TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do Filme Fome de Poder

Por:   •  8/8/2023  •  Resenha  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

O filme “The Founder”, em português intitulado como “Fome de Poder”, lançado no ano de 2016, foi dirigido pelo estadunidense John Lee Hancock e escrito por Robert Siegel. Baseado em fatos reais retrata a jornada de Ray Kroc como o empresário norte-americano que comprou e expandiu uma das maiores redes de fast food mundiais, o McDonald’s.

O filme tem um aspecto bibliográfico, no qual mostra a vida do empresário Ray Kroc antes de fazer a sua fortuna, quando ainda tentava vender suas máquinas de sorvete automatizadas para vários restaurantes, que por sua vez o rejeitavam. No entanto, durante suas várias tentativas ele percebe inúmeros problemas em relação aos estabelecimentos e aos produtos, isso fez ele refletir sobre algumas estratégias que poderiam tornar a venda de alimentos mais eficiente.  Foi então que os irmãos “Mac” encomendaram 6 máquinas para o Ray, o que deixou ele espantado com a quantidade de máquinas de sorvete que eles queriam comprar e ligou para eles para poder entender o porquê disso. Foi então que os irmãos resolveram mudar de ideia e encomendaram mais duas, totalizando assim 8 máquinas vendidas. É quando ele resolve viajar para o Sul da Califórnia, para conhecer esse restaurante que encomendou tantas máquinas dele e nesse ambiente ele se depara com um ambiente lucrativo e inicia uma parceria com os irmãos.

Dessa forma, o filme mostra pontos importantes acerca do capitalismo, como a importância da identidade visual da marca. No filme, os “arcos dourados” presentes na arquitetura das primeiras lanchonetes transformaram-se na logomarca das filiais do McDonald’s, que permanecem até hoje. Isto além de conservar-se, gera reconhecimento visual muito importante para as empresas multinacionais, o que permite que em qualquer idioma ou localidade haja o reconhecimento do produto pela marca engajando consequentemente um maior número de consumidores.

Outra coisa muito abordada no filme é a persistência, que é relatada como a chave para o sucesso se tornando assim para muitos uma história inspiradora. Contudo, associado a essa motivação, o filme mostra um lado obscuro a respeito do capitalismo, como traição, mentira e trapaça além da transformação das redes sociais, que antes estabeleciam interações mais humanas e se transformaram em formas de vender a mercadoria.

A respeito da ambientação do filme, ele se assemelha bastante com a época em que ele se propôs a retratar, e os diálogos são muito ricos. Ao longo do filme é possível perceber que a iluminação é predominantemente amarelada, destacando ainda mais a ambientação da época. O destaque para essa cor ainda mais, é importante para ressaltar as cores do McDonald’s, pois é sua cor símbolo, mostrando assim a importância da identidade visual da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com