TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Gestão de Pessoas

Por:   •  26/7/2022  •  Resenha  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO – UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

PERÍODO / TURNO: 4º / NOITE

DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS

PROF: LUCIANA BORGES

DATA: 23.06.2021

ALUNO: ELIAN FERNANDES DE SOUZA BEZERRA.

RESENHA CRÍTICA

Vídeo: empresas investem no bem estar dos funcionários e melhoram produção

Ao longo do processo da administração nota-se uma evolução muito grande a comparar aos períodos das revoluções industriais onde os trabalhadores não tinham direitos sobre seus chefes, e trabalhavam por não terem escolha. Locais totalmente insalubres que colocavam em risco a vida de todos que ali trabalhavam. Além disso, os trabalhadores dessas indústrias não tinham algum treinamento ou cuidado com as máquinas que manuseavam. Famílias inteiras trabalhavam, entre elas até crianças. Por isso havia muita morte nesses locais. Descanso não havia, essas pessoas trabalhavam em torno de 16 horas por dia.

Porém ao longo do tempo a relação, trabalhador e empregado mudou, muito disso se dá por conta de uma teoria da administração chamada, “escola das relações humanas” de Fayol, onde começou a se mostrar que em condições melhores os trabalhadores rendiam mais e assim as empresas e indústrias conseguiam obter mais lucros.

Mas para os dias atuais, isso ainda não é o suficiente, o trabalho não é só braçal, fazendo muito mais o trabalhador usar o raciocínio e o intelecto para entregar resultados às empresas. A criatividade é um fator muito importante, e para estimular isso, as empresas do século XXI devem investir no lazer do funcionário, fazer com que ele se sinta bem para conseguir pensar em coisas novas.

Um fator também importante é que os trabalhadores muitas vezes pela correria do dia-a-dia não têm tempo de cuidar de si, e fazer isso na própria empresa trás um ar de realização para o colaborador. É oque acontece na primeira empresa mostrada no vídeo, os colaboradores recebem atendimento de massagem e manicure no local de trabalho e notasse a felicidade ao estar fazendo isso.

Antigamente os colaboradores não tinham capacitação e a informação que têm hoje e empresas que mostram que cuidam dos empregados, que pagam benefícios além do salário, que fazem do ambiente um local animado, que ele se sinta em casa. Isso trás funcionários cada vez mais capacitados para a empresa, pois eles escolherão o melhor lugar para eles. Essa concorrência está fazendo as empresas se reinventarem e quem ganha é o funcionário que está mais bem preparado.

É perceptível que a Gestão de Pessoas está evoluindo, mas há muito mais a se fazer, pois ainda não temos esse tipo de empresa em muitos locais, principalmente aqui no Brasil. É importante que haja uma atenção especial a isso, que nas faculdades de Administração se fale mais dessas novas formas de organização para estimular novos empresários e empregados com essa visão de mercado diferenciada. Pois quanto mais for propagado esse tipo de mercado mais vai ser possível de notar em nossa localidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com