclusivo; exclusivo); de conversão; franquia em estado puro; franquia corner; franquia associativa; franquia de multimarcas;

Franquia unitária. Cessão de direito de abertura de uma unidade, com exclusividade de atuação em local determinado pelo franqueador. Exemplo: uma loja ou quiosque em um determinado Shopping Center.  O mesmo franqueado pode adquirir outras franquias unitárias, dependendo de sua capacidade financeira, desempenho alcançado e plano de expansão do franqueador.

Franquia Master. Modelo comumente utilizado nos planos de internacionalização de franquias e em países de grandes dimensões geográficas, como o Brasil. O Master Franqueado (ou Sub Franqueador) assina um contrato que lhe dá o direito de implantar ou terceirizar outras unidades franqueadas em uma determinada região. Neste caso, os contratos serão assinados pelo Master Franqueado e ele receberá parte do valor da taxa de franquia e dos royalties cobrados dos franqueados, responsabilizando-se pelo treinamento e suporte a eles.

Franquia de Desenvolvimento de Área. Cessão de direito para exploração de uma determinada região, onde o franqueado abrirá mais de uma unidade em um determinado espaço de tempo. Será firmado um contrato para o desenvolvimento da área e para cada unidade que ele abrir. O desenvolvedor de área também poderá vender unidades em sua região, recebendo parte do valor cobrado a título de taxa de franquia e royalties. Todos os contratos serão firmados com o franqueador.

3) Com relação ao contrato de franquia, destaque as vantagens para o franqueado e franqueador por franchising.

Resposta- Franqueado :Conhecendo como funciona o sistema e encontrando uma franquia adequada ao seu perfil, o poderá aproveitar as vantagens que o sistema proporciona, dentre as quais podem ser destacadas:

Uso de marca testada e reconhecida no mercado, reduzindo os erros comuns em negócios iniciantes, uma vez que o modelo franqueado será fruto da experiência do franqueador, que já terá promovido ajustes, antes e durante a opção pelo modelo de franquia, para melhoria e credibilidade da marca junto ao público-alvo da empresa.

Participação em uma rede, aumentando o poder de negociação junto aos principais fornecedores, troca de experiências e maior presença da marca no mercado.

Menores riscos, devido ao uso de modelo já testado e apoio para escolha do ponto, implantação e gestão da unidade franqueada.

Utilização de know-how do franqueador, o que reduz o tempo para a implantação, otimização dos recursos utilizados e riscos de insucesso.

Economia de escala, por participar de um processo de compras que envolve toda a rede, reduzindo os preços pagos ou rateando as despesas, como os custos de propaganda.

Orientação e assistência na administração do negócio, com treinamentos, manuais e consultoria de campo.

Maior concentração nas vendas, resultado da transferência de know-how, do apoio na gestão e por ser responsabilidade do franqueador o desenvolvimento de produtos e serviços para a rede.

Muito embora a participação em uma rede de franquias possa representar inúmeras vantagens para o franqueado, é preciso que ele tenha ciência dos desafios mais comuns do sistema, como:

Controle permanente para manutenção dos padrões. Durante toda a vigência do contrato o franqueador verificará se o modelo está sendo corretamente replicado pelo franqueado, exigindo os ajustes necessários para correção de erros ou adequação a mudanças.

Poder de decisão limitado, devendo o franqueado consultar a franquia e obter sua autorização toda vez que desejar realizar ações que não digam respeito às decisões gerenciais de responsabilidade exclusiva do franqueado, inclusive quanto à escolha de fornecedores.

Pagamentos de royalties e taxas, pela cessão do direito de uso da marca, para usufruir do modelo franqueado e se beneficiar do suporte oferecido pelo franqueador.

Risco de insucesso do franqueador, uma vez que também é uma empresa sujeita às incertezas do ambiente externo ou a erros de gestão, que afetam não só a ela, mas a toda a rede de franqueados que utilizam sua marca, know-how ou até produtos.

Dificuldade na transferência do negócio, por caber ao franqueador a aprovação do novo franqueado a participar da rede e pelas taxas que serão cobradas a título de transferência do contrato de franquia e, em muitos casos, do contrato de locação.

Obediência à determinação de localização, que tanto pode ter o aspecto positivo de assessoria para a escolha do ponto, quanto redução da liberdade de escolha por ter que acatar as determinações de localização previstas no plano de expansão da franquia.

Franqueador- Maior rapidez na expansão do negócio, com baixo investimento próprio, uma vez que o investimento em cada novo ponto será feito pelos franqueados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (170.2 Kb)   docx (302.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com